Ir ao conteúdo

Montagem de Computador pra jogos até R$5.000,00

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Boa Noite!

Estou querendo montar um PC de valor até r$5000, fiz algumas pesquisas mas nada muito profundo pois sou beeem leigo no assunto.

Essa configuração abaixo está “boa”? Ou altero alguma peça etc?

Pensei em trocar sei lá, a fonte por uma mais barata e pegar uma RTX 4060.

*OBS o computador será basicamente para jogos, e o valor de montagem está totalmente voltado para a configuração, desconsiderando periféricos 

image.png

image.png

https://www.kabum.com.br/monte-seu-pc/3511b808a8a6db12320cfd97e2f3b2df

• Batata Defumada alterou o título para Montagem de Computador pra jogos até R$5.000,00
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Damarita Olá! Primeiramente você deve retirar o estabilizador da equação, essa peça é uma armadilha que só trará danos pra sua fonte.

Segundamente, devo lhe alertar que o "Monte seu PC" da Kabum é uma ferramenta que nós não somos fãs. Primeiro que você vai estar limitado aos produtos de apenas uma loja, e segundo porque nem funciona direito esse negócio, algumas peças que estão no site não aparecem para serem selecionadas, é estranho.

O que nós recomendamos, via de regra, é comprar as peças separadamente em lojas variadas, em busca do melhor custo-benefício, e depois montar o PC você mesmo ou arrumar um amigo ou técnico de confiança pra fazer isso.

Agora olhando a configuração em si, de cara eu já vou te falar para não pegar esse gabinete, ele é inadequado, perceba que a frente dele é toda de vidro, o air flow será péssimo porque essa limitação não foi adequadamente compensada em outras partes do gabinete. Inclusive em relação ao kit de ventoinhas que você escolheu, elas são de baixa qualidade, por isso tão baratas, não as recomendo. Então o ideal é você optar por um bom gabinete, que de preferência já venha com fans de qualidade, como por exemplo o Montech Air 903 Max, essa é a versão branca porque o preto está fora de estoque no momento, embora o Montech Air 903 Base (preto) está disponível, ele conta com um fan a menos e não acompanha o hub de fans e controladora ARGB.

A placa de vídeo está um pouco cara demais, a RTX 3060 nova pode chegar a custar R$1.500,00 ou menos em uma boa promoção.

Em relação ao Water Cooler, esse WC não é de qualidade, e além disso não é necessário, visto que esse processador pode ser adequadamente resfriado por um Air Cooler simples como o DeepCool AG400 ou Thermalright Assassin X, por exemplo. Facilmente encontrados por menos de R$130,00.

Recomendo que troque a fonte pela Rise Mode Zeus 650W.

• Moderador
Postado

@Damarita Só se deve utilizar filtro de linha, nada de estabilizador. No-breaks de qualidade também são uma possibilidade, tem que ser os online com onda senoidal pura, mas eles são caríssimos então geralmente não vale a pena.

Basicamente, pegue esse filtro aqui: iCLAMPER energia 5. Ele já vem com DPS para proteção contra surtos elétricos.

13 horas atrás, Damarita disse:

pegar uma RTX 4060.

Eu não gosto muito dessa placa por causa dos 8GB de VRAM, mas se você for comprá-la pegue em uma promoção adequada, eu já vi ela saindo por R$1.700,00. Às vezes eu vejo ela com preços bem ruins beirando os R$2.000,00, o que certamente não vale a pena porque já começa a ficar com um preço muito próximo da RX 6750XT 12GB Speedster QICK.

• Moderador
Postado

@Damarita Servir ele serve. Os gabinetes da Rise são bem medíocres na minha opinião, e eu particularmente detesto os modelo aquário, até porque o air flow é pior, e é claro que esses 10 fans aí são de baixa qualidade, o Montech que eu citei possui fans muito melhores. Então esse aí eu não indicaria, mas serve.

• 3 semanas depois...
  • Moderador
Postado

@Damarita Olá, lembrando que existe o modelo branco também e duas versões do Montech Air 903 (Base e Max), só pra você ficar ligado em todas as possibilidades. No momento eu não tenho nenhuma recomendação específica pra ti.

@1lokos Pode dar alguma indicação, por favor?

Postado

Bom, se quer um gabinete "fishtank" (aquário) compre um sem fans - já que os que vem com fans é com fan de baixa qualidade; que tenha bom espaço para GPU, e o mais barato que achar, exemplo:

Acegeek Vacanc Ll375 - R$ 209,99

Acegeek Aquarium M345 - R$ 219,99

Ambos suportam GPU de até 360mm, a diferença é que o segundo tem moldura metálica nos vidros, no primeiro o vidro da frente encontra o vidro lateral, deixando mais "show room".

Aquários com diferencial: ReDragon Wideload, Montech King 65, King 95, Lian Li 011 Dynamics... porém custam o dobro ou mais.

Fans PWM (controle de rotação pela curva de fan dos BIOS):

Segotep HQ 12 PRO ARGB - R$ 26,99 - o modelo Bezer 12 é mais forte, mas no momento só esta disponível na cor branca.

Cooler Master Sickleflow 120 ARGB - R$ 54,81

Usando air cooler no CPU pode "enfeitar" o aquário com até 6 fans:

2 na lateral direita, 2 no fundo,* ambos admitindo ar  - fan reverso nesta posição fica mais "show"; , porém tem pouca opção de fan reverso, sendo mais caro, ex. Montech RX 120 ~R$ 70,00.

1 na traseira e 1  teto perto do fundo extraindo ar. Não coloque fan no topo na frente do air cooler, pois vai "roubar" ar do fan do air cooler. (1).

• * A não ser por "enfeite" fans debaixo da GPU não dão resultados muito positivos, depende do gabinete.

Gabinete convencional "B&B":

Gamemax Defender - R$ 197,01 (Gigantec)

• Frente Mesh (malha) com 48% de passagem de ar - o que é similar ao Montech Air 1000; com um design bem neutro.
  • 3 filtros de poeira
  • Suporte placa-mãe: M-ATX e ITX
  • Comprimento máximo VGA: Até 410 mm (sem ventoinha por dentro do painel frontal - com é uns 380mm)
  • Altura do cooler CPU: 165 mm
  • Suporte Water Cooler: Frente:  240 mm, 280 mm, 360 mm - Teto:  240 mm, 280 mm, 360 mm

A Gigantec vende também pelo marketplace da Kabum, verifique se o frete de lá não compensa, acha o mesmo gabinete no Shoppe, M.Livre.

Excluindo suporte para placa-mãe ATX ou e-ATX entrega o básico que se quer num gabinete "gamer", espaço e airflow.

(1) Se faz questão de colocar fan no topo, digamos "por enfeite", o ideal é usar um fan reverso na posição perto da frente, deste jeito recomendado pela Noctua.

nhR2L9w.png

Mas já deve ter ouvido que "ar quente sobe", de fato - vide os balões de São João; então não precisa colocar fan no teto, pois o ar aquecido que chegar ali vai continuar subindo, saindo pelas grelhas, alias recomendação da NZXT para um dos seus gabinetes "fishtank", o H6:

qzMPi5F.png

* Ventoinhas superiores adicionais podem resultar na redução do fluxo de ar para os air cooler torre, resultando em temperaturas gerais mais altas para a CPU.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...