Ir ao conteúdo

PC dando tela preta e a seguir congelando

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, ha 2 meses estou usando um Ryzen 5 4600g e os videos integrados da amd, mas sempre sofro com um problema em que ao assistir lives na twitch ou no youtube, meu pc fica com a tela preta e em seguida o pc inteiro congela sem obedecer nenhum comando, tornando-se necessário reiniciá-lo

pois bem, estou utilizando o windows 11, os drives do processador estão atualizados, bem como o driver gráfico

meu sistema está instalado em um SSD, no entanto, por falta de verba ainda utilizo HD para os jogos

não acredito que seja aquecimento ja que em jogos meu processador fica na média de 50° e muito raramente chega em 55 ou 60 graus

já desinstalei o adrenalin que vi gente falando que resolveria e não resolveu

já desinstalei o msi afterburne que ouvi falar a mesma coisa e tambem não resolveu

enfim, se alguém souber o que fazer eu ficarei grato.

• Moderador
Postado

Vamos analisar os registros do Windows para verificar se alguma pista do culpado pelo erro foi coletada.

Abra um CMD como administrador e digite estes dois comandos:

wevtutil epl System "%UserProfile%\Desktop\SystemLogs.evtx"
wevtutil epl Application "%UserProfile%\Desktop\ApplicationLogs.evtx"

Serão gerados 2 arquivos na sua área de trabalho (systemlogs.evtx e applicationlogs.evtx). Compacte os 2 arquivos individualmente como .zip ou .rar, e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

Se não conseguir anexar devido ao tamanho dos arquivos, salve-os no seu Google Drive, OneDrive, etc., e envie o link de download aqui.

Postado
22 minutos atrás, GabrielLV disse:

Vamos analisar os registros do Windows para verificar se alguma pista do culpado pelo erro foi coletada.

Abra um CMD como administrador e digite estes dois comandos:

Serão gerados 2 arquivos na sua área de trabalho (systemlogs.evtx e applicationlogs.evtx). Compacte os 2 arquivos individualmente como .zip ou .rar, e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

Se não conseguir anexar devido ao tamanho dos arquivos, salve-os no seu Google Drive, OneDrive, etc., e envie o link de download aqui.

Boa tarde, quando tento executar o comando aparece a seguinte mensagem: Falha ao exportar log Application.
O sistema não pode encontrar o caminho especificado.

• Moderador
Postado

@Warrior27 Você copiou um comando por vez? E o comando deve incluir as aspas.

Digite primeiro:

E depois:

Se não funcionar, tente esses:

Citação

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui.

Postado
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

@Warrior27 Você copiou um comando por vez? E o comando deve incluir as aspas.

Digite primeiro:

E depois:

Se não funcionar, tente esses:

Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui.

prontinho, com os comandos dessa resposta funcionou

desculpe a demora

SystemLogs.zip ApplicationLogs.zip

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

image.thumb.png.16090439a7dbfb448c497180c8849f23.png

Encontrei registros apontando para falhas no driver de vídeo. Vamos tentar reinstala-lo do zero.

Primeiramente, crie um ponto de restauração:

1- Iniciar

2- Digite "ponto" (literalmente a palavra ponto, sem aspas), e abra "Criar ponto de restauração"

3- Clique em configurar > Garanta que a opção esteja Ativada > 5% > OK

4- Clique em criar e coloque qualquer nome de referencia.

5- Baixe o DDU e extraia ele na área de trabalho: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

6- Baixe o driver mais recente para o seu processador aqui: https://www.amd.com/pt/support/downloads/drivers.html/processors/Ryzen/Ryzen-4000-series/amd-Ryzen-5-4600g.html

7- Aperte WIN + R para abrir o Executar, digite "msconfig" (sem aspas) e tecle enter.

8- Vá na aba "inicialização do sistema" > Marque "inicialização segura" > OK > Reinicie o PC.

9- Quando o PC reiniciar e carregar o modo de segurança, execute o DDU, e selecione GPU > AMD > Limpar e Reiniciar

image.png.a5758a28779b8bbf8596af4cc9543523.png

10- O PC irá reiniciar novamente no modo de segurança. Neste modo, instale o driver de vídeo que você baixou anteriormente, e quando terminar a instalação, repita o procedimento do MSCONFIG para sair do modo de segurança. Teste o computador e veja se o problema persiste.

Poste resultados.

Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

image.thumb.png.16090439a7dbfb448c497180c8849f23.png

Encontrei registros apontando para falhas no driver de vídeo. Vamos tentar reinstala-lo do zero.

Primeiramente, crie um ponto de restauração:

1- Iniciar

2- Digite "ponto" (literalmente a palavra ponto, sem aspas), e abra "Criar ponto de restauração"

3- Clique em configurar > Garanta que a opção esteja Ativada > 5% > OK

4- Clique em criar e coloque qualquer nome de referencia.

5- Baixe o DDU e extraia ele na área de trabalho: https://www.guru3d.com/download/display-driver-uninstaller-download/

6- Baixe o driver mais recente para o seu processador aqui: https://www.amd.com/pt/support/downloads/drivers.html/processors/Ryzen/Ryzen-4000-series/amd-Ryzen-5-4600g.html

7- Aperte WIN + R para abrir o Executar, digite "msconfig" (sem aspas) e tecle enter.

8- Vá na aba "inicialização do sistema" > Marque "inicialização segura" > OK > Reinicie o PC.

9- Quando o PC reiniciar e carregar o modo de segurança, execute o DDU, e selecione GPU > AMD > Limpar e Reiniciar

image.png.a5758a28779b8bbf8596af4cc9543523.png

10- O PC irá reiniciar novamente no modo de segurança. Neste modo, instale o driver de vídeo que você baixou anteriormente, e quando terminar a instalação, repita o procedimento do MSCONFIG para sair do modo de segurança. Teste o computador e veja se o problema persiste.

Poste resultados.

peço perdão pela demora pra dar um retorno, tive alguns problemas pois meu pc não queria executar o DDU no modo de inicialização segura e eu acabei fazendo uma pequena besteira kkkk

mas agora já fiz a limpeza com o programa e instalei a versão do driver que você me indicou

vai ficar difícil eu te dar uma resposta certeira agora porque acontecia de as vezes o problema aparecer como passava alguns dias sem dar nada

mas a principio vou colocar sua resposta como resolvida porque até agora foi a pessoa que mais me ajudou com o problema

se voltar a acontecer eu retorno ao tópico, mas por hora é isso

Muito obrigado de verdade mesmo por tirar um tempo pra me ajudar, te desejo tudo de bom, forte abraço e até mais

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...