Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal, tudo bem?

Atualmente possuo um PC com a seguinte configuração:
CPU: Intel Core i5-6400
GPU: GTX 1060 3GB
SSD: 480 gb Kingston Sata III 500MB/s leitura e 450MB/s gravação
RAM: 2x8gb DDR4 Kingston 2133mhz
placa-mãe: ASUS B150M-C/BR
Fonte: Corsair 650w

Como vocês podem perceber, meu PC já é bastante antigo. Se eu fosse fazer um upgrade completo, apenas a fonte permaneceria aproveitável. ENTRETANTO, os preços das novas plataformas ainda estão BASTANTE proibitivos. Fiz uma estimativa e gastaria aproximadamente R$7.000,00, o que fica um pouco fora do orçamento, em especial porque trocaria para uma placa-mãe de plataforma nova MELHOR que eu compraria atualmente (até porque há uma perspectiva de maior longevidade da plataforma) e memória RAM DDR5, que hoje eu conseguiria manter a DDR4 (só isso encareceriam uns R$2k no "upgrade" todo).

Minha INTENÇÃO seria fazer um computador meio frankenstein:
CPU: AMD Ryzen 5 5600
GPU: RTX 3060 12GB
placa-mãe: A520
E trazer um NVMe de 1tb com 7000 leitura e 6000 gravação 
Manteria a fonte e as RAMs

A minha ideia seria que ele conseguisse rodar pelo menos no ultra-low os próximos jogos a serem lançados pelos próximos 3 a 4 anos. Até que eu consiga fazer um novo upgrade. Acontece que esse upgrade frankenstein, por si só, também não é barato (fiz um orçamento e deu aprox. 4k, barateia uns 700 reais sem o NVMe).

Tenho algumas dúvidas aqui:
- Quando eu decidir realizar o novo upgrade daqui 3~4 anos, provavelmente terei que trocar a GPU também, correto? Conseguirei algum valor de revenda razoável nessa 3060 12gb daqui 3~4 anos?
- Este computador aguentaria os próximos 3~4 anos, mesmo que no ultra low, sem problema?
- Uma A520 seria suficiente para essa configuração ou eu deveria estar mirando em um B550?
- Por fim, com essa diferença de 3k (7k vs. 4k) hoje, há uma perspectiva de baratear os componentes de AM5 no próximo 1 ano~1,5 ano? Porque se essa diferença de 3k cair para 1,5k daqui 1 ano e pouco, eu consigo esperar para fazer esse upgrade. R$5.500,00 já começa a entrar dentro do orçamento, o problema é que HOJE com R$5.500,00 em AM5 eu não consigo tanta coisa

Apenas como referência, a IDEIA do computador em AM5 seria:
- Ryzen 5 7600x
- RTX 4060 ou 4060 TI (A depender do preço)
- RAM (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30
- B650

O SSD permaneceria em ambas as configurações

Agradeço desde já

Postado
1 hora atrás, SunProj3cT disse:

Por fim, com essa diferença de 3k (7k vs. 4k) hoje, há uma perspectiva de baratear os componentes de AM5 no próximo 1 ano~1,5 ano? Porque se essa diferença de 3k cair para 1,5k daqui 1 ano e pouco, eu consigo esperar para fazer esse upgrade. R$5.500,00 já começa a entrar dentro do orçamento, o problema é que HOJE com R$5.500,00 em AM5 eu não consigo tanta coisa

- Daqui 1,5 ano a perspectiva de baratear os compnentes AM5 = 100% de probabildiade.
- Diferença de 3k p/ 1,5k daqui 1 ano e pouco = Ninguém saberá lhe informar isso

Esperar 18 meses para o Upgrade = Financeiramente Positivo/ Satisfação Negativa 
Fazer o Upgrade agora =  Financeiramente Negativo/ Satisfação Positiva 

No final, só cabe a você decidir, comprar agora, ou não.

• Curtir 3
Postado
19 minutos atrás, rikawa disse:

- Daqui 1,5 ano a perspectiva de baratear os compnentes AM5 = 100% de probabildiade.
- Diferença de 3k p/ 1,5k daqui 1 ano e pouco = Ninguém saberá lhe informar isso

Esperar 18 meses para o Upgrade = Financeiramente Positivo/ Satisfação Negativa 
Fazer o Upgrade agora =  Financeiramente Negativo/ Satisfação Positiva 

No final, só cabe a você decidir, comprar agora, ou não.

Fui ver uns comparativos entre SSD Sata e NVMe e basicamente o ganho de performance é marginal (marginal a ponto de não valer R$700 de investimento, no momento).

Isto posto, o valor do upgrade intermediário foi para 3,1k. 

Agora restam as dúvidas quanto à placa-mãe (A520 aguenta?) e quanto a este setup intermediário dar conta para os próximos 3~4 anos mesmo que no ultra low. Se a resposta para ambas as perguntas forem "Sim" e se eu encontrar uma promoção na black friday com este setup intermediário por 2,5k ou menos, acho que vou acabar indo nele.

Postado
10 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

Pode fazer o upgrade só na placa de Vídeo e aguardar um ano a plataforma am5 baixar e saírem novos processadores

Disco realmente não dá muito fps, diminui o tempo de load do jogo

Com um i5-6400, fazer um upgrade pra uma 3060 ou 4060 não vai gargalar muito? Eu cogitei fazer isso, mas presumi que no final das contas fosse apenas sub-utilizar minha GPU pra caramba. Para além disso, minha placa-mãe só tem conexão PCIe 3.0 (que eu fui descobrir que a A520 também tem, sem conexões PCIe 4.0), o que deve capar um pouco a performance, não?

Postado

NVIDIA promete que o DLSS 3 reduzirá a carga de trabalho do CPU em jogos que exigem muito do processador. 

Então processador fraco pode ter uma sobreviva até atualizar

A diferença de performance entre pcie 3.0 e 4.0 só é perceptível em máquina de altíssimo desempenho, uma 4060 nem nota

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!