Ir ao conteúdo

Recomendação de gabinete com área da ventoinha traseira sem grade e com ODD.

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Espero que sim.

No meu último upgrade de gabinete, eu tinha comprado um CoolerMaster N400. Gabinete difícil de manejar cabo e ainda não era da época em que começaram a fazer dois compartimentos para separar fonte e storage do sistema principal. O gabinete, de fato, é um horror por dentro, comparado com os de novo design interior, mas é bem ventilado. Só uso um exaustor e o cooler da CPU, que é de torre. Neste gabinete, eu tinha feito um casemod, que foi recortar a grade do fan na serralheria - esse processo foi penoso, porque o serralheiro fez o possível, mas o aço não vem direitinho cortado... ele tem que ter um acabamento perfeito ali depois que é a gente que tem que fazer -- o serralheiro faz basicamente somente o bruto. Depois disso, tive que repintar o gabinete todo de grafite escuro e aproveitei para pintar as laterais de prata e também envernizar. Foram de 15 a 25 dias para finalizar o gabinete, com paciência. Inclusive a parte das tinas que foi mais penosa, pois pintar é preciso técnica e paciência, senão vira uma meleca só.

Eu estava pensando em adquirir outro CoolerMaster Elite 300 Steel, com baia ODD. Como sou colecionador de CD e ripador de CD, não tem como ficar sem esse recurso. Mas para deixar do meu gosto, teria que fazer tudo de novo, pois vi que ali terá que ser removida a grade no fundo.

Vi por algumas reviews que existem gabinetes com essa área da ventoinha exaustora totalmente aberta. Será que existe um gabinete com essa parte sem o gradil e com suporte a ODD? 

Eu lembro de ler sobre esses casemods em um fórum, no qual um determinado membro chamado "Pistola", recomendava comprar o gabinete mais baratinho possível e você mesmo realizar os mods, porque na visão dele, nenhum gabinete caro entregava tudo o que você quer 100%. isso procede em 2024? 

Orçamento para esta compra: Até 600,00.

E aí, qual gabinete vocês conhecem que tem essa abertura sem grade?

Abraços.

Segue imagens do meu casemod, de 2018:

mod01.thumb.jpg.da4008ce41e3634b8744fd8e7fcfa3e5.jpg

mod02.thumb.jpg.6b3ce4138851816e0780f06e74cb24e0.jpg

Postado

Não existe gabinete assim. E esse Cooler Master Elite é o que vai achar com baia ODD. Tem em alguns be Quete, mas são acima dos R$ 1.000,00  exemplo o Fractal DFesign Pop Air , a baia ODD fica nesta portinha embaixo - o que limita uso de HDD.

Eu removo está grade do fan exaustor dos meus gabinetes,  a tempos li que a grade por ser de chapa bloqueia uns 25% da passagem de ar.

Só recorto a grade com uma Dremel e passo base de unha para proteger a chapa exposta. Sem neuras com pintura. Um dos gabinetes tem uns 10 anos que foi cortado e não deu ferrugem

Se não quiser deixar as pás do fan expostas pode colocar uma grelha de fan, que por ser de arame de perfil redondo de uns 2mm bloqueia menos a passagem de ar.

Ou deixa exposta e lembre de não colocar os dedos ali. 😜

Postado
1 hora atrás, BourneShell disse:

... comprar o gabinete mais baratinho possível e você mesmo realizar os mods, porque na visão dele, nenhum gabinete caro entregava tudo o que você quer 100%. isso procede em 2024? 

Eu acho que não, o custo será maior do que comprar um gabinete atual adequado - só não compre as tranqueira com vidro "colado" nos fans, ou frente toda fechada para ter "fundo infinito", listinha de "frufru".

Em 2010-2015 casemod se justificava pela falta de opção, quando uns poucos gabinetes com airflow eram caros.

E olha que eu sou dos raros que não tem consumismo com gabinete, tenho um aqui que o dono original comprou por volta de 1999. Modifiquei para atender as minhas necessidades, de forma prática sem preocupação com visual. Outro é de ~2010. Continuo usando porque não vejo razão para ter gabinete com lateral de vidro.

Hoje só uma pintura bem feita fica quase no preço de um gabinete razoável, se pagar um pintor então fica mais caro, e o resultado pode não ficar bom, a não ser que o cara seja especializado em pintar gabinetes.

Postado

Olá galera, 

Certo. Acho que pedir ODD com essa abertura é "exigir demais" dos fabricantes. Mas é o seguinte... eu tinha pesquisado tempos atrás, e considerando que eu desista do ODD, existe algum que não tenha ODD, mas tenha esse corte na área da ventoinha? Porque sinceramente, levar isso num serralheiro é tenso... uma porque o cara nem sabe do que se trata ou para que serve, então ele mete a mão com força, arregaçando o gabinete. Eu sinceramente lembro de ter visto alguma coisa com duas câmaras, em torno de 700 reais, e já era cortada. O ODD vou ter que abrir mão mesmo. 

Vocês lembram de algum modelo com esse furo e sem o ODD? Terei no caso que mudar para e-SATA aqui o sistema do DVD-RW.

Abraços.

Postado

Já vi muita analise de gabinete, e não me lembro de nenhum atual que não tivesse a grade estampada sobre o fan traseiro.

Se fizesse gabinetes sem a grade sobre os fans nos EUA algum "fool"  enfiaria o dedo no fan e processaria o fabricante

O Lancool 216 tem um suporte de fan externo, mas também tem grade.

Compre uma mini-retifica "baratex" do AliEX e corta voce mesmo. Ou deixa a grade lá e usa um fan exaustor com CFM acima dos 60.

• Solução
Postado

Será que compensa o ganho de airflow em troca da maior chance de entrada de insetos, poeira, etc? Isso se o PC é desligado, se ficar ligado 24/7 não chega a ser um problema.

Postado

Fala galera,

Isso mesmo. Eram esses da Lian Li e Corsair, de 2018. Eu lembro de um que era totalmente aberto, um modelo da Corsair, não tinha ODD e era bem caro. Bom, vejo que tem um Lian Li na Kabum por 799,00 que é bem interessante. Um branco com vidro. Mas esse mercado é um organismo vivo... ele muda a cada dia... com a migração da massa aos portáteis e AIO, o white box permanece cada vez mais restrito a um nicho de compradores e peças exorbitantes. Vou analisar aqui o que vocês colocaram. 

Sobre o comentário de @Shaman93, realmente, e se entra um barata voadora pela passagem, não é mesmo? Está certo que seria um azar daqueles. Acredito que esses da Lian novos e Corsair possuem alguns modelos com a grade mais aberta, o que dispensaria todo o trabalho de removê-la.

Obrigado galera.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...