Ir ao conteúdo

Quais upgrades fazer nesse PC? SOMENTE edição de imagens e design gráfico

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Amigos,
Tenho um PC meio antigo aqui e queria saber qual upgrade fazer sem gastar muito.

Não será usado para games nem edição de vídeo.
Também queria saber qual a ordem de compra ideal, caso eu não possa comprar tudo de uma vez...

Queria lembrar que a Adobe está pedindo um processador com Advanced Vector Extensions 2 (AVX2)... pelo visto o meu processador atual não tem isso.

Muito obrigado!

image.png.9c4339ef8a988c0bddc9c37ea14b43b4.png

image.png.08b1b2d1af29b9500f11e3e2717d34c8.png

image.png.21a2e15963f59215465145e152871a29.png

image.png.3259883c783b7fefc039fc1ccc7eae5d.png

• Curtir 1
Postado

Olá!

Penso em gastar por entre 3 e 4k... Não preciso de muito luxo, e sim boa eficiência (saída de imagens para gráficas). Ainda quero buscar um bom monitor para ele (com ótima calibração de cores), mas pensei em fazer isso posteriormente.

O valor é baixo?

Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, kwanzaa disse:

Olá!

Penso em gastar por entre 3 e 4k... Não preciso de muito luxo, e sim boa eficiência (saída de imagens para gráficas). Ainda quero buscar um bom monitor para ele (com ótima calibração de cores), mas pensei em fazer isso posteriormente.

O valor é baixo?

Muito obrigado!

Soquete 1155, o máximo que sua placa vai suportar é um i7-3770, mas se você pode gastar entre 3 e 4 mil, a melhor opção seria trocar essa placa-mãe e processador

Postado

Processadores de 3ª gerção não suportam instrução AVX2, isso só começou a vir a partir da 4ª geração Intel. Qualquer CPU moderno que você comprar já terá suporte a AVX2, por exemplo, um CPU Ryzen da plataforma AM4. Dá pra montar uma plataforma assim sem gastar muito. Com menos de R$3.000 você consegue uma configuração completa do zero com Ryzen 5 5600GT e ainda sobra mais de R$1.000 pra um bom monitor, acredito que os colegas podem te ajudar com isso.

• Curtir 2
Postado

@PowerGuido01 Olá, acho que será o caso. Ambos (placa-mãe e processador) me parecem obsoletos.

Saberia me recomendar marcas e modelos? Será que consigo aproveitar a black november? 

Muito obrigado!

@GuilhermeGB Muito obrigado pelas informações! 

• Curtir 1
Postado

@kwanzaa bom, vou deixar minha sugestão pra você, já que ninguém respondeu ainda.

Ryzen 5 5600GT - R$848

MSI A520M-A PRO - R$395

RAM Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz (x2) - R$480 (32GB será ideal pra você trabalhar com tranquilidade)

SSD Kingston NV2 1TB - R$400

Fonte Rise Mode Zeus 550W - R$240

Gabinete seria opcional, se quiser poderá usar o que já tem.

Monitor LG UltraGear 27" 1080p IPS - R$930

Esse monitor UltraGear teve a versão de 24" testada pelo Peperaio Hardware, e ela se saiu muito bem. Ele vem calibrado de fábrica, então tem uma boa precisão nas cores. Não é um monitor profissional, claro, então ele não tem um suporte tão alto para certas gamas de cores. Você poderá ver mais no review completo:

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@kwanzaa bom, vou deixar minha sugestão pra você, já que ninguém respondeu ainda.

Ryzen 5 5600GT - R$848

MSI A520M-A PRO - R$395

RAM Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz (x2) - R$480 (32GB será ideal pra você trabalhar com tranquilidade)

SSD Kingston NV2 1TB - R$400

Fonte Rise Mode Zeus 550W - R$240

Gabinete seria opcional, se quiser poderá usar o que já tem.

Monitor LG UltraGear 27" 1080p IPS - R$930

Esse monitor UltraGear teve a versão de 24" testada pelo Peperaio Hardware, e ela se saiu muito bem. Ele vem calibrado de fábrica, então tem uma boa precisão nas cores. Não é um monitor profissional, claro, então ele não tem um suporte tão alto para certas gamas de cores. Você poderá ver mais no review completo:

top demais, eu tava procurando uma configuração parecida com essa mas com processador sem Vídeo integrado pois ele disse que não vai usar pra games, o fato é que a maioria das interfaces de hoje precisam de um pouquinho de placa de Vídeo e o mercado de processadores tem uma variedade muito boa quando se trata de tarefas basicas ou ate mesmo jogos medianos, mas se fosse o caso ele poderia usar a GTX 1650 da primeira foto que ele mandou, mas enfim você ja resumiu tudo, ate eu compraria uma conf dessa.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Super obrigado pelas sugestões. Um colega me sugeriu este abaixo, mas é o dobro do valor do que você sugeriu:

image.png.d66f0229a87551d107978ac382fb2b36.png

Para o meu propósito (design gráfico e edição de imagens, nível profissional), é desnecessário gastar isso, então?

Estou querendo um monitor realmente profissional, com excelente resolução e calibração de cores... pelo visto o item mais caro dessa minha montagem...

Minha placa de vídeo comporta bem minhas necessidades, na sua opinião?

Obrigado novamente!

• Curtir 1
Postado

@PowerGuido01 ainda bem que você comentou, eu não tinha percebido a GTX 1650 ali. Nesse caso daria pra trocar o Ryzen 5 5600GT pelo Ryzen 5 5600, já que não será necessário o gráfico integrado.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20788/processador-amd-Ryzen-5-5600-35ghz-44ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4-100-100000927box

O Ryzen 5 5600 é um CPU um pouco mais potente que o 5600GT em jogos, mas em uso normal é quase a mesma coisa. Se quiser investir um pouco mais em CPU, também tem o Ryzen 7 5700, ele ainda seria mais fraco que o Ryzen 5 5600 em jogos, mas para multi-tarefas ele é mais rápido.

https://www.kabum.com.br/produto/520367/processador-amd-Ryzen-7-5700-3-7-GHz-4-6ghz-max-turbo-cache-4mb-8-núcleos-16-threads-am4-100-100000743box

@kwanzaa pra você usar um 12700K não é qualquer PC de R$4.000 que vai suportar, o buraco é bem mais embaixo. Se você tiver uma fluxo de trabalho muito grande, até vale a pena investir numa máquina high-end, mas você também pode começar aos poucos. Eu recomendaria que você ficasse com o Ryzen 7 5700 acima mesmo, por enquanto está de bom tamanho. O que o CPU vai influenciar será apenas no tempo de renderização final da imagem, enquanto mais rápido o CPU, mais rápida será a renderização.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB exatamente, estamos chegando a um concenso aqui.

5 minutos atrás, kwanzaa disse:

Minha placa de vídeo comporta bem minhas necessidades, na sua opinião?

eu acho que sim, se você colocar um Ryzen 7 5700 com essa GTX 1650 vai usar bem ela, mas se você quiser zerar o jogo pode colocar um RTX 3060, mas ai vai depender do seu bolso

13 minutos atrás, kwanzaa disse:

Estou querendo um monitor realmente profissional, com excelente resolução e calibração de cores... pelo visto o item mais caro dessa minha montagem...

vai ter que olhar direitinho mas ai vai ficar bem caro mesmo, no caso de comprar um monitor mais caro, você pode ir com a conf que o mano GuilhermeGB deu: 

Ryzen 5 5600

MSI A520M-A PRO 

RAM Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz (x2)

SSD Kingston NV2 1TB

Fonte Rise Mode Zeus 550W 

ai economiza pro monitor

• Curtir 2
Postado

@kwanzaa eu não entendo tanto assim de monitores, muito menos monitores profissionais. Mas fiz uma breve pesquisa e encontrei esse modelo da LG, com resolução 4K, suporte para HDR400 (então é HDR real) e cobertura de cores DCI-P3 de 95% (excelente cobertura). Ele custa R$1.900:

https://www.kabum.com.br/produto/472913/monitor-profissional-lg-27-4k-uhd-ips-displayport-e-HDMI-hdr400-freesync-dci-p3-95-branco-27up650-w

Seria mais pra você ter um norte de quanto você precisaria investir para ter um monitor profissional. Talvez algum colega mais entendido dessa área possa sugerir outras opções.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@kwanzaa eu não entendo tanto assim de monitores, muito menos monitores profissionais. Mas fiz uma breve pesquisa e encontrei esse modelo da LG, com resolução 4K, suporte para HDR400 (então é HDR real) e cobertura de cores DCI-P3 de 95% (excelente cobertura). Ele custa R$1.900:

https://www.kabum.com.br/produto/472913/monitor-profissional-lg-27-4k-uhd-ips-displayport-e-HDMI-hdr400-freesync-dci-p3-95-branco-27up650-w

Seria mais pra você ter um norte de quanto você precisaria investir para ter um monitor profissional. Talvez algum colega mais entendido dessa área possa sugerir outras opções.

exatamente mano, eu acho que nesse caso seria melhor ter 2 monitores desse que você falou: Monitor LG UltraGear 27" 1080p IPS  seria melhor assim do que um de 2000 reais, esse ai com resolução de 4k, pra aproveitar bem ele talvez tenha que melhor a placa de Vídeo, tem que olhar direitinho ne

Postado

@PowerGuido01 a GTX 1650 não seria problemas para editar imagens em 4K, jogar em 4K é outra história. No Photoshop, a GPU é usada apenas para acelarar alguns efeitos específicos.

Citação

Embora a Adobe esteja constantemente expandindo o suporte de aceleração de GPU para o Photoshop, a demanda atual na placa de vídeo é, na verdade, relativamente leve. Até mesmo uma placa de vídeo de entrada será capaz de fornecer um grande aumento no desempenho para efeitos acelerados por GPU, mas há uma queda acentuada no benefício de desempenho ao usar qualquer coisa além de uma placa de vídeo intermdiária. Algumas tarefas podem ver um benefício de desempenho ao usar uma placa de ponta como a GeForce RTX 3090, mas uma RTX 3070 Ti vai deixá-lo a alguns por cento do melhor desempenho possível.

Essa citação vem de um artigo da Puget Systems, uma empresa especializada em Workstations.

https://www.pugetsystems.com/solutions/photo-editing-workstations/adobe-photoshop/hardware-recommendations/

Trabalhar com edição de imagem em 4K seria bem melhor do que em 1080p por causa do nível de detalhes. Ainda acho que 4K numa tela de apenas 27" é um pouco de exagero (Quad HD estaria bom), mas o padrão de monitores profissionais hoje em dia é 4K.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB @PowerGuido01 Vocês foram dez. Muito obrigado até então pelas sugestões. Estou anotando tudo e vou estudar essas opções o quanto antes pra aproveitar a black 👍 De qualquer forma, deixo a pergunta ainda em aberto para se houver mais alguma sugestão. Obrigado!

• Curtir 2
Postado

Amigos,

Vou seguir a recomendação do colega @GuilhermeGB  — e dos outros colegas também — para dar um up no meu PC.
O que vou adquirir:

Processador Ryzen 7 5700
placa-mãe MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4
memória RAM Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16 (x2)
SSD Kingston NV2 1TB
Fonte Rise Mode Zeus 550W

Lembrando que quero manter, do meu PC atual, a placa de vídeo GTX 1650, como vocês me recomendaram!

Mas tenho umas últimas dúvidas, acho que vocês podem me ajudar (me perdoem se a perguntas são meio burras)

1 - Meu PC atual tem 4 pentes memória de 4GB cada. Ao comprar os dois de 16GB, terei que descartá-las, certo?

2 - Estes são os HDs que tenho:

image.png.e84a9c8181765622aefe2332263c63ba.png

Eu uso o D para trabalhar. Todos os meus trabalhos em andamento estão lá, além de uma boa quantidade de trabalhos terminados no último ano.

A partição E eu deixo para backup de algumas coisas.

No C estão todos os meus programas.

Quero sim comprar um SSD, como mostrei acima; mas pelo visto 1TB não seria o suficiente... devo descartar de vez esses HDs? Ou é possível instalar os dois (HD e SSD) e ir transportando todos os dados com o tempo? O que vocês me sugerem?

3 - Tenho um gabinete antigo... grande e pesado. Ele ainda tem CD e por incrível que pareça, até entrada para disquete de 3 1/2! Tá na hora de trocar, né? Alguma recomendação com bom custo-benefício?

4 - Por falar nisso, é importante que eu tenha portas USB para scanner, teclado, mouse, etc... terei isso tranquilamente, certo?

5 - Não posso ficar muito tempo sem minha máquina por conta do trabalho... minha ideia seria levar minha máquina e os componentes para a montagem no dia e buscá-la (no máximo) no dia seguinte. Isso é factível para um técnico? Há alguma forma de eu mesmo agilizar este processo?

Acho que é isso. Me desculpem se algumas perguntas foram meio burras, mas, apesar de trabalhar com ele o dia todo, a parte técnica é uma incógnita, rs

Obrigado!

• Curtir 1
  • Solução
Postado
33 minutos atrás, kwanzaa disse:

1 - Meu PC atual tem 4 pentes memória de 4GB cada. Ao comprar os dois de 16GB, terei que descartá-las, certo?

Você não deve usar, pode deixar guardadas ou pode vender, você quem sabe.

35 minutos atrás, kwanzaa disse:

Quero sim comprar um SSD, como mostrei acima; mas pelo visto 1TB não seria o suficiente... devo descartar de vez esses HDs? Ou é possível instalar os dois (HD e SSD) e ir transportando todos os dados com o tempo? O que vocês me sugerem?

Você pode manter seus discos atuais sem problemas, o SSD NVMe que eu recomendei vai trabalhar junto com eles, só que encaixado no slot próprio da placa-mãe, o que não afeta os outros. Acredito que você ainda não tenha um SSD, então é altamente recomendado que você clone a partição onde o sistema operacional está instalado para o novo SSD, assim seu sistema ficará bem mais ágil. Para clonar você pode usar aplicativos como o Macrium Reflect na versão Free mesmo. Depois de clonada, você pode deletar a partição original do seu HD.

36 minutos atrás, kwanzaa disse:

3 - Tenho um gabinete antigo... grande e pesado. Ele ainda tem CD e por incrível que pareça, até entrada para disquete de 3 1/2! Tá na hora de trocar, né? Alguma recomendação com bom custo-benefício?

Seria bom, principalmente porque seu processador pode acabar tendo dificuldades para resfriar durante uso pesado. E falando nisso, acho que não recomendei nenhum cooler, você também poderia adquirir um cooler melhor melhor para ajudar com o processador, mas isso pode deixar pra depois, até porque vai depender de você ter um gabinete com mais espaço.

O modelo que eu costumo recomendar é o Montech Air 100 ARGB, por ser um gabinete já completo com ventoinhas, bom fluxo de ar e relativament e barato por tudo que ele tem. Atualmente só tem a versão branca disponível pra venda, mas também existe na cor preta.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18716/gabinete-gamer-montech-air-100-argb-mini-tower-vidro-temperado-white-micro-atx

39 minutos atrás, kwanzaa disse:

4 - Por falar nisso, é importante que eu tenha portas USB para scanner, teclado, mouse, etc... terei isso tranquilamente, certo?

A MSI A520M-A PRO possui 2 portas USB 2.0 e mais 4 portas USB 3.0 na parte traseira. Você ainda pode expandir para portas USB adicionais no painel frontal do gabinete. Acredito que seria suficiente, mas caso precise de muitas portas, existem outras formas de expandir com hardwares adicionais.

41 minutos atrás, kwanzaa disse:

5 - Não posso ficar muito tempo sem minha máquina por conta do trabalho... minha ideia seria levar minha máquina e os componentes para a montagem no dia e buscá-la (no máximo) no dia seguinte. Isso é factível para um técnico? Há alguma forma de eu mesmo agilizar este processo?

A montagem da máquina você mesmo poderia fazer em casa, levaria apenas alguns minutos. Se você acha que não consegue, aí terá que verificar a disponibilidade de algum profissional, às vezes ele poderia até fazer o serviço na sua casa.

44 minutos atrás, kwanzaa disse:

Acho que é isso. Me desculpem se algumas perguntas foram meio burras, mas, apesar de trabalhar com ele o dia todo, a parte técnica é uma incógnita, rs

Não tem nenhum problema, estamos aqui pra ajudar no que for preciso.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...