Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É possível fazer um overclock somente na Vega 8 do Ryzen 3 3200g? Não entendo muito disso, mas tenho visto vários vídeos que dizem que é possível e muitos outros que dizem o contrário. Se possível fazer no processador, também, quais devem ser as configurações de tensão e frequência? Estou usando o MSI Afterburn, pois o Ryzen master não funciona.

A título de informação, também, o que significa essa total memory de 9 gb, nas imagens.

Capturadetela2024-11-08170328.png.d80c51789f9bbc91f518f30f451e9f67.pngCapturadetela2024-11-08170348.png.d2710269146b9ce9f0c2360a54cb67b7.png

Postado

Sim, é possível, mas eu te adianto que o ganho real é quase irrelevante. O maior gargalo da APU 3200G é o próprio processador e a RAM, e não a GPU. A GPU integrada meio que trabalha "estrangulada" pela falta de largura de banda da RAM DDR4, por isso mesmo a AMD parou de inovar na linha de APUs para plataforma AM4 e só voltou a lançar na plataforma AM5 com RAM DDR5.

Qual seria a frequência da memória RAM do seu sistema? Você estaria com dual-channel habilitado?

• Curtir 1
Postado

No processador não vale nem tentar. O multiplicador é travado então é perda de tempo. No melhor dos casos você ganha 3% de performance com um aumento desproporcional da instabilidade.

O vídeo, dá pra fazer over, mas aí depende da placa-mãe. Numa A320 não dá, numa B450 dá, por exemplo.

Nos processadores G a melhor forma de ganhar performance é fazendo over da RAM, mas infelizmente o 3200g chega só aos 3400Mhz (com muita dificuldade, e não são todos que conseguem).

Postado

Minha placa-mãe é uma a520mt da biostar e já conferi que consigo. Estou em 2666 MHz, já aumentei pra 2933 que é o máximo sem overclock.

Pensei em comprar um Ryzen 7 5700g, mas não sei se será muito melhor.

Eu não penso em comprar qualquer hardware por agora, apenas uma placa de vídeo mais potente.

Eu consegui alcançar entre 20 e 30 fps em hogwarts legacy com tudo no baixo e, com a minha leiguice, achei isso interessante pras minhas configurações. Ao elevar para médio, atingi entre 10 e 20 fps. 

meu tipo de jogo são esses de mundo aberto e pelo que vi meu processador até que vai bem, mas com uma placa dedicada.

Postado
1 minuto atrás, pedro wellington disse:

Minha placa-mãe é uma a520mt da biostar e já conferi que consigo.

Esse modelo em específico  de placa-mãe é BEM básica, não é bom você ficar mexendo com overclock. Evite placas da marca Biostar.

3 minutos atrás, pedro wellington disse:

Estou em 2666 MHz, já aumentei pra 2933 que é o máximo sem overclock.

2933MHz já é overclock se sua RAM é 2666MHz nativa, não entendi esse "é o máximo sem overclock".

2 minutos atrás, pedro wellington disse:

Pensei em comprar um Ryzen 7 5700g, mas não sei se será muito melhor.

Péssima ideia para a placa-mãe que você tem. E o próprio 5700G não faz sentido, vale mais a pena você investir num kit de CPU + placa de vídeo. Mas pra pegar um CPU mais potente sem sofrer limitações da placa-mãe, você provavelmente teria que troca-la junto, mas dá pra experimentar antes.

4 minutos atrás, pedro wellington disse:

Eu consegui alcançar entre 20 e 30 fps em hogwarts legacy com tudo no baixo e, com a minha leiguice, achei isso interessante pras minhas configurações. Ao elevar para médio, atingi entre 10 e 20 fps. 

Esse jogo não rodará bem no seu PC, não importa o overclock que você faça.

Postado

Como disse, sou meio leigo no assunto, mas quando disse "o máximo sem overclock", é porque no site da amd diz que o processador suporta nessa frequência, mas com overclock pode ir até 3200, ou eu li errado, pois o cara acima disse que o overclock da ram permitiria até 3400 MHz.

Postado
1 minuto atrás, pedro wellington disse:

mas quando disse "o máximo sem overclock", é porque no site da amd diz que o processador suporta nessa frequência

Para a controlara de RAM do processador pode não ser visto como overclock, mas para sua memória RAM é overclock, sim.

3 minutos atrás, pedro wellington disse:

com overclock pode ir até 3200, ou eu li errado, pois o cara acima disse que o overclock da ram permitiria até 3400 MHz.

Acima de 2933MHz já seria overclock para a controladora do seu processador, por isso não existe qualquer garantia que você conseguiria estabilidade. Isso quer dizer que mesmo que você tenha uma RAM que possa funcionar sem problemas em frequências maiores que 2933MHz, seu processador pode não conseguir trabalhar com RAMs dessa frequência.

Existem muitas pessoas que conseguem ir a pelo menos 3200MHz com esse tipo de CPU, agora a questão é saber se tanto seu processador quanto sua RAM também conseguiria ir até 3200MHz. No meio do caminho ainda tem a placa-mãe pra atrapalhar, tanto pela qualidade de construção, caso ela não tenha trilhas elétricas muito boas, quanto pelo lado da BIOS. Quando você tem uma placa-mãe boa, a chance de que ela interfira na comunicação entre CPU e RAM é mínima.

Postado

Só pra constar, quando eu fui na BIOS e mudei a frequência da ram de 2666 pra 2933 e aumentei a vram dedicada de 2 pra 4 (ja fiz até pra 8), percebi um leve mas bom desempenho. De qualquer forma, pelo que você disse, vou precisar de um upgrade completo. Mas pelo menos, por enquanto, investirei em alguma placa de vídeo.

Postado

@pedro wellington a melhoria foi somente por conta do aumento na frequência. Mexer na quantidade de RAM alocada para a GPU integrada na verdade tem mais potencial de atrapalhar do que ajudar. RAM alocada para  é RAM desperdiçada, já que o seu sistema perde acesso a essa porção de RAM mesmo que a GPU integrada não esteja utilizando. Já quando você aloca o mínimo possível para a GPU integrada, mesmo que ela precisa de mais, ela acaba pegando emprestado do sistema, caso esteja livre.

Existem diversos testes por aí provando que não existe nenhuma diferença de desempenho do gráfico integrado ao deixar a GPU dedicada com apenas 64MB ou com 2GB, por exemplo (ver o tópico abaixo). E pro seu caso em específico, se tratando de Hogwarts Legacy, um jogo que usa muita memória RAM, você ter menos RAM no sistema só piora ainda mais a performance do jogo.

Postado

Além da RAM, ainda dá para fazer o overclock da GPU em si. O ganho de performance não é proporcional, mas existe.

Dos 1250Mhz normais é comum conseguir chegar a 1600Mhz e as vezes até mais usando a tensão correta. Mas, acho que placas mãe A não vão permitir isso...

• KairanD alterou o título para É possível fazer overclock na Vega 8 integrada do Ryzen 3 3200G?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...