Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ontem montei 7 fans no meu computador através de uma controladora rise mode (alimentada por um cabo sata). Antes da montagem das 7 fans, testei primeiro um cooler ARGB e um cabo sleeved ARGB na controladora e correu tudo bem. Após a instalação das 7 fans, ao ligar o PC, notei imediatamente um zumbido vindo do computador (de início pensei que fosse alguma das fans) e, após isso, fiz os seguintes testes: diminui e aumentei a velocidade das fans para ver como o zumbido iria se comportar. Ao desligar as fans via controle, o zumbido parava no mesmo momento em que eu apertava o botão para desligar. Ao botar as fans em potência máxima, imediatamente o barulho se encerrava também (não me digam para usar na velocidade máxima para o zumbido parar, eu uso as fans na velocidade mínima, prefiro assim rsrsrs). Esse zumbido estava me incomodando bastante e hoje descobri o que é; um possível coil whine da fonte. Como eu imaginava, esse barulho com certeza era algo relacionado a alimentação/energia. Alguém sabe se tem como resolver sapouha? Trabalho através do computador e o barulho acaba se tornando um pouco chatinho... O zumbido não é lá uma tempestade, apenas o headset sem som algum já torna o zumbido imperceptível (mas eu não fico de headset o tempo todo😁). O zumbido não progride, ele fica na mesma altura durante todo o tempo de uso, independente da exigência de tarefas. O tal suposto coil whine na minha fonte está ocorrendo devido a alimentação das 7 fans. O que mais me surpreendeu foi o zumbido não aumentar junto com o aumento da velocidade das fans, pois tecnicamente quanto maior a rotação, maior o consumo de energia. O zumbido em velocidades mais altas é o mesmo que na velocidade mínima. O zumbido só se encerra caso eu aperte o botão de desligar a ventoinha das fans ou então caso eu coloque-as em velocidade máxima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!