Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem!?

Bom, de 2 dias p/ cá estou tendo STUTTERING (engasgos de milisegundos a cada 10/20s +/-) tanto no Windows como no CS2.
Aquela travadinha muito rápida quase imperceptível, porém muito chata.
Eu jogo todos os dias e isso tem me afetado bastante, nem venho jogando por esse motivo, quero resolver o problema.

Bom, vamos lá:

Meu SETUP (comprado no início de 2020) é:

placa-mãe: ASUS Prime A 320-M.
Processador Ryzen 5 3500.
16gb de RAM (2 pentes de 8gb cada).
Placa de Vídeo RX 570.
Fonte:Aerocool KCAS 500w Full Range

Desde que comprei lá em 2020, o único upgrade foi +1 pente de 8gb Kingston.

Já formatei o PC com PenDrive 3x,
Abri o Gabinete e limpei a placa-mãe, Placa de Vídeo, Coolers e os 2 pentes de RAM.

O Stuttering não para e está me afetando de um modo que não estou aguentando mais (principalmente não ter certeza da solução).

Comentei acima que tenho quase certeza que é a plc mãe porque eu percebo que os travamentos de milisegundos vem juntos, exatamente no mesmo momento, no cursor do mouse e no som (da uma picada no som bem rápida e o cursor do mouse meio que teletransporta também muito rápido). Isso está acontecendo a cada 10 ou 20s no máximo!
No jogo eu sinto a mesma coisa, como se ele parasse de ficar com a imagem fluída por questão de 1 ou 2 milisegundos, porém muito chato e influencia bastante. Também a cada 10/20s.

Alguém já passou por isso, tem alguma ideia de como me ajudar? Eu iria trocar a placa-mãe mas li muita coisa com problemas parecidos e foram outras coisas, como fonte, memória e até SSD.

Perdão pelo textão e aguardo resposta/ajuda de vocês,
Valeu galera!

Postado

@Mateus Pavão Bom dia, eu estava tendo Stuttering no CS2, mas somente nele, o meu Windows está normal, eu abri o CMD como admistrador e executei os seguintes comandos, um por vez e reiniciei o Windows:

ipconfig /release

ipconfig /flushdns

ipconfig /renew

netsh int ip reset

netsh winsock reset

Ontem joguei praticamente o dia todo e não senti nenhum pico no ms mais, tenta vê se melhora.

Postado
5 minutos atrás, Jhon7 disse:

@Mateus Pavão Bom dia, eu estava tendo Stuttering no CS2, mas somente nele, o meu Windows está normal, eu abri o CMD como admistrador e executei os seguintes comandos, um por vez e reiniciei o Windows:

ipconfig /release

ipconfig /flushdns

ipconfig /renew

netsh int ip reset

netsh winsock reset

Ontem joguei praticamente o dia todo e não senti nenhum pico no ms mais, tenta vê se melhora, aí aguardo o retorno!

Cara infelizmente não é problema de ms e nem mesmo fps, e não é só ingame, o mesmo acontece em qualquer lugar que eu tiver (qualquer lugar no windows e obviamente no jogo também).
Não é queda de FPS, é uma travadinha de 1/2 milisegundos acontecendo repetidamente a cada 10 ou 20 segundos no máximo (não deixa de dar em nenhum momento).

Eu jogo CS2 todos os dias á bastante tempo e isso começou de 2 dias p/ cá.
Tenho certeza que é problema de hardware, a questão é saber qual... Por acontecer com muita frequência e eu sentir o lag/travamento na tela e no som ao mesmo tempo, estou achando que é a placa-mãe.

Postado

Testei aqui agora com apenas 1 dos pentes de RAM, 1 vez de cada e continua o mesmo problema.

Dei reset na BIOS tirando a bateria da placa-mãe e deixando 2min fora, coloquei novamente e liguei, continua a mesma coisa.

Alguma ideia do que possa ser galera!? help-me pls rsr

Postado
5 minutos atrás, bngomes disse:

Qual o seu SSD?

SSD KINGSTON SA400S37120G

Será que pode ser o SSD e não a placa-mãe?

Acho estranho ser o SSD porque sinto o mesmo "corte" ao mesmo segundo no cursor, tela e som.
Exatamente no mesmo momento o stuttering dos 3.
No som dá tipo um corte, como se fosse um "estalinho".

Existe a possibilidade de ser o SSD?

Postado

Sim pode..se não me engano essa serie da Kingston é problemática.. seria bom verificar a saúde desse SSD..

Além de verificar o espaço livre nela (pelo menos uns 30GB) e otimizar ela no windows (o chamado fazer o TRIM)

O windows faz muitas operações no disco e se o disco não tiver legal pode causar os sttutering na área de trabalho

Postado
15 minutos atrás, bngomes disse:

Sim pode..se não me engano essa serie da Kingston é problemática.. seria bom verificar a saúde desse SSD..

Além de verificar o espaço livre nela (pelo menos uns 30GB) e otimizar ela no windows (o chamado fazer o TRIM)

O windows faz muitas operações no disco e se o disco não tiver legal pode causar os sttutering na área de trabalho

Então, mas utilizo esse SSD a quase 5 anos e nunca tive nenhum problema, nem com ele nem com nenhum outro hardware.

Formatei o pc 3x já desses 2 dias p/ cá, inclusive hoje na madrugada.

Já cheguei a ficar com 10gb nele livre só, e tudo rodando muito liso, inclusive o jogo que jogo, aréa de trabalho etc. Tudo sempre liso.
Agora estou com exatamente 23gb livres, e com stuttering recorrente que não para a cada 20 segundos (no máximo, já contei e chegou a ser a cada 10/15s).

Você acha mais provável ser o SSD do que a placa-mãe?

Existe alguma forma de eu ter algum indício do que possa ser?

Desde já, muito obrigado pela ajuda.

Postado

Sim.. ainda é o mais provável..

Isso tem bem mais cara de problema no disco do que na placa-mãe.. se fosse placa-mãe era mais provável o dispositivo nem funcionar...

mas antes de qualquer coisa, clique com o botão direito no disco no Windows Explorer, depois vá em propriedades, ferramentas e otimizar e mande otimizar o disco para ver se tem alguma melhora.

Postado
11 horas atrás, bngomes disse:

Sim.. ainda é o mais provável..

Isso tem bem mais cara de problema no disco do que na placa-mãe.. se fosse placa-mãe era mais provável o dispositivo nem funcionar...

mas antes de qualquer coisa, clique com o botão direito no disco no Windows Explorer, depois vá em propriedades, ferramentas e otimizar e mande otimizar o disco para ver se tem alguma melhora.

Entendi.. E se eu testar tentando instalar o Windows ou o jogo no HD ao invés do SSD, fazendo isso descartaria problemas no SSD caso o problema persista!?

Postado

Atualizando aqui, levei a CPU na casa de um amigo agora e testei com a SSD dele de 1 Tera.

O Stuttering continuou da mesma forma, no cursor do mouse e no som dando umas travadinhas de milisegundos a cada 20s no máximo.

Tudo leva a crer que seja minha placa-mãe mesmo, né?

image.thumb.png.f4db0289aa52a19f2ca734457e1a5964.png

image.png.d1151abc7fa4035fc8cc161513d57a47.png

image.png.32312ab1c66e78a9b70093fff5bbf8c4.png

Seguem PRINTS acima do HWMONITOR, algo anormal em algum Hardware?

Postado

Galera achei uma ASUS B450m aqui na minha cidade por R$ 300, de um amigo, usada mas em bom estado.

Estou querendo buscar hoje pra já fazer a troca, vocês acham que iria resolver meu problema?

• mick 07 alterou o título para PC com Ryzen 5 3500 e RX 570 dando leves travadas no CS2 e Windows
Postado

@Mateus Pavão fala amigo, ao trocar a placa-mãe você conseguiu resolver seu problema? se sim me informa aqui por favor pois estou passando pelo mesmo problema e estou achando que é minha placa de Vídeo pois foi apos eu comprar ela que começou esse problema de stuttering, anteriormente eu usava Vídeo integrado do meu Ryzen 4600g, hoje eu continuo usando ele mas com Vídeo dedicado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...