Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, nenhum técnico conseguiu me ajudar. Até a placa-mãe eu já troquei, comprei no-break senoidal e continua acontecendo, não sei mais o que fazer. 
O problema acontece aleatoriamente, é indiferente estar com muitas tarefas ativas ou não. Não tenho jogos, mas trabalho com renderização, as vezes acontece só com o word aberto, as vezes enquanto trabalho em bim - é realmente aleatório.
Quando isso acontece, não aparece nenhum tipo de mensagem de erro, nem bipe, nem travamentos, nada - simplesmente a tela fica preta com um "sem sinal" aparecendo enquanto o cpu continua trabalhando. O som some também.
No início até achava que estava desligando, mas um amigo me alertou para o som dos fans e a luz (branca) piscando dentro.

A loja que montou passou 3 meses rodando toda a espécie de testes de estresse (e me enrolando) remotamente e não descobriu. Mandaram técnicos aqui para resolver, passou por 2 - um deles levou a máquina e testou peça por peça, concluiu que era a placa-mãe. Aí comprei outra e troquei, mas agora o problema continua acontecendo. O problema começou em maio desse ano, recebi o pc no início de dezembro do ano passado. A placa-mãe foi trocada no início de setembro e semana passada voltou a apresentar o problema.

Para vcs terem noção: a loja que montou (e passou MESES rodando testes de estresse por horas em dias aleatórios) cogitou ser problema de energia (da rede do meu bairro) e me fez testar o pc em outro bairro (!!!), mesmo eu tendo mostrado laudo do eletricista atestando a estabilidade da rede. Então testei na casa de um colega que tem até placas solares alimentando a casa (fui nele pra ter CERTEZA de que não seria problema na rede), mas aconteceu lá também.
Depois a loja me fez trocar os cabos da fonte e do monitor (comprado na mesma época do pc), nada também. E agora, pra ajudar a piorar, também vem acontecendo do mouse e teclado (ambos wireless) pararem de funcionar e só voltarem se reiniciar o pc.
Vocês são minha última esperança, meu pc não tem nem um ano e não posso usar com o coração tranquilo. Alguém sabe o que fazer?

Abaixo a configuração:
- PROCESSADOR Intel Core I7-11700F ROCKET LAKE 2,50GHZ 16MB (sem vídeo onboard)
- placa-mãe MSI B560M PRO-E - INTEL 1200 - DDR4 - MATX - M.2 - VGA/HDMI
- GPU NV RTX3060 12GB GDDR6 VENTUS 2X OC MSI 912-V397-856
- SSD KINGSTON 1TB NV2 M.2 2280 NVMe PCIE 4.0 - SNV2S/1000G
- memória 16GB DDR4 3200MHZ CL16 KINGSTON FURY BEAST BLACK - DESKTOP - KF432C16BB/16 (2 unidades)
- FAN 120MM SCYTHE KAZE FLEX 120 BLACK COM PWM 300-1500RPM (4 unidades)
- WATER COOLER GAMDIAS CHIONE M2-240R 
- FONTE ATX 650W PYLON COM CABO PFC ATIVO 80 PLUS BRONZE PRETO XPG
- MICROSOFT WINDOWS 10 PRO 64 BIT

• Membro VIP
Postado

@Alline Miller Boa noite.

Pelo seu relato, creio que não tenha experiencia com montagem de computadores, certo ? Posso te dar algumas orientações baseado no que você escreveu, mas para uma solução definitiva creio que vai ser necessário levar o computador em uma assistência de confiança se for o caso.

Se a troca da placa-mãe imediatamente resolveu o problema, o problema era ela, até ai acredito que seja um fato. 

Agora tem uma coisa, se o problema voltou, tem alguma outra peça que provavelmente está causando problema na placa-mãe, e eu acredito que seja a fonte.

A forma de ter certeza é, como eu disse, levar o computador em um lugar que você confie, e pedir pra eles fazerem um teste com base no que eu lhe informei acima.

Na minha opinião o técnico que levou o computador testou peça por peça e chegou a conclusão que era a placa-mãe colocando outra no lugar e testando, mas se a fonte está com algum problema, ela pode ter causado o defeito na nova placa-mãe com o tempo.

Mas enfim, essa é apenas uma suposição. Seria necessário testes pra ter 100% de certeza que não é outro componente. Você tem algum amigo ou conhecido que tenha um computador e tenha alguma forma de te auxiliar nos testes das peças ? Caso contrário a solução é realmente uma assistência especializada. Mas tem que ter muito cuidado, assistência realmente boa é difícil de achar.

A placa-mãe creio que está na garantia. Então dá pra trocar se ela realmente estiver com defeito, mas se a causa do problema não for solucionada, o problema pode voltar na placa-mãe de novo (caso seja ela o problema).

Prosseguindo:

1 - Esse problema sempre acontece uma vez ou mais vezes por dia ? ou as vezes fica muito tempo sem acontecer, tipo uma semana ?

2 - Caso aconteça todo dia, eu tentaria utilizar o computador pelo menos um dia no modo de segurança pra ver o resultado. não vai ter como fazer muita coisa nele, mas já é um teste.

3 - Tente ver se o log de erros do Windows não grava esse evento quando acontece, pode ter alguma pista da causa lá. Aqui tem um vídeo que talvez ajude nisso.

4 - No gerenciador de dispositivos aparece algum dispositivo com erro ?

5 - Por fim, o computador foi formatado alguma vez pra testar ?

• Amei 1
Postado

@Alline Miller baixe o whocrashed, pelo seu relato creio q seja problema de driver com divergencia pra placa de vídeo.

[...]

meeeeeee

escrevi pacarai depois de ler só metade, se tá parando mouse e teclado a fonte tá cortando a energia pra se proteger de algo

n sou muito de acompanhar tendencias em fontes, uso seasonic já tem uns 20 anos e nunca precisei me atualizar nisso, mas pelo q vejo aqui no forum a xpg tá com umas fonte bichadas e tão falando pra ficar longe delas

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Vocês são feras demais, muito obrigada pelas dicas!
@Simuroc Eu abri o visualizador de eventos conforme você indicou e identifiquei que tiveram 308 mensagens de erro sobre o SSD só enquanto eu reiniciava (O dispositivo, \Device\Harddisk0\DR0, possui um setor defeituoso.)!  Além do erro crítico "O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente." quando reiniciei depois que sumiu o vídeo de novo (agorinha). O log de erro que gravou foi esse "O desligamento do sistema que ocorreu às 14:32:05 do dia ‎01/‎11/‎2024 não era esperado." sinalizado como erro. Em detalhes descrito no código colado abaixo.
Sobre os desligamentos: sim, acontece várias vezes ao dia aleatoriamente, mesmo estando ligado no no-break. Eu cheguei a conferir o gerenciador de tarefas seguindo uns vídeos que encontrei no youtube (sobre onde deveria investigar), aparentemente tudo normal lá, todos funcionando normalmente. E não, ainda não testei em modo de segurança, vou fazer isso logo mais, depois do expediente. E também nunca foi formatado depois desses problemas. 

O código que aparece em detalhes no erro relacionado ao "desligamento":

- <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">

- <System>

<Provider Name="EventLog" />

<EventID Qualifiers="32768">6008</EventID>

<Version>0</Version>

<Level>2</Level>

<Task>0</Task>

<Opcode>0</Opcode>

<Keywords>0x80000000000000</Keywords>

<TimeCreated SystemTime="2024-11-01T17:33:13.0472858Z" />

<EventRecordID>112524</EventRecordID>

<Correlation />

<Execution ProcessID="2960" ThreadID="2180" />

<Channel>System</Channel>

<Computer>Miller</Computer>

<Security />

</System>

- <EventData>

<Data>14:32:05</Data>

<Data>‎01/‎11/‎2024</Data>

<Data />

<Data />

<Data>12972</Data>

<Data />

<Data />

<Binary>E8070B00050001000E00200005002B01E8070B00050001001100200005002B013C0000003C000000000000000000000000000000000000000000000000000000</Binary>

</EventData>

</Event>

A propósito@Simuroc@G4R0D, vocês são do Rio de Janeiro? Podem indicar alguém para me atender? Eu nunca pretendi resolver sozinha, só estou com dificuldade de encontrar profissional capacitado e confiável (por indicação, de preferência). Seria incrível ter atendimento de vcs.

Postado

@G4R0D Rodei o WhoCrashed como você indicou e ele me retornou 5 erros do sistema relacionados a driver de vídeo, mas no painel da NVidia diz que tudo está atualizado. O app ainda sugere que eu busque sobre o código de erro juntamente com a marca e o nome (?) do computador para buscar alguma solução já discutida em fóruns, vou fazer isso agora.
Aponta esse driver: nvlddmkm.sys (NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 560.94 , NVIDIA Corporation). 

Mas o engraçado nessa busca do WhoCrashed é que ele não pegou todos os desligamentos. Tive um pouco depois de postar a resposta anterior (14:30 mais ou menos) aí trabalhei um pouco e desligou de novo por volta das 16:30. O "minidump" das 16:30 foi pego, mas o das 14:30 não - antes desse das 16:30, o próximo da lista foram 2 de anteontem (ontem não liguei o pc) e depois outro de sábado. Enfim, só comentando, agora estou com medo de ter várias peças com problemas...
Muito obrigada pela indicação, vou ver se ainda consigo acionar as garantias de todas as peças que eu puder até que algum profissional fera como vcs me ajude a encontrar o problema (e resolver definitivamente)!

Postado

@Alline Miller  o q ele fala é pra buscar tipo "00x54234267452as" intel windows 10 pra ver se acha algo relacionado ao q foi relatado

se for só a tela apagando é muito provavelmente só driver mesmo, já tive esse problema e só aceitei q TODAS soluções de software são temporárias, a unica solução foi trocar gpu, mas usei por quse 2 anos antes de trocar, a minha desligava por 1-2 sec e voltava e era bem esporadico, tinha dia q nem acontecia

porém se estiver desligando o pc (ficando a tela preta e apagando mouse e teclado) aí é quase certeza q a psu tá tentando proteger o restante do pc por conta da gpu bichada, ou a fonte só tá indo de vala, em qq uma dessas duas opções recomendaria trocar eses dois

Tenta conversar com a loja pra chegar num meio termo da toca da gpu ao menos, mas se possível trocaria a fonte tb por precaução de qualidade

• Membro VIP
Postado

@Alline Miller Boa tarde.

Infelizmente não sou do Rio, não consigo te indicar uma boa assistência por ai 😞

Tenta reinstalar o driver de vídeo usando o DDU e veja se o problema é resolvido. 

Se não for resolvido, creio que seja um problema de hardware mesmo. 

Baixe o HD Tune Pro e faça alguns testes, ele mostra se o SSD possui algum problema ou algum setor defeituoso. Ele é pago, mas possui um período de teste gratuito que você pode usar para fazer esse teste. Caso ele aponte algum erro ou setor defeituoso, como você encontrou no outro log acima, o recomendado é primeiramente trocar o SSD que você está usando e verificar se o problema é resolvido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!