Ir ao conteúdo

Qual air cooler ou water cooler usar no Ryzen 7 5700x ?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, 

Estou montando um pc com Ryzen 7 5700x, RTX 4060 e placa-mãe ASUS TUF B550M-Plus.

Qual air cooler ou water cooler seria ideal pra não ter dor de cabeça com temperatura? Estou disposto a gastar até 550 reais e pretendo pegar o gabinete XPG Starker Air (https://www.kabum.com.br/produto/389453/gabinete-gamer-xpg-starker-air-mid-tower-led-RGB-atx-lateral-em-vidro-temperado-2x-cooler-fan-RGB-preto-starkerair-bkcww)

Postado
33 minutos atrás, diogofb_ disse:

Olá pessoal, 

Estou montando um pc com Ryzen 7 5700x, RTX 4060 e placa-mãe ASUS TUF B550M-Plus.

Qual air cooler ou water cooler seria ideal pra não ter dor de cabeça com temperatura? Estou disposto a gastar até 550 reais e pretendo pegar o gabinete XPG Starker Air (https://www.kabum.com.br/produto/389453/gabinete-gamer-xpg-starker-air-mid-tower-led-RGB-atx-lateral-em-vidro-temperado-2x-cooler-fan-RGB-preto-starkerair-bkcww)

Um bom e barato é o Deepcool AG400, aguenta até, se não me engano, o R9 5900X. 

• Curtir 2
Postado

Eu iria no  Thermalright Assassin Spirit 120 EVO Black RGB, que está custando R$ 149,99 LINK
Se atende que a iluminação é RGB, e não ARGB. 

Se quiser a verão ARGB, só está disponível na cor branca, e seu preço é R$ 169,99 LINK

O DeepCool AG400 indicado acima também é uma opção, mas estou vendo que os preços não andam bons.

• Curtir 1
Postado

Com este gabinete que tem bom airflow pode usar o

Thermalright Assassin X 120 R SE PLUS (2 fans push-n-pull) - R$ 145,34

BTW - Usando air cooler não coloque mais do que um fan no topo do gabinete, perto do fundo.

Totalmente overkill, mas se acha que é vantagem usar cooler mais caro:

Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB (dual tower, dual fan) - R$ 270,90

Ou se prefere WC por questão de "decoração":

Cooler Master MasterLiquid ML240L Core ARGB - R$ 499,90

• Os modelos Core tem 3 anos de garantia do fabricante.

O WC de boa qualidade mais barato do mercado é o da Thermalright, mas a garantia desta marca é apenas 1 ano, pouco para WC que tem vida útil de ~ 3 - 4 anos.

Thermalright Aqua Elite V3, ARGB 240mm - R$ 326,80

• Curtir 2
Postado

@1lokos Decidi ir com o AK400 por ser mais conhecido e ter vários reviews na internet, não encontrei muita coisa sobre esses da Thermalright, acredito que ele também seja uma boa opção, certo? 

Sabe me dizer se tem muita diferença entre o AK400 e o AK400 Plus (2 fans) ? 

Postado
22 minutos atrás, diogofb_ disse:

@1lokos Decidi ir com o AK400 por ser mais conhecido e ter vários reviews na internet, não encontrei muita coisa sobre esses da Thermalright, acredito que ele também seja uma boa opção, certo? 

Tenho um AK400 no meu PC, é bem bom, e provavelmente similar ao AG400, nunca vi a versão plus dele, mas com 2 fans, deve ser ainda melhor. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, diogofb_ disse:

Nas mídias gringas de referência, ex. TechPowerUp, Tomshardware, Gamer Nexus, Hardware Canucks... tem testes de produtos Thermalright.

O ponto forte da marca é a excelente relação performance/preço, o air cooler Peerless Assassin 120 EVO chega superar em despenho o caro ~R$ 850,00 + Noctua NH-D15 considerado a referencia em air cooler.

No teste do Tomshardware o Assassin 120 R SE teve performance similar ao DeepCool AG400, que por sua vez é mais eficiente que o AK400 - já vi teste mostrando diferença de 3 graus para o AG400; porque usa um fan mais forte e barulhento.

Mas as diferenças entre eles num 5700X é irrelevante, compre o que achar "mais bonito". 😉 

O ponto forte do AG400 - além de custar mais barato * e ser mais eficiente que o AK400; é que por ter os heatpipes inclinados para trás o fan dificilmente interfere na memória. No AK400 isso acontece - mas é fácil resolver; com memórias "enfeitadas" (com LED).

* Mas as versões básicas do AG400 esgotou nas lojas e com a DeepCool na lista de embargo americano por não respeitar o embargo à Rússia pode ser que fique sumido por um bom tempo.

Citação

Tem vários testes no YT mostrando que em geral em air cooler de torre simples, o segundo fan (push-n-pull) baixa 1-2 graus em uso intensivo, não vi testes em jogos. Mesmo em air cooler dual tower a diferença é similar, vide este exemplo com 1, 2, 3 fans Noctua.

Neste teste - sem muito compromisso; do AG400 PLUS (2 fans push-n-pull) num Ryzen 5700X a diferença foi menos de 1 grau pra o AG400 (1 fan).

Se a diferença de preço entre as versões for até uns R$ 30,00 vale pena o PLUS, afinal esta levando um fan extra que um similar avulso custa uns R$ 60-70,00.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...