Ir ao conteúdo

Por que o preço de placas de vídeo de especificações iguais varia tanto?

Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal, alguém poderia me tirar uma dúvida aqui rapidinho?

Por qual razão o preço destas duas placas são tão distintos?

rx7600;

1)  ASRock AMD Radeon RX 7600 Challenger OC;

2) Sapphire Pulse AMD Radeon RX 7600 Gaming OC;

rx6650;

1) XFX Speedster AMD Radeon RX 6650 XT SWFT 210;

2) Biostar AMD Radeon RX 6650 XT

E o mesmo ocorre com as RX 6600, tem umas de 1.2k e outras de quase 1.5.

Não entra na minha cabeça que duas placas "idênticas" tenham um preço TÃO diferente apenas por serem de marcas diferentes, e, às vezes, uma diferença pequena na construção. Então quer dizer que branding também existe no mundo do hardware? Kkkk

É de meu conhecimento que algumas marcas produzem modelos de placas capadas, como por exemplo, a rx580. Tem uma versão mais forte e mais fraca, que só sabe quem entende e lê as especificações, é o caso de alguma dessas aí? Eu estou terminando minha máquina e só falta a placa de vídeo, que garantidamente será uma dessas, só não sei qual. Agradeceria muito se alguém me explicasse, valeu!!

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Por que o preço de placas de vídeo de especificações iguais varia tanto?
  • Moderador
  • Solução
Postado

@EmanuelBJJ, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
Você matou metade da charada, rs. Existe sim muito prestígio por certas marcas e fabricantes em qualquer tipo de mercado, que permite valores abusivos por produtos ruins em certos casos, mas isso é só metade da história.
Uma placa de vídeo possui inúmeros componentes, e a qualidade de cada conjunto deles, tanto quanto o projeto do circuito (que difere entre certas marcas), como presença ou não de fusíveis, fases adicionais, componentes proprietários ou do mercado, etc, pode vir a influenciar bastante no preço também. E ainda há a qualidade do dissipador e ventoinhas usadas nas placas de vídeo.

Por exemplo: Uma Sapphire Nitro+ ou uma Powercolor Red Devil possuem soluções de refrigeração topo de linha, e qualidade altíssima na placa de circuito impresso em projeto e componentes, ao passo que algumas empresas farão o mínimo do mínimo para entregar produto funcional. De mesma forma, uma Sapphire Pulse e uma Powercolor Fighter terão placas mais simples e refrigeração menos robusta que modelos Nitro+ e Red Devil com o mesmo chip gráfico.

• Moderador
Postado

@EmanuelBJJ, tem canais bacanas como o Gamer's Nexus e o Actually Hardcore Overclocking, também tem as análises do W1zzard no TechPowerUp que podem ser tomadas como base.
Eu recomendo pela qualidade as Powercolor Red Devil e Hellhound, as Sapphire Nitro+ e as ASUS strix. Recomendo evitar Gigabyte, Biostar e ASRock. XFX na linha 7000 começou a usar máscara de solda biodegradável, então não recomendo mais elas.

• Curtir 1
Postado

Eu acho que a da Sapphire é um bom modelo, apesar de ser bem mais cara.

AMD eu acho que é mais ou menos assim, assim como o @Mikhail Kosevich Volkov:

Sapphire > PowerColor > ASUS = XFX > ASRock > Gigabyte

Eu acho que as da Sapphire são as melhores. O problema é que o preço delas costuma ser mais alto. Sobre essa minha comparação, é mais por achismo mesmo.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Calebe A Melo, em qualidade de placa de circuito impresso, realmente, a Powercolor fica acima de ASUS. MSI também. Mas há alguns detalhes a mencionar: XFX além de usar PCB genérico(leia-se: referência, sem alterações), usa máscara de solda biodegradável, e a ASRock usa componentes proprietários. Eu não recomendaria nenhuma das duas, e nem as Gigabyte cheias de problema.
MSI a única com dissipador bom é a Gaming, pois as Mech são horrorosas, nenhuma das Powercolor possui thermal pad no backplate, e outros fatores como por exemplo uma Sapphire Pulse ser inferior a uma Powercolor Hellhound, então acaba sendo uma mescla de modelos específicos e não de marcas se fosse fazer uma lista de melhor a pior, rs.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...