Ir ao conteúdo

PC reiniciando esporadicamente. Alto ripple da Corsair CV550 é o culpado?

Ir à solução Resolvido por yashima007,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! Estou com uma fonte da Corsair CV 550. Aparentemente meu computador vem desligando e minha ultima suspeita foi ela. Acham que o Ripple alto pode causar reboot? 

Postado
46 minutos atrás, yashima007 disse:

Acham que o Ripple alto pode causar reboot? 

Ripple alto pode diminuir consideravelmente a vida útil de todo o hardware, mas o problema da CV não é só isso, ela também tem uma topologia ultrapassada de group regulation não sendo adequada para ser

usada com placas de vídeos e processadores modernos.

O site cultists network na sua PSU Tier List classifica a Corsair CV550 como Tier D (usar apenas com vídeo integrado), haja vista sua baixa qualidade.

Primeira coisa a fazer é se livrar dela, uma fonte decente e moderna seria o modelo abaixo da CM, mas também deverá testar todas as peças pra saber se algo foi danificado.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-v2-500w-80-plus-bronze-preta-mpe-5001-acaab-wo

Postado

@Batata Defumada Ocorre quando tem uso alto do processador. Quando eu jogo nem sempre mas algumas vezes desliga.

Rodei um programa que usava bastante processamento e o computador reiníciou algumas segundos depois deu parar o programa.

@Tiberio Obrigado pela ajuda no post anterior.

Vou trocar a fonte por uma plus Gold top que vi que tem um o ripple baixo e passou no tech lab mas ela é carinha 600 reais.

Queria ter certeza que o problema é esse porque se não vou gastar muito à toa (apesar de ter que trocar)

Computador é novo e tem uns 3 meses de uso.

Sabe como eu posso testar os componentes?

Usei o teste de RAM e nada de erro. Testei HDs também, placa de vídeo é novinha e roda bem o beachmark.

Fica faltando testar placa-mãe e processador mas não sei qual teste sem ser teste de carga em ambos.

Consegue me auxiliar nisso? 

@Tiberio o que acha dessa aqui?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15927/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-750w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-750f14rgbk-com-cabo-de-forca

Postado
8 horas atrás, yashima007 disse:

Testando em outro PC.

8 horas atrás, yashima007 disse:

É uma excelente fonte, mas tem muita potência, a sua configuração com a RTX3050 mal consome 400w, sendo assim não faz muito sentido pegar uma fonte com  tanta potência assim, o que falta nessa sua fonte atual não é potência e sim qualidade.

• Moderador
Postado
9 horas atrás, yashima007 disse:

Seria mais simples testar outra fonte nesse PC. Uma que seja decente e você saiba que funciona.

9 horas atrás, yashima007 disse:

Fonte muito boa. Saiba que você não precisa disso tudo de potência, mas se a sua ideia for permanecer com essa fonte por muitos anos pode valer a pena investir nela, não só por causa da potência, mas por causa da qualidade. Isso porque não vai ser fácil encontrar uma fonte de digamos, 500W, com o mesmo nível de qualidade dessa aí.

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

Testando em outro PC.

É uma excelente fonte, mas tem muita potência, a sua configuração com a RTX3050 mal consome 400w, sendo assim não faz muito sentido pegar uma fonte com  tanta potência assim, o que falta nessa sua fonte atual não é potência e sim qualidade.

então a da GALAX que voce recomendou serviria para mim? 

2 horas atrás, Tiberio disse:

Testando em outro PC.

Infelizmente eu não tenho outro computador aqui para testar. Eu tenho uma fonte da corsair 430 aqui que posso usar mas não sei se funcionaria.  

Postado
14 minutos atrás, yashima007 disse:

então a da GALAX que voce recomendou serviria para mim? 

Não lembro de ter recomendado nenhuma fonte da Galax, haja vista que essa marca entrou agora no ramo de fontes, o que recomendei mesmo foi uma fonte da Cooler Master.

Postado
15 minutos atrás, Tiberio disse:

Não lembro de ter recomendado nenhuma fonte da Galax, haja vista que essa marca entrou agora no ramo de fontes, o que recomendei mesmo foi uma fonte da Cooler Master.

Confundi KKK. Acabei de comprar essa da Cooler Master. Tomara que de certo. Vou atualizando vocês conforme for. Estou otimista. 

18 minutos atrás, Tiberio disse:

Acrescentando a isso. Vou fazer um teste em todos os componentes e enviar aqui para deixar registrado e verificar se tem algum BO. 

o que me deixa chateado eh que o computador não reinicia com frequência. Desliga normalmente uma vez na semana e as vezes nem isso.

22 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Deveria funcionar.

Vou trocar e fazer os testes para ver se funciona

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@yashima007 Esses testes foram feitos com a Corsair CX430?

Parece que tá tudo bem mesmo, em relação à tensão das linhas da fonte, a leitura feita por software não é confiável então não dá pra ficar se baseando nela.

Já que esse sistema é de baixo consumo mesmo uma fonte de 400W já deveria suportar tranquilo.

• Batata Defumada alterou o título para PC reiniciando esporadicamente. Alto ripple da Corsair CV550 é o culpado?
  • Moderador
Postado

@yashima007 Sim, é melhor usar a fonte que lhe foi indicada do que essa Corsair CV550. Contudo eu particularmente teria investido na Super Flower que você estava interessado, conforme eu expliquei acima. Potência de sobra para qualquer upgrade futuro e qualidade bem superior à essa Cooler Master.

Postado

@Batata Defumada @Tiberio Coloquei a fonte nova e tudo parece funcionar corretamente ate agora. Desde que remontei o computador e passei para o Win11 não tive nenhum desligamento então acho que o problema era algum pino do cabo de 24 Pinos que estava com problema/mal encaixado. Ate agora notei que a fonte nova tem uma variacao menor na linha de 12V e 5V. Ir usando para ver se vai acontecer algo. Muito obrigado a todos. 

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Solução
Postado

@Pathenko Opa. Cara... Vou te dizer o que funcionou para mim para resolver. Pega o seu PC, desconecta os cabos da fonte, limpa e conecta tudo de novo. Parece que o 24 pinos da corsair pode ter um mau contato. To usando a da Cooler Master mas usei o a minha da corsair durante 1 semana e meia sem desligar então acho que era algum cabo desencaixado. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!