Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos eu estou prestes a receber um water cooler rise mode de 240 milímetros e estou um pouco receoso com a instalação sendo que todo o lugar onde eu pesquiso todos falam do conector aio pump da placa-mãe sendo que minha placa so tem somente 1 entrada cpu fan e 1 entrada sys fan e estou meio em duvida porque algumas pessoas falam que eu poderia colocar a bomba do radiador em uma entrada de fan normal e somente mudar na BIOS para ela sempre estar em uso e isso esta me deixando confuso alguém teria a mesma placa com um water cooler instalado para me dar umas dicas minha placa-mãe  e essa abaixo

image.png.bf8a352e28304dd5ab2bb84c2b1b34a2.png

Postado
2 horas atrás, FORWalker disse:

todos falam do conector aio pump da placa-mãe sendo que minha placa so tem somente 1 entrada cpu fan e 1 entrada sys fan

Normal, o que mais tem é gente falando abobrinhas na Internet, inclusive os ditos "Tech-Tubers'. 😜

Conector AIO_PUMP, CPU_PUMP, CPU_FAN, CPU_AUX, SYS_FAN, CHA_FAN ... tanto faz o nome, é tudo a mesma coisa, conector de 4 pinos PWM, uns com corrente de 1 A, outros com 2 A(mpere).

Para ligar corretamente alimentação do WC:

1 - Conecte o cabo PWM 4 pinos (quadrados) do cabo "Y" que conecta os fans do radiador do WC no conector CPU_FAN da placa-mãe.

Esse conector CPU_FAN - como nome indica; vem programado de fábrica para controlar a rotação de FAN em função da temperatura do CPU, aumentando a rotação dos fans quando o CPU esquenta, diminuindo quando esfria. Tanto faz que seja fan de air cooler ou fan de radiador de WC conector no CPU_FAN, o BIOS não diferencia um do outro.

2 - Conecte o cabo de 3 pinos (quadrados) do cabo da bomba no conector SYS_FAN que tem 4 pinos, um dos pinos do conector, o da esquerda não será usado, porque a bomba não tem PWM - controle de rotação; gira em rotação constante, circulando o líquido  o tempo todo.

Porém, como o SYS_FAN pode vir configurado de forma inadequada para gerenciar a bomba, entre no BIOS e para o SYS_FAN ajuste:

• Rotação: 100% ou Full Speed - assim a bomba  mantem rotação constante e circula o líquido o tempo todo.
  • Temperatura: CPU - significa que a bomba sera ligada assim que o CPU começar a esquentar.

Em placa Gigabyte deixe desse jeito:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

E caso queira usar o SYS_FAN para gerenciar a rotação de fans do gabinete, pode usar.

Basta comprar um cabo adaptador Molex>PWM e ligar a bomba direto na fonte, o que tem a vantagem de não precisar configurar nada no BIOS  e a bomba recebera a melhor alimentação possível - direto da fonte, sem passar pela placa-mãe. Assim libera o conector SYS_FAN.

Se os fans do WC, bloco da bomba tiverem LED "frufru" e não forem no padrão do obsoleto conector RGB (12V, 4 pinos redondos) da placa-mãe precisa comprar uma controladora ARGB (5v, conector de 3 pinos [oo o]). No entanto se não ligar o cabo dos LED não atrapalha a função de refrigeração do WC, que é separada, apenas não vera o "frufru".

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...