Ir ao conteúdo

Placa-mãe para Ryzen 5 5600X

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estou trocando todo o meu kit, estou saindo da Intel e indo pra AMD (Ryzen 5 5600X), estou olhando algumas placas-mãe e me deparei com a MSI A520M-A PRO, ela é uma boa placa pra minha config? Estou perguntando porque eu já cometi a burrada de colocar uma H310M PRO-VDH num i7-9700KF e não tô muito afim de fazer essa besteira dnv kkkkk. Enfim, e a motivo de curiosidade eu usaria 16gb de RAM (3200Mhz).

Postado

Já comprou o 5600x?
Quanto está custando a A520M-A PRO?

O Ryzen 5 5600x quase nunca compensa, pois custa caro e é simplesmente o Ryzen 5 5600 com over de fábrica. O Ryzen 5 5600 está custando agora 839 reais na Terabyte e também Kabum.

Detalhe, vai que...

O único processador da plataforma AM4 que não deve ser comprado é o Ryzen 7 5700 sem X. Motivos: possui somente 16mb de Cache L3, enquanto que Ryzen 7 5700x, Ryzen 5 5600, Ryzen 5 5600x e muitos outros possuem o dobro disso, o que impacta no desempenho de games; e para piorar, é um processador sem pcie 4.0.

Ele é exatamente o Ryzen 7 5700G sem vídeo integrado, porém o 5700G é maravilhoso, já que possui vídeo integrado capaz de rogar games, enquanto que o 5700 sem X é uma bomba.

A MSI A520M-A PRO é uma opção se custar no máximo 400 reais. Acima disso há opções melhores.
Entenda que, se fizer questão de pcie 4.0, só irá encontrar nas B550 e X570, mas somente nos modelos decentes.

• Obrigado 1
Postado

@Crixus Champion a A520M-A PRO tá custando R$ 295,99 aqui numa loja perto da minha casa, é uma loja de confiança e só vende produtos lacrados de fábrica.

Enfim, então sobre a questão do R5 5600, é melhor comprar a versão normal e fazer um OC manual do que comprar um 5600X? Se eu fizesse o OC manual com segurança, eu teria o mesmo desempenho nos jogos? Eu ainda não comprei o 5600x e estou aberto à novas sugestões, vi que o preço do 5600 normal é inferior, isso seria bem chamativo se eu interpretei da maneira correta o que você falou.

E sobre o PCIe, eu tenho uma RTX 3050 de 6gb, comprei há um tempo atrás e tá me servindo muito bem até hoje, ela é PCIe 4.0 x8, será que eu teria alguma queda drástica no desempenho se eu colocasse ela num PCIe 3.0 x16?

@1lokos Ela tá custando R$ 295,99 aqui em uma loja da minha cidade, eles são de confiança. Seria uma boa opção considerando esse valor em promoção?

• Solução
Postado
16 minutos atrás, jplopx disse:

@1lokos Ela tá custando R$ 295,99 aqui em uma loja da minha cidade, eles são de confiança. Seria uma boa opção considerando esse valor em promoção?

Sim, por este valor é ótima opção, o VRM suporta o 5600X tranquilamente.

Porém tenha em mente que uma placa básica com mínimo de conexões, um slot M.2 para NVMe, dois pente de memórias, conector para o cooler do CPU e um conector de fan auxiliar, não tem conector de LED "frufru".

Quanto a sua pergunta de overclock do 5600 ela não atende, o chipset A520 não tem opção de fazer overclock, para isso precisa de B450, B550, X570.

Considerando que o 5600X custa R$ 999,00 e o 5600 custa R$ 840,00 a diferença de ~R$ 160,00 é basicamente o que tera que gastar comprando placa-mãe para fazer overclock - sujeito ao fator sorte; nesse caso pegue o 5600X mesmo.

• Obrigado 1
Postado

@jplopx

A A520 MSI por 295,99 está de graça. Porém se atente ao que 1lokos disse. Ela possui excelente vrm, sendo capaz de suportar Ryzen 7 5700x3D, que é um dos mais rápidos processadores para jogos da plataforma AM4; tem uma limitação de conectores em seu corpo e não faz overclocking em processadores. 

Veja o review do Techpowerup do Ryzen 5 5600, onde 5600x e muitos outros estão presentes. A Placa de Vídeo utilizada foi uma RTX 3080, e a diferença de ambos processadores é de aproximadamente 2%, sendo que tal diferença só pode ser constatada com Placas de Vídeo high end. 

No mesmo review poderá ver o 5600 em over à frente do 5600x.

Review

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Provavelmente amanhã já passou, mas agora as 22:08 (01/10) o Ryzen 5700X esta por R$ 999,90 na Terabyte, mesmo preço do 5600X.

E o Ryzen 5600 (sem X, G ou GT) por 739,90.

5700X.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!