Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu comprei o kit upgrade de um i5-12400f e uma placa-mãe Gigabyte h610m, eu instalei tudo certo , só que a temperatura do processador fica muito alta  fica entre 55-70 graus so na área de trabalho , e quando tento jogar algo fica 86+ , já troquei pasta térmica , troquei o cooler original para um que eu tinha , queria saber se tem alguma configuração na placa-mãe que eu possa fazer que está ocasionando isto , tipo limitando as fans do processador  ou alguma outra solução 

• Pedroou alterou o título para Core I5-12400f chegando a 70 graus em na área de trabalho
  • Pedroou alterou o título para Core I5-12400f chegando a 70 graus na área de trabalho
Postado
28 minutos atrás, Igor Carvalho. disse:

... troquei o cooler original para um que eu tinha

Mas que cooler é esse, pode ser pior que o original.

O que faz diferença para os LGA1700 é usar o BCF (Bent Correction Frame) para evitar o empenamento que prejudica o contado da base do cooler com o Die do CPU, diminuindo a eficiência da refrigereação.

https://www.guerradigital.com.br/produtos/thermalright-intel-12th-13th-14th-gen-bending-correct-frame-lga17xx/  - No AliEx tem clones mais baratos.

Nesse momento meu i5-12400F com o BCF e um air cooler torre DeepCool Gammaxx 400 V2 esta a 32-34 graus (temperatura ambiente 27 graus) num gabinete com airflow OK.

28 minutos atrás, Igor Carvalho. disse:

... queria saber se tem alguma configuração na placa-mãe que eu possa fazer que está ocasionando isto , tipo limitando as fans do processador  ou alguma outra solução 

Se ligou o cabo de alimentação da fan do air cooler no connector CPU_FAN a rotação deste fan é controlada pelo BIOS, em função da temperatura do CPU, aumentando e diminuindo conforme a necessidade.

Pode ser que a placa-mãe esteja com o PL (power limit) liberado, o que eleva o TDP nominal de 65 W para mais de 100W e aumentando o consumo aumenta a temperatura de operação do CPU.

Nas ASUS essa configuração se chama "Multi Core Enhancement", não sei nas Gigabyte. Porém saiba que limitando o PL a 65W o CPU não atingira o clock Turbo próximo dos 4400MHz anunciados pela Intel.

• Curtir 1
Postado

Eu tenho um 12400 e com o cooler box as temperaturas ficam realmente muita altas(perto dos 80) ... troquei pelo AG400 e problema resolvido... em torno de 35 em repouso e 50 jogando... 

Postado
53 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas que cooler é esse, pode ser pior que o original.

O que faz diferença para os LGA1700 é usar o BCF (Bent Correction Frame) para evitar o empenamento que prejudica o contado da base do cooler com o Die do CPU, diminuindo a eficiência da refrigereação.

https://www.guerradigital.com.br/produtos/thermalright-intel-12th-13th-14th-gen-bending-correct-frame-lga17xx/  - No AliEx tem clones mais baratos.

Nesse momento meu i5-12400F com o BCF e um air cooler torre DeepCool Gammaxx 400 V2 esta a 32-34 graus (temperatura ambiente 27 graus) num gabinete com airflow OK.

Se ligou o cabo de alimentação da fan do air cooler no connector CPU_FAN a rotação deste fan é controlada pelo BIOS, em função da temperatura do CPU, aumentando e diminuindo conforme a necessidade.

Pode ser que a placa-mãe esteja com o PL (power limit) liberado, o que eleva o TDP nominal de 65 W para mais de 100W e aumentando o consumo aumenta a temperatura de operação do CPU.

Nas ASUS essa configuração se chama "Multi Core Enhancement", não sei nas Gigabyte. Porém saiba que limitando o PL a 65W o CPU não atingira o clock Turbo próximo dos 4400MHz anunciados pela Intel.

mas comprando esse bcf ajudaria em que exatamente? o cooler é  universal que eu comprei faz um tempo ele é bem maior do que o padrão da Intel , e em questão do Power limit quando eu chegar do trabalho irei ver isso, e esqueci de falar que quando eu  início um jogo chega até dar 100 graus.

16 minutos atrás, bngomes disse:

@1lokos @1lokos@bngomes

17 minutos atrás, bngomes disse:

Eu tenho um 12400 e com o cooler box as temperaturas ficam realmente muita altas(perto dos 80) ... troquei pelo AG400 e problema resolvido... em torno de 35 em repouso e 50 jogando... 

mas o que eu acho estranho é que chega a dar 100 graus com o jogo aberto , mesmo com um cooler padrão ou o alternativo a eu coloquei não deveria pegar 100 eu acho

Postado
23 minutos atrás, Igor Carvalho. disse:

.... o cooler é  universal que eu comprei faz um tempo ele é bem maior do que o padrão da Intel

@1lokos@1lokos@bngomes

O fato do cooler ser maior não implica melhor, tem cooler genérico com fan fraco.

Esse cooler tem o suporte específico para o LGA1700?

O gabinete que usa ė frente mesh, tem fans circulando ar? Se tem quantos  e em que posições?

Além do cooler um gabinete ruim aumenta 10 a 15 graus na temperatura do CPU, a falta do BCF pode aumentar uns 5 graus, fan no topo de gabinete no lugar errado pode aumentar 2-3 graus.

Postado

@1lokos Não sei qual o meu gabinete, é um da pichau comprei em 2020 o pc completo apenas fiz um upgrade vou mandar foto de tudo por dentro
@Edvaldo J. Frederico Vou postar a foto.

@Edvaldo J. Frederico @1lokos da91ee57-e6ef-4589-9103-680de2025b59.pngg.thumb.png.b21e6233baf039d65217c863a19c7a7b.pngb1e6c74f-83da-4019-825d-a12cdf5aa94b(1).thumb.png.20033559ad68fb5e31cdff38d9760b2c.png

Obrigado a todos,consegui resolver troquei de cooler para o padrão e tirei e coloquei o processador novamente ele fica entre 50 graus/60 na area de trabalho mas quando eu abro algum jogo fica a mesma temperatura não passa de 82.

Postado

Pela foto o cooler é um Gamemaxx Gama 200, que não tem compatibilidade com o LGA1700, por isso ficou com  contato inadequado com o Die do CPU o que prejudicou a refrigeração. É anunciado para TDP até 95W, inferior ao que o i5-12400F dissipa com o PL liberado.

O gabinete é ruim de airflow, não tem entrada de ar frontal, então mesmo que tenha fans na frente ficam ineficientes, apenas circulando o ar aquecido do interior.

Mas as temperatura estão boas considerando as circunstâncias.

Eventualmente se achar que precisa trocar o air cooler:

Thermalright Assassin X 120 R SE ARGB - R$ 129,90

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!