Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Liguei minha caixa de som Yamaha DRB após verificar a tensão com esses chaveiros de teste simples que marcou 127v (acendeu uma luz).

Assim que liguei a caixa ela não acendeu suas luzes (creio que por ela ter um circuíto de "proteção" que sempre ascende chamado "protection" antes e depois desliga e a caixa funciona) e saiu uma fumaça branca atrás onde tem um cooler nela.
Logo em seguida desliguei, tirei da tomada e fui checar novamente a tensão e no chaveiro marcou 220v (infelizmente estava sem um voltímetro na hora). Não tenho ideia do que raios pode ter acontecido para marcar 127v e depois 220v e depois voltar para 127, mas me disseram que no local eles tem um gerador de energia, e a luz havia piscado antes e ventiladores de teto giravam mais rápido e depois ficaram normais. Foi um caso de sobretensão? Enfim.

 Atualmente a caixa está funcionando perfeitamente.
Dúvidas:
1 - O que pode ser essa fumaça branca? Não tem odor de plástico queimado ou algo assim, é um cheiro mais metálico, n sei. rsrs.

2 - O que posso fazer para proteger a caixa de surpresas como essa?
Uso um filtro IClamper que tem DPS.

Lí várias opiniões divergentes sobre usar "condicionador de energia, no-break senoidal, estabilizador". Não faço ideia do que posso usar para proteger, principalmente a caixa.

OBS - Desde já agradeço IMENSAMENTE por qualquer luz! Abraços!
 

  • mês depois...
Postado

@LugaPaladino Teria que levar essa caixa em um técnico pra uma revisão, ver o que queimou... Eu observei no site do fabricante que essa caixa é bi-volt, porém não é full range, o que eu acredito que aconteceu foi o seguinte, o gerador 220V tem uma resposta muito lenta, e no momento que ligou a caixa, o pico de corrente pode ter baixado a tensão da rede abaixo de 150V o que fez a placa chavear a fonte interna para os 110V, ao quando o gerador embalou o motor e mandou os 220V, saiu a fumaça na caixa e ela deve ter chaveado de volta por 220v antes de fritar...

 

Esse tipo de equipamento exige alguns cuidados, como uso de extensões curtas e bem dimensionadas, tomadas firmes... pra proteger essa caixa somente um caro no-break senoidal de 200VA mesmo, ou o uso de um gerador 110V.

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...