Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma rx580 e depois de jogar algumas horas as fans param de funcionar não importa que tipo de programa ou driver eu use não funciona! eu até atualizei a BIOS da GPU mas de nada adiantou, estou querendo saber se tem algum problema se eu conectar as fans da GPU na própria placa-mãe, eu não me importo se vai fazer barulho e eu não conseguir controlar as fans porque sem isso a GPU fica inutilizável. 

Poderiam me ajudar novamente magos do hardware?

Postado

Tirando o ruído não tem problema, inclusive pode ligar direto na fonte.

Mas ligue num conector SYS_FAN (CPU_FAN) e vá ajustando o % de rotação até achar um valor que resfrie bem a GPU em uso.

Caso a fans tenham pifado, pode usar (bons) fans comuns - vide os "Deshroud Mod". 

gpu-deshroud-update-v0-019sun9yybjc1.jpg

Postado

@1lokos no caso esse conector SYS_FAN são os conectores 4 pinos da placa-mãe? e se são tenho que conectar os dois individualmente em duas entradas 4 pinos ou conecto as 2 no mesmo 4 pinos como já esta na gpu?

no caso essa de 4 pinos bem na ponta.

D_NQ_NP_693353-MLB50022597850_052022-O.webp.5020b9dce8f6406296b9c21d91f5f05b.webp

Postado

Pode conectar até 4 fans por conector PWM (SYS_FAN, CHA_FAN) da placa-mãe, usando cabo "Y", "splitter".

O problema é que o conector nesse cabo das fans da GPU é pequeno, pode ser com espaçamento menor que o do conector PWM da placa-mãe, que se não me engano é 2.5mm, então não vai encaixar.

Postado

@1lokos então eu tenho que comprar um cabo que converta essa conexão de 2.5mm pra 4 pinos? se sim você o nome técnico.

exemplo: conversor cabo P10 para P2

exemplo: conversor ????? para SYS_FAN

shopping.webp.341abbc1de155391ef6b1374a21e19e6.webp

Postado

Não conheço cabo adaptador para estes dois conectores.

Note que é  o conector PWM na placa-mãe (e de fan com conector PWM) que tem 2.5mm de distancia entre os pinos.

O conector dos fans da GPU parece ser "conector JST", que tem formato diferente.

Conector JST tem de vários tamanhos, com distancia entre os pinos variando de 1.0mm (SH) a 3.96mm (VH).

Então experimente - sem forçar a barra; se o conector dos fans da GPU encaixa no PWM da placa-mãe.

ATENCÃO - Tenha certeza da ordem dos pinos, pois as guias "foolproof" dos conectores não vão se alinhar, e se inverter... 💥🔥💨 

images?q=tbn:ANd9GcTEGOYd5mfYy7spwAlxJOj

Por exemplo, outro dia conectei o conector JST de 2 pinos de um fan Akasa - que era de servidor IBM; num conector PWM de placa-mãe que tem 4 pinos. Embora fisicamente diferentes os dois conectores tem o mesmo espaçamento (2.5mm) entre os pinos), então foi "plug-n-play". 😉 

Se o conector JST não encaixar no PWM, uma alternativa:

Arrume um conector PWM fêmea, o mais fácil e barato é comprar um cabo splitter PWM e cortar a ponta fêmea  do cabo deixando uns 5 cm de fios no conector.

Remova a ponta do conector JST do cabo das fans, coloque tubo termo-retrátil nos fios, faça a emenda dos fios com solda,* aqueça o termo-retrátil para isolar.

* Se não tiver solda faça a emenda "forma segura", também usando termo-retrátil, o que além de isolar reforça a conexão.

Eu nem perderia tempo com este fans da GPU - que são bem "ChingLing"; arrumava logo dois fans PWM com bom CFM e pressão e fazia o "Deshroud Mod". 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...