Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, eu tenho uma RX 5600 XT 6GB do modulo ASUS TUF que vendem na china, a placa não tem defeitos e funciona normalmente desde que chegou, mas de um tempo para cá os coolers dela começaram a fazer um barulho muito forte, mesmo com a placa numa temperatura tranquila e sem rodar nada no PC, dai eu dei uma pesquisada e vi um pessoal que tinha um problema parecido recomendando lubrificar a parte interna ali que fazem os coolers girar, eu vi alguns tutoriais de como conseguir abrir o cooler desses que não tem parafuso atrás (é lacrado, você precisa meio que arrancar ele para fora), e lubrifiquei com WD 40 só na partezinha de dentro ali do cooler onde encaixa ele; depois disso parafusei os coolers novamente na placa e coloquei de volta no PC, a placa ligou normalmente deu vídeo e funcionou, mas percebi que ela estava numa temperatura muito elevada, dai quando percebi nenhum dos coolers estavam funcionando mais/girando, e nisso ficou, mesmo com MSI Afterburner e colocando eles para rodar, eles continuam sem funcionar, imagino que nessa "lubrificação" posso ter feito alguma besteira e queimado os fans, ou de fato eles ja estavam para dar defeito e só fiz adiantar o processo.

Para conseguir usar a placa sem super aquecer fiz uma gambiarra com coolers de PC, liguei eles na tomada e coloquei presos na placa de vídeo, resfriou até melhor, mas dai preciso deixar a tampa do PC aberta e sei que não é o ideal.

As duas duvidas são, foi a aplicação do WD40 que queimou eles? Ou é algum outro tipo de defeito?

Valeria a pena comprar novos coolers e tentar instalar ou tem a chance de não funcionarem? 

Grato desde já

imagem_2024-10-04_131156323.png

Postado

@mawcx então pode ser que realmente o WD-40 tenha queimado o motor dos coolers, algumas pessoas recomendam usar o WD - 40 em pcs mas nunca faça isso, ele é um óleo desemgripante para partes mecânicas e não elétricas, porque ele é condutor de eletricidade, para lubrificar tem algumas alternativas que é o limpar com álcool isopropílico, oleo de maquina de costura ou o ideal óleos lubrificantes realmente feitos para coolers que pode ter em lojas de informática, mercado livre, mas não se preocupe pode substituir como fez os cooler comprando uns menores de 80mm ou até menor para poder fechar seu gabinete tranquilo 

Postado

@luksvini55 Entendi, é ***** cada um fala uma coisa sobre essas coisas, terminei passando WD na minha placa-mãe também recentemente, sorte que tá funcionando :c

Mas você acha que se eu comprar coolers de placa de vídeo mesmo e substituir eles funcionam? Porque essa gambiarra que fiz foi pegar esses coolers aqui e prender na estrutura da placa amarrado kk

w3.png

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, mawcx disse:

Mas você acha que se eu comprar coolers de placa de vídeo mesmo e substituir eles funcionam?

Se o problema for neles, sim. Se for algo na placa que precise trocar algum componente talvez não.

Como é da China não vai ter garantia, então pode abrir ela sem problema.

• Pedroou alterou o título para Ventoinhas da Radeon RX 5600 XT não rodam, dá para trocar?
Postado

@mawcx é então como o moderador disse realmente se tiver  tudo funcionando na placa, você pode comprar as ventoinhas dela que vendem separado e trocar sem problemas, porém se tiver algum componente que impede elas de receberem energia e rotacionarem pode não funcionar, uma alternativa como ele disse também é abrir a placa e verificar os coolers eles tem um conector que vai na placa iguais a todos fans ou cooler, ai você pode testar em algum local conectando na sua placa-mãe direto para se eles vão rodar, só cuidado ao manusear a placa de vídeo

Postado

Vocês recomendam algum tutorial onde mostra como trocar esses coolers por novos? Receio de mexer e dar pau em outra coisa de novo =/

• Membro VIP
Postado

A princípio é só soltar a carcaça de plástico. Aproveita e tira os fans e mede certinho para comprar um que caiba, tem de vários tamanhos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...