Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, talvez seja uma dúvida besta, mas não consigo resolver e também não tô conseguindo usar as palavras corretas pra pesquisar uma solução. Recentemente troquei minha b450 por uma b550, aproveitei e troquei meu SSD Asgard Loki de 512gb por um de 1tb. Bom, aproveitei que minha placa-mãe tem espaço pra dois SSD M.2, mantive o antigo só por via das dúvidas. Acontece que, após instalar o windows no SSD novo, toda vez que inicio o pc aparece uma opção de Reparo de Sistema Operacional e eu tenho que escolher entre dar boot em uma das partições. Isso se repetiu mesmo após eu ter formatado o SSD antigo, o que na minha cabeça iria resolver o problema pois não haveria mais windows instalado lá. Além disso, tentei desativar essa partição como bootável diretamente na BIOS da minha placa-mãe, mas quando usei essa opção o pc simplesmente não fazia boot em nada, apenas abria o menu da BIOS cada vez que eu reiniciava. Não sei mais o que fazer, se alguém puder auxiliar ficaria grato. Estou usando o PC normalmente, mas sei que tem algo de errado porque não era pra um SSD formatado ficar sendo reconhecido como possível de dar boot. 

Postado

O jeito mais fácil de resolver isso é instalando o Windows novamente no SSD novo, sem o antigo no computador, e só depois colocar os dois juntos.

Se quiser entender o que aconteceu, basicamnte o Windows divide os discos em partições, a partição que armazena as informações de boot normalmente fica oculta, e pode acontecer da partição de boot indicar o carregamento do sistema operacional que está instalado em uma partição de outro disco, ou que estava em uma partição que já foi apagada ou formatada, então surgem essas confusões.

• Curtir 1
Postado

@JorgeGus você está certo... em Gerenciador de Disco eu consigo ver que permanece um espaço de recuperação, conforme a imagem abaixo. Infelizmente não consigo excluir as partições, me pergunto se eu for pelo pen-drive bootável eu consigo excluir lá naquelas opções de formatação, depois seguir sem formatar e ver se ele apagou todas as partições ocultas definitivamente. O que você acha?

image.png.4f3c88148242f2826cc03b51017ef231.png

Ele é o "D:" (Disco 1) na imagem acima. 

Postado

Na verdade o problema está no primeiro SSD, o Windows devia ter criado uma partição de boot nesse SSD para que ele pudesse funcionar de forma independente do segundo, mas como o Windows encontrou a partição de boot antiga no outro disco, resolveu usar apenas essa. Apagar a partição de boot do segundo disco sem criar outra só vai deixar seu computador mais perdido, sem encontrar uma partição de boot.

Reinstalar o Windows com apenas o primeiro SSD conectado ao computador deve fazer o Windows criar a partição de boot, mas ele deve apagar todo o SSD para reparticionar, então tire um backup por precaução antes, e depois pode instalar o disco antigo e apagar a partição de boot antiga se quiser.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...