Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte.

Tenho o meu PC já faz um tempo considerável e recentemente de uns meses pra ca eu tenho sofrido um problema totalmente estranho, e eu percebo isso principalmente quando atualizo minha placa de vídeo. Basicamente o meu PC fica como se eu tivesse uma queda constante de FPS, inclusive para mexer no navegador. Dito isso, quando isso acontece só consigo resolver ao formatar (as vezes preciso mais de uma vez inclusive) ou ao restaurar o PC.

Minha suspeita é que seja um problema de BIOS que não está compatível com as atualizações de placa/processador que realizo ocasionalmente já que retornando versões volta ao normal.

Tenho essa configuração já fazem mais ou menos uns 3 anos, a placa de vídeo um pouco mais de 4 já que troquei recentemente outras peças (placa-mãe + processador)

Hoje minha configuração é a seguinte:

RX 6600 XT

Ryzen 5 5600X

B450 AORUS M (Versão da BIOS F63B)

16GB RAM

image.png.01096aea9e8c61c69921a70249f525bb.png

Como, inclusive utilizo até o win 11 fico em dúvida se talvez esteja rolando alguma incompatibilidade já que tenho essa BIOS a um tempo considerável. 

Aguardo qualquer ajuda, se devo atualizar, e pra qual versão (até a mais recente?)

Enfim, abs. Obrigado, estarei aqui para eventuais dúvidas.

• Membro VIP
Postado

@MShelby Boa noite.

Não recomendo atualizar BIOS de placas mãe Gigabyte/Aorus, em especial esse modelo que você tem. Na verdade eu não recomendo nem comprar dessa marca... mas já que você já tem ...

Eu tive duas placas desse exato modelo seu, a primeira atualizei a BIOS e deu problema, a segunda que me mandaram na garantia, eu atualizei a BIOS e deu problema de novo, até que comprei de outra marca.

Se você consegue resolver o problema formatando, então não é a BIOS o problema, deve ser algum software ou drive que você instalou que é a causa do problema.

Drivers de vídeo (principalmente da AMD) não são para ficar atualizando constantemente, porque digamos que a AMD não é a melhor em fazer drivers... então se tu achou uma versão de driver estável, fique nela até não poder mais.

Eu sugeriria algumas alternativas antes de tentar atualizar a BIOS, que claro, deve ser o último caso lidando com esse modelo ai. 

1 - Formate o computador e observe quando o problema começa a acontecer. Dá pra acompanhar as instalações de atualização pelo histórico de atualizações do Windows.

2 - Tente um driver de vídeo mais antigo. Quando for remover o driver para instalar o outro, utilize o DDU: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

3 - Antes de instalar seus programas todos de uma vez quando formatar o PC, instale um por um e veja se algum deles provoca o problema.

Caso nada resolva mesmo, ai poderia se considerar a atualização de BIOS para a versão mais recente (Observe que no caso da Gigabyte eles recomendam instalar algumas versões previas antes da mais recente, consulte sempre o manual), apesar de que acho que isso mais pode causar problema do que resolver. 

Boa sorte.

Postado

@Simuroc Opa, boa noite. Então, o problema é que as vezes nem formatando o computador resolve. Inclusive, quando eu faço isso literalmente a única coisa que costumo baixar no computador é jogos da riot, e pacote office (original) + chrome, spotify etc.

• Membro VIP
Postado

@MShelby Boa noite.

Teste as soluções alternativas que comentei, como tentar uma versão mais antiga do driver de vídeo.

Talvez até instalar o Windows 10 pra verificar se não é algum conflito de drivers.

Outra dúvida, você instalou o driver do Chipset do processador ?

• mês depois...
Postado

@Simuroc Boa noiteee!! 

Simm, já atualizei o driver do chipset. Inclusive, nessas ultimas semana simplesmente não tive problema e de ontem pra hoje retornou intensamente sem qualquer mudança de driver, atualização ou download. porém, reparei olhando no Ryzen Master que a temperatura do processador estava chegando facilmente em 90-95 °C (tendo como máximo 95) e nesses casos que ela subia bastante o problema era mais frequente.

• Membro VIP
Postado

@MShelby Boa noite.

Essa temperatura do processador está bem alta. Monitore a temperatura usando o HWinfo64, e verifique se o problema ocorre só quando ele esquenta muito.

Caso sim, recomento trocar a refrigeração do processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...