Ir ao conteúdo

Upgrade para Ryzen 7 5700x3D e B550M vale à pena? RX 580 dará gargalo?

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

eu tenho um processador Ryzen 53500 há uns 3 ou 4 anos e quero fazer um upgrade para o 75700x3d, porém a minha placa-mãe é a b450m gaming/br, que é uma placa-mãe que pode não rodar o 75700x3d então estou pensando em trocar a placa-mãe para a b550m.

Além disso eu tenho uma placa de vídeo rx 580 8gb e eu tenho dúvida de dar gargalo por conta da placa de vídeo. Gostaria de ajuda para saber se teria gargalo e melhores upgrades no meu computador.

Config do PC:

Fonte:500w (não sei a marca)

placa-mãe: ASUS Prime B450M Gaming/Br

Processador: Amd Ryzen 5 3500 6-Core 3600Mhz

Placa de vídeo: AMD Radeon RX 580 8gb 2048SP

16GB de memória RAM

Postado

Você precisa saber a marca e modelo da fonte, isso é importante. Ou veja a nota fiscal das peças ou abra a tampa e olhe.

É difícil afirmar se o VRM de sua Placa aguenta o 5700x3D sem um review com essa combinação, já que a mesma não conta com um dissipador de calor nessa região.

Peperaio Hardware a testou no passado, e com o 2700x, que possui o mesmo TDP do 5700x3D (105W), o resultado em jogos foi bom, 65 graus no VRM em jogos. Porém no teste de stress com blender, a temperatura atingiu 110 graus.
Link do review

Eu não posso dar uma certeza, apenas opinar. E na minha opinião ela suporta o 5700x3D em jogos, mas não em trabalhos que exijam muito processamento.

Uma solução seria resfriar a região do VRM, comprando dissipadores na Shopee, Mercado Livre, Aliexpress.

Postado
1 minuto atrás, lucca01 disse:

então, eu estava pensando em trocar a placa-mãe para a b550m da gigabyte.

@Crixus Champion então, eu estava pensando em trocar a placa-mãe para a b550m da gigabyte

Será que vale a pena comprar AM4 novamente?
AM5 já está nas lojas, e o preço de um processador e placa-mãe sairiam o mesmo de uma nova placa am4 com um 5700x3D. Porém teria que trocar as memórias... 

A Gigabyte B550M Aorus Elite é uma placa simples fantasiada de Aorus e com preço ruim, caso esteja falando desta, embora suporte o 5700x3D. 
Há opções muito melhores pelo mesmo preço. 

Eu usaria 5700x3D em sua placa-mãe atual.

O 5700x3D não acompanha Cooler, lembre-se disso, terá que comprar um decente caso não possua. 

• Solução
Postado

@lucca01 , bom dia.

O processador Ryzen 7 5700X3D é uma boa escolha! Não esqueça de colocar um bom cooler nele.

Utilize ele com pelo menos 16GB de memória, com 2 pentes de 8GB, do tipo DDR4 3200MHz.

Um SSD NVMe M.2 também proporciona uma boa velocidade e estabilidade para seu computador.

A fonte deve ser de qualidade, com 550W ou superior, como 650W, além de possuir o selo 80+ Bronze.

Para a placa-mãe, a Gigabyte B550M K Micro te atende perfeitamente, sendo que a melhor para os processadores AM4 é a MSI B550M PRO-VDH WIFI Micro ATX AM4.

Fechando com a placa de vídeo, pode iniciar com sua RX 580 8GB, mas quando puder, migre para uma melhor, como a Radeon RX 6600 ou a RTX 4060.

Segue minha recomendação de uma configuração.

Processador: AMD Ryzen 7 5700X3D 3.0 GHz 8-Core
Placa de vídeo: ASUS Radeon RX 6600 8 GB Dual
Placa-mãe: Gigabyte B550M K Micro ATX AM4
Memória: 16GB (Kingston HyperX Fury Black Series (Preto) 16 GB (2x8 GB) DDR4-3200)
Armazenamento: Kingston SSD NV2 500 GB M.2-2280
Fonte: MSI MAG A650BN 650 W Certificado 80+ Bronze ATX12V
Total = R$ 4.645,64
Total no boleto = R$ 4.208,77

https://meupc.net/build/fdQ45s

O cooler de processador pode ser o Thermalright Assassin X 120 Refined SE PLUS, 120mm, Intel-AMD, Preto (R$ 139,90)
https://www.terabyteshop.com.br/produto/29515/cooler-para-processador-thermalright-assassin-x-120-refined-se-plus-120mm-intel-amd-preto

Espero ter ajudado!

Diego

• Obrigado 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues opa Diego, boa tarde.

obrigado pela resposta, ajudou muito mesmo! Mas eu queria tirar algumas dúvidas, atualmente só estou com condições para comprar o processador, o cooler e possivelmente a placa-mãe. Teria problema continuar com a fonte de 500w? E se eu não conseguir ter orçamento para comprar a placa-mãe que você indicou, tem problema manter com a ASUS prime b450m gaming/br?

Postado
6 horas atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

Para a placa-mãe, a Gigabyte B550M K Micro te atende perfeitamente,

Essa placa é ruim, nesse Vídeo o cara reclama do VRM esquentando muito e limitando clock de um mero Ryzen 5600G. Se a opção for por preço na mesma faixa é melhor pegar MaxSun B550M Terminador ou a Pichau Danuri 550M-PX (são a mesma placa), pelo menos tem VRM melhor.

• Curtir 3
  • J.Augusto F alterou o título para Upgrade para Ryzen 7 5700x3D e B550M vale à pena? RX 580 dará gargalo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...