Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada, atualmente estou tendo uns problemas de desempenho por conta do meu processador não estar suportando  a minha nova GPU, estou pensando em vender meu kit atual (placa-mãe+CPU+RAM+Cooler) e fazer um upgrade para a AM5, mas ainda não sei se vale a pena ($$$). Então queria ajuda para saber quais seriam as melhores opções tanto para ir para AM5 e caso tenha, para continuar no AM4.

Segue config. atual -

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Ryzen 5 5600

DeepCool Gammaxx 400 V2

ASRock RX 7900 XT Phantom Gaming White

4x8GB Zadak Spark 3200mhz (que estão com problema e não passam de 2666mhz)

XPG Core Reactor 850w 80Plus Gold

Não tenho um orçamento certo ainda por estar "estudando opções" ainda. Mas seria algo por volta de 5 a 7 mil reais indo pra AM5 e uns 2 pra 3 mil pra continuar AM4.

A respeito de AM5, a única coisa que consegui me decidir mesmo foi na placa-mãe, que foi a B650M-Plus por eu já estar familiarizado com a placa.

• Pedroou alterou o título para Conjunto novo ou upgrade AM4 para usar com a Radeon RX 7900XT
Postado

Bom dia!

Ao meu ver o upgrade que mais compensa no momento para sua situação seria para um novo processador AM4, já possui as memórias e placa-mãe ótima e acredito que será suficiente para seu uso.

R7 5700X3D - R$ 1.400

Não sei quanto está o frete da Pichau para sua região, então me avise se está muito alto que busco em outras lojas.

Ele troca socos com o R5 7600 (AM5) e em alguns casos perde, noutros ganha, mas para games ele é atualmente um dos melhores já que porta a tecnologia 3D VCache.

Sua atual máquina já é incrível, ao meu ver essa única troca seria a que compensa, no mais estaria rasgando dinheiro ou se juntando ao grupo de "PCistas".

36 minutos atrás, Italo P. disse:

4x8GB Zadak Spark 3200mhz (que estão com problema e não passam de 2666mhz)

Estão assim porquê CPUs Ryzen não se comportam muito bem com 4 módulos de memória com 'altas' frequências (o número anunciado na caixa), então acaba ficando restrito ao padrão JDEC que é 2666MT/s.

Na prática não deve fazer tanta diferença, mas se te incomodar tanto ponha elas a venda e compre 2X16GB, afinal cabe com enorme folga em seu orçamento.

• Curtir 2
Postado

@RonaldoXbox

Eu tava pensando nisso mesmo, mas falei sobre o AM5 para evitar futura dor de cabeça, mas se o 5700X3D me atender tá ótimo, meu problema tá sendo os gargalos que o meu coitado do 5600 tá dando na GPU kkkkk.

Com o 5700X3D me atendendo está ótimo, sabe algum Cooler ou WC bom para ele? Acredito que meu Gammax V2 me atenderia, mas eu queria um Cooler Tower ou WC mais... "moderno" (o gammax é feio que dói... 🥲)

E sobre a memória RAM, vou ver de fazer isso mesmo, trocar para 2x16GB

Postado

para essa maquina o ideal era partir para AM5 com R7 7800X3D, 

que é hoje dos melhores processadores paga games, porém o custo é alto

entre memória, processador e placa-mãe não sai menos de 5K, pode economizar uns 1500 pegando um R5 7600, que tem o mesmo ganho do R7 5700X3D, que deve custar uns R$ 1.400,00, porém pegando o 7600 futuramente pode pegar ate o R7 7800X3D

• Curtir 1
Postado

O simples Thermalright Assassin X 120 já será suficiente para manter o 5700X3D na faixa dos 70ºC em jogos. Ele é quase que equivalente ao modelo de aircooler mais recomendado por aqui, o DeepCool AG400, mas infelizmente este mesmo está relativamente mais caro que o competidor, por isso a sugestão diferente.

Não consigo me lembrar se irá mexer com aplicações que demandam uso mais intenso do processador, mas se este for o caso podes optar pelo AG620 ou até o Scythe Fuma 3, ambos serão mais que suficientes para um processador deste porte, e vai até facilitar futuros upgrades.

Poderia até optar por um sistema de refrigeração líquida, mas só se fosse atrativo para você (em questão de estética), porquê na prática um bom air cooler já dará conta de grande parte dos processadores modernos, terá custo de manutenção quase que inexistente (no pior dos casos terá de trocar a ventoinha após uns 6-7 anos de uso pesado) e no geral trará menos dores de cabeça ao longo prazo.

E já ia me esquecer, para amenizar a facada financeira que serão essas compras, ponha a venda todas as peças que pretende trocar (no seu caso seria CPU + aircooler + RAM caso opte por esse caminho)

@Thiago Atanazio Mas se ele já possui uma boa base em DDR4, uma máquina ótima porquê ele gastaria tanta grana na troca de plataforma?

Na prática o ganho dificilmente compensará o alto investimento, acho improvável AM4 não suprir as demandas do colega e a combinação que ele fará será suficiente por no mínimo uns 5 anos ou mais, a depender da exigência dele talvez mais tempo ainda.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox apenas questão de longevidade, o 5700X3D pode atender agora, mas já é o desempenho de entrada da nova geração, fica sem folga para daqui 2 anos fazer novas melhorias, visto que é um usuário exigente e um 5600 já não atende

Eu tendo essa necessidade dele, comprava uma rx 6600m do aliexpress por mil reais e passava a máquina para frente, mantinha a 4070

@RonaldoXbox

na logica não faz sentido, 

o ganho de fps do 5700X3D para o 7800X3D com a placa de Vídeo dele eh uma media de 50% a mais

o 7800X3D deveria custar então R$ 2100 para ser proporcional o ganho em relação ao gasto,

mas tem de pensar que sao 50% a mais de fps, eh muita coisa, pega pela emoca

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

@RonaldoXbox @Thiago Atanazio

Levando em consideração a opinião de ambos, montei esses dois "kit upgrade":

AM4:

Ryzen 7 5700X3D - R$1.400,00

2x16GB 3200Mhz - +/- R$580,00

Cooler (AG620 ou Scythe Fuma 3) - R$350,00

Total - R$2.330,00

AM5:

ASUS TUF Gaming B650M-Plus - R$1.700,00

Ryzen 5 7600/Ryzen 7 7800X3D - R$1.450,00 / R$2.900,00

2x16GB 6000Mhz - R$700,00

Cooler (AG620 ou Scythe Fuma 3) - R$350,00

Total - R$4.200,00 / R$5.650,00

Acredito que ambos os upgrades parecem ser bons, se eu vender meu kit eu acredito que consigo uns R$2.000,00. o que ajudaria bastante para ir pro AM5 também. Qualquer outra sugestão podem mandar aqui, ainda vou estudar um pouco mais as opções

Postado

@Thiago Atanazio Sim, tive noção disso pela conversa, eu iria com o R5 7600 como "step" pro AM5 caso fique caro pegar o 7800X3D.

Esses 2 coolers dão conta do 7800X3D? ou seria melhor apostar num WC? eu sinceramente prefiro evitar o uso de WC, mas se for o mais recomendado.. fazer o que

Postado

@Italo P. Interessante, um upgrade de processador com certeza é bem vindo e certamente vai aumentar sua taxa de quadros com certeza, pois uma 7900 XT pode entregar muito. É realmente mais interessante usar 2 módulos de memória ao invés de 4, e além do 5700x3d acredito que só valha a pena mudar para am5. Agora uma curiosidade, em que resolução você pretende jogar com a sua 7900 XT? Ao subir a resolução o gargalo tende a diminuir, então um salto de um monitor FHD para um monitor QHD ou de um monitor QHD para um monitor 4K podem ajudar a extrair mais da sua placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Slakzor disse:

@Italo P. Interessante, um upgrade de processador com certeza é bem vindo e certamente vai aumentar sua taxa de quadros com certeza, pois uma 7900 XT pode entregar muito. É realmente mais interessante usar 2 módulos de memória ao invés de 4, e além do 5700x3d acredito que só valha a pena mudar para am5. Agora uma curiosidade, em que resolução você pretende jogar com a sua 7900 XT? Ao subir a resolução o gargalo tende a diminuir, então um salto de um FHD para QHD ou de QHD para 4K podem ajudar a extrair mais da sua placa de vídeo.

Opa, valeu pela resposta!
Atualmente uso um Dell S2721DGF que é um monitor plano de 27" QuadHD, então estou jogando em 1440p, e pretendo mudar meu monitor por um UltraWide de 34" QuadHD então jogaria em QuadHD mesmo.

Na verdade as vezes eu jogo na minha TV também, uma Samsung Q80C que é 4K60fps, mas jogo pouco nela.

• Curtir 1
Postado

@Italo P. Fui leviano na pergunta, não reparei na descrição do seu perfil, ambos os displays já estavam lá kkkk. Enfim, ao meu ver, se quer reduzir os possíveis gargalos que terá, o ideal é trocar o 5600 mesmo, um 5700x3d já vai ser bom para a maioria dos casos, assim como um 7600, mas se quiser ter uma gordura a mais para alguns jogos mal otimizados ou que usam mais threads como o TLOU, o 7700 ou 7800x3d podem ser melhores opções, já que possuem núcleos e threads a mais se comparados ao 7600, se couber no seu orçamento acho até melhores opções e deixam o setup mais equilibrado.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Italo P. disse:

Ryzen 7 5700X3D - R$1.400,00

Em promoções encontra na casa dos R$ 1.200 - 1.000, basta esperar que vai encontrar neste preço.

2x16GB 3200Mhz - +/- R$580,00

De vez em quando kits de memórias chinesas têm saído na casa dos R$ 300 com esses mesmos timings, no mercado interno XPG D35 16GB se encontra em um ótimo preço no momento (só não esqueça de comprar duas).

O Fuma 3 já saiu algumas vezes por R$ ~280, mas não contaria com este preço, mesmo se aplica para o AG620.

ASUS TUF Gaming B650M-Plus - R$1.700,00

Só falta sacarem uma arma para completar o assalto, não compre agora, ela vale no máximo R$ 1.500 e olhe lá.

Abaixo opções com preços sensatos.

ASUS TUF B650M-E - R$ 1.030

ASRock B650M HDV/M.2 - R$ 900

Variante da B650M-E com Wi-Fi e BT (caso esses recursos lhe sejam necessários)

Adaptador Wi-Fi da HDV/M.2

Ryzen 5 7600/Ryzen 7 7800X3D - R$1.450,00 / R$2.900,00

Deseja rodar FPS competitivamente?

Possui um monitor de quais especificações?

O 7800X3D só fará sentido se realmente precisar do poderio de fogo dele, senão é mais grana ainda sendo rasgada.

O R5 7600 custa na casa dos R$ 1.300 - 1.200 em promoções, caso não precise do gráfico integrado dele (só deve ser usado para troubleshooting, já que é muito fraquinho) importar um R5 7500F pelos R$ 1.000 para menos também é uma opção.

Na prática os dois últimos equivalem ao 5700X3D tirando quesitos de games FPS e produtividade.

2x16GB 6000Mhz - R$700,00

Poderia até tentar no mercado chinês, mas eu não contaria com a sorte em produtos tão caros, melhor se contentar com o que está sendo oferecido aqui.

Lexar 32GB (2x16GB) 6000MT/s C30 - R$ 955

De vez em quando encontra módulos de outras marcas, então é bom manter a mente aberta.

Ainda apoio a compra do 5700X3D, acho bem difícil que ele não vá te suprir visto que é um incrível processador, além de te custar muito menos.

38 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

so lembrando que ambos, R5 7600 como R7 5700X3D vão continuar com gargalo na placa de Vídeo

Se ele aumentar a qualidade gráfica o gargalo será inexistente, e além do mais gargalo você só vê quando liga o overlay do Afterburner, é um baita placebo.

Ele sempre existirá, não importa a configuração, mas só é um empecilho caso pense em meter algum FX de 20 anos atrás com uma RTX 4090.

23 minutos atrás, Italo P. disse:

pretendo mudar meu monitor por um UltraWide de 34" QuadHD então jogaria em QuadHD mesmo.

Que bom que possui a 7900 XT, placa monstra demais.

UWQHD vai exigir em média 50% mais processamento gráfico que 1440p comum, então já se prepare para uma queda de desempenho nos jogos, mas pelo menos terá uma telona. 😎

Ah, e fica como curiosidade, nos monitores existe uma coisinha chamada densidade de píxeis, basicamente é a quantidade de píxeis por polegada demonstrada na sua tela. Quanto maior este número mais nítida será essa imagem, então veja que um monitor 32" 1440p comum terá a mesma densidade de pixel que um 1080p 24", ou seja, a imagem será a mesma em questão de "bonitez", mas será um pouco maior.

Para calcular este número, PPI Calculator .

@Slakzor Não sei se a diferença no preço compensa pelo ganho, para resoluções mais altas o processador impacta menos e menos no desempenho final, eu pelo menos acho o 5700X3D/7600 a melhor escolha caso não queira gastar quase 3K somente no processador.

• Curtir 2
Postado

@RonaldoXbox

Acredito que a troca para AM5 possa valer a pena já que consigo "cortar o custo" na metade vendendo o meu kit atual (pensando no R5 7600 para um futuro upgrade quando o 7800X3D não custar uma placa de Vídeo), mas vou pensar bem ainda em como prosseguir.

Eu quero rodar jogos competitivos no refresh rate da minha tela, não ligo de rodar a 300-400+ fps, rodando no 165 (uns 200 pra uma folga) da minha tela ta ótimo. E jogos single ou não competitivos com os gráficos no máximo a pelo menos 60 (que a 7900XT tem que conseguir pelo preço que paguei kkkkkkk).

Eu acredito que esse up pra AM5 deva valer a pena, mas ainda vai ser alguns meses pra eu bater o martelo e trocar a config.

• Obrigado 1
Postado

Rapaziada, dando uma revivida aqui no post...

@RonaldoXbox @Thiago Atanazio

Dei uma olhada aqui, e vi o Ryzen 7 7000 também, por R$2.000,00

Dá uma diferença de cerca de R$500,00~R$600,00 pro R5 7600, queria saber o que vocês acham, é uma diferença justa? De preço e desempenho. Se for, acredito que vale mais a pena pegar ele, e se pegar ele, eu nem pegaria o 7800X3D

Postado
26 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

eu gosto de ver esses comparativos no youtube, que veh na pratica o  resultado, em termos de jogos, o 7600 para 7700 não tem tanto ganho

Verdade, a pouca diferença em desempenho em jogos (meu foco) não justifica os 500-600 a mais que gastaria, provavelmente vai ser o 7600 mesmo. E esse vídeo me convenceu a pegar o 7800X3D mais pra frente também kkkk é uma diferença maior.

Valeu meu amigo!

Postado
21 minutos atrás, Italo P. disse:

provavelmente vai ser o 7600 mesmo. E esse vídeo me convenceu a pegar o 7800X3D mais pra frente também kkkk é uma diferença maior.

Verdade, mas não sei se realmente compensaria tanto o Up do 7600 para o 7800X3D, lembrando que o segundo custa seus quase R$ 3.000 e na prática não traz muito desempenho adicional.

Mais recente teste do TechPowerUp

Dê uma olhada nos gráficos dos jogos que pretende rodar e procure o 7600X (equivalente ao 7600 em desempenho, só que custa, esquenta e consome mais) e 7800X3D, verá que a diferença não é lá muito palpável, mesmo em games do gênero FPS.

Isso se dá ao fato de que quanto mais alta a resolução menor será a diferença entre os processadores, porquê a placa de vídeo acaba se tornando o gargalo.

Essa também é a razão pela qual, quem entende de benchmark de CPU, realiza testes em resoluções em 720p e 1080p com placas flagship (topo de linha).

Aí se nota alguma diferença, mas realisticamente poucos vão comprar um 7800X3D e uma RTX 4090 para jogar em 720p, não é?

Em um um jogo ou outro (FPS incluídos) há uma diferença maior, mas não consigo ver como uma compra tão boa quando estará pagando o dobro por um pífio ganho.

Ao meu ver você compra um ou outro, e pelo que deseja o R5 7600 será mais que suficiente por um bom tempo.

Enfim, abaixo alguns outros testes.

Postado

@RonaldoXbox Realmente, o 7600X acredito que vá me atender muito bem, creio que vou com ele...

Montei essa config pra upgrade (valores à prazo):

Gigabyte B650 GAMING WIFI mATX - R$1.056,81

AMD Ryzen 5 7600X - R$1.579,20

Deepcool AG620 BK - R$434,00

2xKingston Fury Beast 16GB 6000Mhz - R$1.111,08

Total - R$4.181,09

Devo conseguir abaixar um pouco ainda o valor com promoções ou escolhendo algumas outras peças (ainda quero pegar a B650 da ASUS Tuf, mas é R$600 a mais)

• Curtir 1
Postado

A versão com X não compensa muito, a versão sem ele possui um custo/benefício melhor.

Abaixo algumas alterações que proponho:

R5 7600 - Opção 1  Opção 2  Opção 3  Opção 4 (verifique o frete para sua região e escolha o mais barato, são todos de lojistas confiáveis)

R$ ~1.500

ASRock B650M HDV/M.2 - R$ 1.060 (precisa comprar o módulo Wi-Fi à parte é não possui conectores internos de ARGB ou RGB)

Memória que escolhestes R$ 1.111,08

DeepCool AG620 - R$ 420

Ou

Scythe Fuma 3 - R$ 410

Deu quase R$ 4.100 sem quaisquer frete.

Com promoções consegue baixar uns R$ 200 - 300, talvez mais caso seja sortudo.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

A versão com X não compensa muito, a versão sem ele possui um custo/benefício melhor.

Abaixo algumas alterações que proponho:

R5 7600 - Opção 1  Opção 2  Opção 3  Opção 4 (verifique o frete para sua região e escolha o mais barato, são todos de lojistas confiáveis)

R$ ~1.500

ASRock B650M HDV/M.2 - R$ 1.060 (precisa comprar o módulo Wi-Fi à parte é não possui conectores internos de ARGB ou RGB)

Memória que escolhestes R$ 1.111,08

DeepCool AG620 - R$ 420

Ou

Scythe Fuma 3 - R$ 410

Deu quase R$ 4.100 sem quaisquer frete.

Com promoções consegue baixar uns R$ 200 - 300, talvez mais caso seja sortudo.

Então, eu não ligo tanto por ARGB, mas como eu ganhei algumas fans que são ARGB eu gostaria de ter uma placa-mãe que tivesse os conectores, Wi-Fi eu não ligo, não uso mesmo.

Já que não tem tanta diferença do 7600 por X vou com o 7600 mesmo então.

Ainda a respeito de placa-mãe, uma AM5 ATX deve sair bem cara né? É puramente por estética, pois pretendo comprar um gabinete maior e eu acho q uma mATX não fica tão legal. Mas se acabar sendo muito caro eu desisto mesmo

Postado

Rapaziada, revivendo mais uma vez...

@Thiago Atanazio @RonaldoXbox

O R5 7600X está com uma diferença de R$140,00 agora na Kabum, por essa diferença vocês diriam que vale a pena? pela diferença em consumo e temperatura?

Ryzen 5 7600 - R$1.448,99

Ryzen 5 7600X - R$1.590,90

Não é pra comprar agora, mas como chegou nesse valor, acredito que chegue outra vez também...

• Curtir 1
Postado

@Italo P. Esse 7600x está muito caro, pois com frequência aparecia por 1450 e já chegou a ser vendido por 1300, os ganhos de desempenho se comparados ao 7600 convencional são ínfimos (menos de 5% em jogos), então mesmo no seu caso onde você já tem um AC e que não precisa comprar outro para o 7600x, acredito que a diferença de valor fica melhor se economizada ou investida em outros componentes. Os ganhos mais relevantes que você verá com produtos melhores que o 7600 são com o 7700, pois é um octa-core e alguns pouquíssimos jogos performam melhor com os núcleos e threads extras, além também do 7800x3d pelo cache l3.
Sobre valores, sugiro essa plataforma para que acompanhe o preço dos componentes https://meupc.net/build, ela mostra o histórico de preço dos produtos em algumas lojas relevantes como Kabum, Terabyte, Pichau, Mercado Livre e Amazon (Se quiser achar melhores preços é bom também dar uma olhada em cupons, grupos e outros sites também como a Magalu ou a Gigantec por exemplo), além do que possuí uma interface onde você pode meio que montar o seu setup e já ter um esboço de como vai ficar ou compartilhar se necessário.

• Curtir 2
Postado

@Slakzor

Dei uma olhada pelo meupc no histórico de preço do 7600, ele caiu pra R$1.200 dia 01 desse mês, se eu esperar a próxima vez q ficar esse valor já é 200 pra 300 reais de economia, de placa-mãe acho que vou com a MSI B650 GAMING PLUS, que está por R$1.300 no ML (decidi ela por ser uma com 4 slots de memória). De memória, 2 ADATA Lancer Blade 16GB 6000Mhz por R$988 (menor preço que teve na Kabum), e o AG620 já ficou por R$320 na Pichau.

Deu um total de R$3.808,00 considerando o valor mais baixo de cada produto (tenho bastante paciência pra aguardar desconto kkkk).

Já é uma diferença de +/- R$370,00 da última configuração que montei, que posso usar para outra coisa.

Obrigado pela dica de histórico de preços do meupc!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...