Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, senhores, tudo tranquilo?
Minha esposa esqueceu a janela do quarto do meu filho aberta e uma chuva andou molhando o PC do cara... No dia, usamos um secador de cabelos na potência baixa e secamos tudo onde verificamos água. O PC funcionou, e ok. Ele desligou na sexta após testarmos e só voltou a ligar ontem a noite, mas aí o PC deu tela azul e já não deu mais sinal de vida.
Ainda vou testar a fonte, que é onde acredito que teve mais infiltração de água, mas já prevendo o caos, poderiam me recomendar uma lista de substituição de peças para as existentes?
O PC dele é fraquinho, porque ele tem já faz anos, mas dava conta do que ele gostava de jogar, depois do trabalho (sim, ele trampa, mas eu vou arcar com os gastos, mas como acabei de ter uma filha, pretendo gastar o mínimo possível).

Acredito que fornecendo um desempenho semelhante ou um  pouco superior, já quebra um galho.

Configuração atual:
Fonte: não lembro o modelo, mas é uma Corsair de 550w, se não estou enganado (vou pegar a fonte primeiro, para já testar, se não for a fonte, já fica para um upgrade)
Processador: I5 de 4a geração
placa-mãe: não recordo, mas é uma placa de baixo custo
Gabinete: provavelmente precisará trocar, porque o gabinete dele é uma vergonha e não cabe nada ali dentro

O que não pretendo trocar, porque acredito (e torço para que não tenha dado problema, visto que não caiu água diretamente em cima):
Memórias: 12gb DDR4 (acredito que não precisará trocar - torço por isso)
VGA: antiga GTX 1060 guerreira
SSD: 240gb
HD: 1TB
Monitores (usa 2)

Teclado e mouse

A ideia é gastar, se possível, até uns R$ 1500,00.

Postado

O problema é comprar peças novas sem antes saber o que foi danificado (e se foi) e o que não foi.

É fácil recomendar fonte, processador, placa-mãe, memórias e gabinete. Mas e se essas peças estiverem boas?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RTRibas disse:

Ele desligou na sexta após testarmos e só voltou a ligar ontem a noite, mas aí o PC deu tela azul e já não deu mais sinal de vida.

Chegou a tirar uma foto da tela ou ao menos copiar o código por ela fornecido?

E como foi, ele ligou deu tela azul e simplesmente morreu ou há mais nessa história?

Memórias: 12gb DDR4

Tens certeza que não são DDR3? Processadores mais antigos, como o que citou, utilizam somente ela.

Pelo que descreveu pode ser que menos peças tenham sido danificadas, se a máquina ligou (mesmo dando tela azul) após as tentativas de secá-la é menos provável que ela seja uma das causadoras do problema.

Tente nos achar o modelo desse processador para vermos se têm ou não vídeo integrado, aí podemos também descartar a VGA como uma das possíveis culpadas.

Por acaso teria algum conhecido disposto a lhe emprestar peças para testar na sua máquina?

Gabinete: provavelmente precisará trocar, porque o gabinete dele é uma vergonha e não cabe nada ali dentro

Se os cabos e os espaçadores dele estiverem bem sequinhos acredito que o único futuro problema possa ser algum eventual foco de mofo, mas um pouco de ar passando dentro dele já deve ser suficiente.

Chuto que deve ser do tipo que usa a fonte na parte superior dele, estou certo?

Já que a ideia é trabalhar com um orçamento apertado melhor tentar mantê-lo para poder gastar mais livremente no restante das peças.

Acha que ele ficou molhado e deu problema?

Acho difícil, já que o cooler dele deveria bloquear a maior parte do contato dele com 'o mundo', mas tudo é possível.

• Curtir 1
Postado

acredito que memória seja DDR3 1600mhz, ja que eh a memória suportada nessa plataforma 

gabinete acho que esse possa ser uma opcao em conta

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28205/gabinete-gamer-ninja-air-x-mid-tower-vidro-temperado-white-sem-fonte-com-4-fans

trocar a plataforma, acho que um r5 5500 encontra em bom preco dentro do orçamento

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Ryzen-5-5500-a520m-DDR4-8gb-DDR4

fonte nova 

https://www.pichau.com.br/fonte-mancer-thunder-400w-bronze-80-plus-mcr-thr400-bl01?srsltid=AfmBOoreC_55KxH25l3wxVFzy4eGCptkBnHn7hykcPmPDw-WR3_A1qdOnh4

ou

https://www.pichau.com.br/fonte-galax-omega-gl500s-500w-80-plus-bronze-preto-pgo50botnatb0

isso levando em consideracao que a placa de Vídeo não esta danificada

Postado
2 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

trocar a plataforma, acho que um r5 5500 encontra em bom preco dentro do orçamento

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Ryzen-5-5500-a520m-DDR4-8gb-DDR4

Péssimo Kit. placa-mãe ruim e o preço de R$ 1.289,14 não está bom.
Kits nunca compensam, pois não passam de uma estratégia que as lojas usam para se livrarem de Placas Mãe ruins.

O mesmo processador custa R$ 638,01 na Gigantec LINK
MSI B450M PRO-VDH MAX, Placa de respeito, está custando  R$ 506,61 LINK
Um pente de memória custa R$ 145,99 LINK

Total 1.290,61
Mesmo preço do Kit Malandro e com placa-mãe decente e memória de marca confiável. 

@RTRibas

Seguindo o raciocínio acima, é importante que tenha 2 Pentes de Memória para melhor desempenho devido ao Dual Channel.
O processador que recomendamos, o Ryzen 5 5500, não funciona sem Placa de Vídeo. É fundamental saber se sua GTX 1060 está ou não funcionando antes de comprá-lo.

Existem alguns processadores com Vídeo Integrado, que funcionam também sem Placa de Vídeo, possuindo um vídeo excelente até mesmo para se rodar games, como por exemplo o Ryzen 5 4600G, que está com preço de 699 reais LINK
Esse processador é inferior em processamento ao Ryzen 5 5500, por isso damos preferência ao Ryzen 5 5500 para quem possui Placa de Vídeo. Mas o 4600G também é um produto muito bom.

Existe também o Ryzen 5 5600GT, que é o mesmo caso do Ryzen 5 4600G, possuindo vídeo suficientemente bom para se rodar jogos sem Placa de Vídeo. Pesquise por seu preço também, pois há dias com promoções em que seu preço é 750 reais.

Tanto Ryzen 5 5500 quanto Ryzen 5 5600GT e Ryzen 5 4600G podem ser utilizados com a placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX indicada acima.
E se quiser cortar mais custos, é possível também, pegando a placa-mãe Pichau Danuri B550M-PX, que está custando 399 reais LINK

Agora pelo lado da Intel:

i5-12400F, custando 674 reais LINK
Esse processador não funciona sem Placa de Vídeo. Seu preço é excelente, assim como ele próprio. Seu desempenho é equivalente aos Ryzen 5 5600 e Ryzen 5 5600x, que também não funcionam sem Placa de Vídeo, porém custam mais caro.

placa-mãe,  ASRock B660M Phantom Gaming 4, custando 599 reais LINK

A memória pode pegar a opção acima, que foi recomendada com as peças da AMD. Sempre pegue 2 pentes.

Mas falando novamente, não adianta comprar peças sem saber o que está e o que não está funcionando do PC que tomou chuva.

Postado

@RonaldoXbox

Citação

Chegou a tirar uma foto da tela ou ao menos copiar o código por ela fornecido?

E como foi, ele ligou deu tela azul e simplesmente morreu ou há mais nessa história?

Infelizmente, ele não tirou foto nem anotou código, PORÉM, me informou que ligou o PC, começou a jogar um pouco e aí veio o problema: tela azul e o PC desligou. Tentou ligar novamente, mas o PC não liga, ele TENTA LIGAR e fica nesse loop infinito, que pela descrição me parece ser semelhante ao problema de quando você está com superaquecimento, sem o cooler funcionar normalmente.

Citação

Tens certeza que não são DDR3? Processadores mais antigos, como o que citou, utilizam somente ela.

Tem toda razão, perdão, são DDR3 mesmo!

Citação

Pelo que descreveu pode ser que menos peças tenham sido danificadas, se a máquina ligou (mesmo dando tela azul) após as tentativas de secá-la é menos provável que ela seja uma das causadoras do problema.

Eu acredito que pode ser a fonte, justamente por ela ficar na parte superior do gabinete e tomou um tanto de chuva... Talvez não esteja funcionando corretamente e não esteja entregando a energia necessária para o resto do conjunto!

Citação

Acha que ele ficou molhado e deu problema?

Acho difícil, já que o cooler dele deveria bloquear a maior parte do contato dele com 'o mundo', mas tudo é possível.

Na inspeção que fiz lá no momento que detectamos que tinha molhado, não parecia que a água atingiu o processador... Ela pegou a parte traseira do gabinete, molhando um pouco a fonte e alguns dos contatos traseiros, respingando bem de leve na VGA tb (mas bem de leve isso, aí ela foi seca).

@Crixus Champion

Citação

Mas falando novamente, não adianta comprar peças sem saber o que está e o que não está funcionando do PC que tomou chuva.

Exato!
Estou pensando seriamente em comprar agora, apenas uma fonte nova, que já será útil caso tenha que comprar outro kit de MB + processador, uma vez que não tenho como avaliar o quanto essa fonte foi comprometida.
Aí comprando uma fonte nova e testando, daria para partir para um kit novo ou não.

Postado

@RTRibas se possível, após a troca da fonte vai ligando e acrescentando os componentes aos poucos, liga primeiro só com placa-mãe e processador, depois placa-mãe, processador e placa de Vídeo, depois adiciona a memória, e por último SSD, com isso já vai validando se tem outra peça comprometida

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Tente nos achar o modelo desse processador para vermos se têm ou não vídeo integrado, aí podemos também descartar a VGA como uma das possíveis culpadas.

Tirei a dúvida, esse processador foi meu, muito tempo atrás!
É um i5 4570!
Se não estou enganado, esse processador tem VGA integrada.
Vou fazer o seguinte, chegando em casa hj, vou inspecionar novamente em busca de umidade.
Aí vou tirar os pentes de memória e limpar.
O meu PC atual, um mês atrás, quase me matou do coração quando do nada perdeu vídeo e achei que era minha 3070 indo pro espaço, mas fui ver e era um dos pentes de memória (um Fury), indo pro além.
Substituí e deu tudo certo.
Às vezes, pode ser a mesma jaca na máquina do guri, ao limpar tudo vai que algo saiu do lugar ali nas memórias e deu problema, né... Vou tentar fazer isso.
Aí tento testar sem a VGA tb, com o vídeo integrado (que se não me engano, o 4570 tem).
A dúvida é: a fonte, caso esteja capenga, se eu ficar tentando ligar ele, pode zicar algo mais? Vale o risco, será?

Postado

Pois bem, testamos ontem o PC.
A MB possui dois slots de memória, ao ligar com os dois slots preenchidos, o PC liga por alguns segundos, o cooler do CPU gira, mas em questão de 3s depois, desliga novamente e fica tentando religar, num loop eterno.
Se tirar um dos pentes de memória, o do primeiro slot, mais perto do CPU, ele liga, mas não dá tela...
Testei a VGA em outro PC, e deu tela normalmente.
Pode ser realmente o CPU.
Detalhe, começo a desconfiar que o problema nem foi tanto a água, porque o PC não molhou muito: respingou água na fonte, mas deixei secar no dia, e na VGA, que tb sequei e está aparentemente funcionando sem problemas, porém ao desmontar o PC do guri ontem, a quantidade de poeira que existia no cooler (cooler padrão, normal do intel), era absurda... Aliado ao tempo que ele não faz manutenção e não troca a pasta térmica, começo a pensar que talvez o problema tenha sido gerado por superaquecimento, já que no domingo ele ligou o PC normalmente chegou a começar a jogar, antes do PC morrer.
Faz sentido?

P.s.: Não testamos só com o Vídeo onboard porque os monitores não tem a entrada no padrão antigo da VGA onboard, mas vou providenciar meios para isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...