Ir ao conteúdo

Vale a pena sair de Ryzen 5 5600 para ir de Ryzen 7 5700x?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

E aí pessoal do clube do hardware, beleza com vocês? Seguinte, estou num dilema aqui, vale a pena sair de 5600 e ir para 5700x? Quero mexer com projetos na UE5 e alguns jogos e gravação, os dois núcleos extra e 4 threads vão dar um gás? 

Config Atual:

*Ryzen 5 5600 

*64 GB DDR4 3200 MHz

*RTX 3060 12 GB

Postado

O ganho de performance em multi-tarefas (renderização) com o 5700X em stock não seria tão grande, talvez 20-30%, mas se você configurar o PBO e liberar os limites de energia dele para alcançar os mesmos níveis de um 5800X (a placa-mãe precisa ser boa), então seu desempenho em multi-tarefas pode subir em 40-50% comparado ao 5600. Em jogos você ainda será praticamente a mesma coisa do 5600, já são poucas engines de jogos que conseguem tirar proveito de uma grande quantidade de núcleos/threads da CPU.

OBS: Gravação de vídeo não se beneficiará de aumento de núcleos, já existem diversos testes por aí mostrando que até CPUs de 6 núcleos dão conta tranquilamente de uma máquina fazendo streaming ao vivo e não existe ganho prática com CPUs mais rápidos.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou 

Nesse vídeo o 5800x levou uma pequena vantagem sobre o Ryzen 5700x.

@GuilhermeGB Cara, tem diferença ser PCI 3.0 ou PCI 4.0, dá gargalo para tarefas intensivas tipo UE5 e jogos mais cpu bound? 

Tu sabes configurar o UE5? Estou querendo mais atualizar por isso. Preciso de recomendação de pelo menos um SSD NVMe bom para UE5 e se vale ou não a pena atualizar o 5600. A depender das circunstâncias atualizo.

Postado

@UserX_ eu não mexo com esse tipo de coisa no PC, meu negócio é só hardware mesmo. O que você vai fazer no UE5, exatamente? Vai trabalhar apenas com renderização 3D ou desenvolvimento de jogos? No caso você está comparando um jogo finalizado e otimizado, isso não reflete de forma alguma o desempenho de você trabalhando dentro da engine bruta, quem desenvolve o jogo que precisa fazer as otimizações. E no caso de você estar usando ela apenas para renderizar, o CPU vai afetar mais o tempo final da renderização.

Postado

@GuilhermeGB Quero trabalhar com uns projetos com Sample City da unreal engine. Tentei rodar com 16 gb ram e super lotou a ram, aí fui logo para 64 gb ram e executou, mas está mal otimizado.

No caso do vídeo mostrado, quis mostrar que em cpu bound o processador mais forte sobressaiu.

Se tiver interessado mostro como ficou uma build dele. 

Postado

@UserX_ Seria aquele projeto do Matrix Awakens? Se for, aí não tem muito o que fazer, esse projeto aí é praticamente uma Tech Demo bem crua, só para mostrar os potenciais gráficos na UE 5. Quase não existem hardwares no mundo que consigam rodar essa demo de forma completamente fluída, não só por falta de otimização dentro do projeto, mas também da própria engine. Tanto que recentemente atualizaram a demo para a UE 5.4 e teve uma grande melhoria na estabilidade e no aproveitamento de CPU, no vídeo abaixo tem um comparativo. Você também deve ter reparado que vários jogos recentes lançados dentro da Unreal Engine sofrem com diversos problemas de desempenho, principalmente pro lado da CPU. Boa parte dos problemas pro lado da CPU seriam resolvidos se a engine facilitasse uma pré-compilação de shaders.

Algo que você deve observar nesse vídeo é que, diferente do jogo que você usou como exemplo, que estava conseguindo extrair bem todas as threads dos 3 CPUs (veja que todas elas estão com 90+% de uso), nesse demo a maioria das threads estão com algo por volta de 50% de utilização na UE 5.0, já com o projeto rodando na UE 5.4 o uso das threads deu uma leve melhorada, usando por volta de 60%, mas ainda bem longe do ideal. Repare que em ambos os casos, apenas umas 4 threads estão com uso mais alto, que seriam as threads principais, as outras apenas estão auxiliando. Pra ter um melhor aproveitamento da CPU dentro dessa engine, precisa que o projeto seja receba uma otimização específica pra isso.

Postado

@GuilhermeGB Hm entendi cara. Vi que deu uma melhorada, mas longe do ideal. 

Tem uma build compilada, só que é difícil de baixar, já cheguei testar numa RX 590 e rodou no médio razoavelmente bem, pegando +30 quadros, numas situações ou outra caindo. 

Vídeo aqui adiantado rodando no editor. Perceba se acompanhar até o final, o projeto até apresenta problemas.

Muito lindo o projeto por sinal, já imaginou se sair um jogo nisso daí? 

O problema do projeto rodando aqui é que parece que começa a carregar assets e ficando aparecendo a mensagem informando a partição do mundo está lenta...

Já rodou na 1660 Ti? 

@GuilhermeGB Na versão 5.0 não tinha RT ou lumen ainda. Se otimizar isso do carregamento, já ajudaria muito. Tentei compilar o projeto, mas deu um monte de erro, tem que baixar um monte de trem. 

Postado

@GuilhermeGB Acho até tua config boa cara. Principalmente a RAM. Mas em breve você pode está vendo para ir de RTX ou alguma da AMD mais nova.

Agora por nós aqui, esse projeto é muito intensivo! Achei a tua recomendação do Ryzen 5 5600 excelente num tópico. Valeu! Aí depois adicionei mais ram.

Postado

@UserX_ digo fraca para os padrões dessa Tech Demo, que seria também um padrão para jogos do futuro. Minha ideia é pegar uma placa de vídeo mais potente mesmo, mas acho que as opções atuais muita exploração, os preços estão altos demais pelo que as placas oferecem na prática.

O Ryzen 5 3600 é ligeiramente mais lento que o Ryzen 5 5600. A arquitetura é diferente, o Ryzen 5 5600 é mais novo e tem algumas vantagens.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Peguei ele por recomendação de você e dos colegas aqui. Ótima recomendação por sinal. Eu ia de Ryzen 5 4600g, o intuito era economizar no início. 

Aí botei 64 GB e está liso, liso. Comecei com 16 gb, achei os preços de 32 gb e 64 gb muito salgado na época que comprei o meu kit. 

Com 16 gb RAM é melhor nem tentar cara, eu tentei rodar no meu kit na época com 16 gb, deu um monte de erro, pc quase apresentou problemas. 

Dá para rodar a build compilada, mas o negoço que é difícil achar.

image.thumb.png.1dba72f8d5f48f850ba6bf0f46f90bb2.png

@GuilhermeGB https://www.youtube.com/watch?v=QNhs0Xoh7lI

Aí vídeo rodando na RX 590 com a build compilada, a RX 590 inclusive é inferior a GTX 1660 Ti 6 GB. 

Aí setei os gráficos no arquivo de texto para o médio, acima disso a 590 não aguentou, a não ser talvez que use fsr, mas na época que lançou nem tinha. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@UserX_ fico feliz em saber que ajudei de alguma forma.

Com relação a RAM, eu uso meu PC mais para jogar casualmente, e nem são jogos tão pesados assim, então 16GB está dando conta. A coisa mais pesada que eu testei no meu PC foi geração de imagens com IA usando o Stable Diffusion, e pra esse tipo de aplicação, 16GB de RAM é pouco também, as vezes o programa quebra por falta de RAM. Minha placa de vídeo também é bem fraca para IA comparada as RTX, além de faltar poder bruto, também falta memória de vídeo, porque geração de IA também usa muita VRAM.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Tu sabes afinar memória RAM? Coloquei em 3600 e os timings ficaram mais altos. Você ajustou as suas ou elas vieram em CL 18 mesmo? Aí como vi isso, deixei no padrão mesmo, de resto a RTX faz o trabalho. Dá para ganhar quanto de desempenho assim fazendo esses ajustes? Tipo para jogos como Fortnite. Por sinal o Lumen, RT e Ray Tracing são muito pesados, quando habilito aqui, de +100 FPS, vai para 60-90 FPS maior parte do tempo, tem que usar dlss é claro. 

Postado
11 minutos atrás, UserX_ disse:

Dá para ganhar quanto de desempenho assim fazendo esses ajustes? Tipo para jogos como Fortnite.

Dá, mas mais em termos de 1% e 0,1% lows, ou seja aqueles stutterings chatos. O FPS bruto ainda vai ser determinado pela placa de vídeo, ainda mais com esses recursos da UE que são altamente GPU-intensivos. Ficaram mais altos quanto, exatamente? Rodando em 1T ainda, e sincronizado com o infinity fabric (FCLK)?

Postado

@UserX_ minhas memórias são 3600MHz CL18-22-22-42 já no perfil XMP. Eu já tentei alguns ajustes manuais, achei que estava indo bem por alguns dias, até que do nada deu uma maldita tela azul, aí desisti de mexer com isso.

Se quiser quebrar a cabeça com isso, pode dar uma olhada nesse vídeo:

Postado

@GuilhermeGB Estou fora haha 😆 Como o colega disse ali em cima, os ganhos não são tão expressivo. Prefiro comprar de CL baixo se for de último caso. Até achei esse proc Ryzen 7 5700x por um preço bacana ultimamente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!