Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Senhores, atualmente estou com um B550m ds3h - Ryzen 5 5600x - RX 7800XT - 32 GB RAM - Fonte 750w Superflower, visando o máximo desempenho em FPS em jogos online como PUBG, CS2, VALORANT, e também qualidade de grafico (1080p) em diversos jogos single players de ultima geração, qual seria um dos processadores ideais para fazer essa combinacao com minha RX 7800xt?

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Postado

Ouvi em um papo de 1 hora por telefone um técnico me informar que a princípio recomenda-se um CPU sem onboard. A onboard 'poderia' limitar o CPU forçando-o mais. Vai usar GPU, logo não faz sentido onboard; além disso evita overclocking, seja no CPU ou na GPU. Okay, a frequência aumenta, mas a tensão aumenta, a temperatura aumenta, coisas em estresse desempenham pior pela lógica. Eu fiz o reverso, tirei 1 núcleo do meu CPU, limitei o TCC (algo sobre temperatura) do mesmo via BIOS (não estou recomendando). Por que? Consumo diminuiu, temperaturas diminuiram, rendimento bom e para uso profissional está brilhante, nada de travamentos.

Postado
12 horas atrás, Mengineer disse:

Ouvi em um papo de 1 hora por telefone um técnico me informar que a princípio recomenda-se um CPU sem onboard.

Técnico de futebol, só se for, porque de informática não é. O melhor processador para jogos hoje em dia, adivinha: ele tem uma iGPU. E o melhor antes dele, adivinha: tinha também.

12 horas atrás, Mengineer disse:

além disso evita overclocking, seja no CPU ou na GPU. Okay, a frequência aumenta, mas a tensão aumenta, a temperatura aumenta, coisas em estresse desempenham pior pela lógica. Eu fiz o reverso, tirei 1 núcleo do meu CPU, limitei o TCC (algo sobre temperatura) do mesmo via BIOS (não estou recomendando). Por que? Consumo diminuiu, temperaturas diminuiram, rendimento bom e para uso profissional está brilhante, nada de travamentos.

É, então, outra abobrinha. Mantido o resto igual, processadores não mudam o desempenho com temperatura / tensão mais altas, mas ele melhora sim com clock mais alto. Mesma coisa com núcleos, tirar não melhora o desempenho, só piora.

• Curtir 1
Postado

@Gustavo Casanova O R7 9800x3d é o melhor, é lançamento e tem ótimos resultados, mas a segunda opção seria o R7 7800x3d. A diferença dos dois em desempenho em 1080p na maioria dos jogos varia entre 5%-15% a depender do jogo e do momento. E o preço difere em 45%, se puder pagar os 4300 reais de um 9800x3d vai nele, do contrário vai em um 7800x3d que custa 3000 reais e tem uma performance muito similar. Embora que algumas a620 consigam rodar os dois processadores sem thermal throttling, eu recomendaria que os pareasse com uma b650 de boa qualidade, pois teria acesso a bons recursos que fazem sentido para quem está disposto a gastar muito num PC, como o PCIe 5.0. Em qualquer um dos casos que citei, também precisaria de memórias, e eu tentaria ao menos 32Gb com um par 2x16 de memórias 6000Mhz e CL36.

Postado

@Davi Labre Gostei da opcao do Ryzen 7 7800X3D e a mudança para DDR5, só fiquei meio confuso com a placa-mãe, encontrei diversas a620m-e , a620m-a e cheguei a ver b650m-plus, essas placas comportariam tranquilo? eu gostei do b650m e  a620m-a pois tem 2 slots M.2

Postado
9 horas atrás, Imakuni disse:

Técnico de futebol, só se for, porque de informática não é. O melhor processador para jogos hoje em dia, adivinha: ele tem uma iGPU. E o melhor antes dele, adivinha: tinha também.

É, então, outra abobrinha. Mantido o resto igual, processadores não mudam o desempenho com temperatura / tensão mais altas, mas ele melhora sim com clock mais alto. Mesma coisa com núcleos, tirar não melhora o desempenho, só piora.

Retirei para reduzir consumo e como é para trabalhar e o rendimento é quase o mesmo com 10w a menos, muito bom. Sobre calor, quando algo está em excessivo calor ou tensão alta ou baixa demais, pelo que sei tende a agir pior, logo condições mais ideais, performances melhores. Se você adiciona overclocking e agora está deixando seu equipamento exagerado em temperatura e em tensão, ele está em excesso na carga, sendo exigido mais, logo a performance adquirida, poderá ser reduzida? Não vou afirmar, mas faz sentido na minha opinião.

Eu fiz alguns procedimentos e nestes o máximo foram 73 graus, geral 61 (isso em extremo estresse por mais de 19 minutos); consumo geral: 78,5w (uns 12% de carga da fonte) em extremos do Pc em exigência ou em idle uns 62,5w. Bom, é uma experiência pessoal, eu não indico isto tudo, apenas estou repassando uma experiência.

Postado
11 minutos atrás, Mengineer disse:

Retirei para reduzir consumo e como é para trabalhar e o rendimento é quase o mesmo com 10w a menos, muito bom.

Sim sim, reduzir tensão, mesmo que à custa de um pouco de clock, tende a aumentar a eficiência. Geralmente vale a troca. Dito isso, "eficiência" não é a mesma coisa que "desempenho".

12 minutos atrás, Mengineer disse:

Sobre calor, quando algo está em excessivo calor ou tensão alta ou baixa demais, pelo que sei tende a agir pior, logo condições mais ideais, performances melhores.

Pois é, então... na realidade não sabe, porque não é verdade. Dentro de temperaturas de operação normais, não tem diferença entre estar a 70 ou 90C; assumindo que não tenha instabilidade por falta de tensão ou por calor gerado por tensão excessiva, tanto faz estar 0.1v a mais ou a menos; de novo, o desempenho é o mesmo.

14 minutos atrás, Mengineer disse:

Se você adiciona overclocking e agora está deixando seu equipamento exagerado em temperatura e em tensão, ele está em excesso na carga, sendo exigido mais, logo a performance adquirida, poderá ser reduzida? Não vou afirmar, mas faz sentido na minha opinião.

Isso pode até ser verdade para motores e máquinas mecânicas. Para eletrônica, geralmente não é.

Postado
agora, Imakuni disse:

Sim sim, reduzir tensão, mesmo que à custa de um pouco de clock, tende a aumentar a eficiência. Geralmente vale a troca. Dito isso, "eficiência" não é a mesma coisa que "desempenho".

Pois é, então... na realidade não sabe, porque não é verdade. Dentro de temperaturas de operação normais, não tem diferença entre estar a 70 ou 90C; assumindo que não tenha instabilidade por falta de tensão ou por calor gerado por tensão excessiva, tanto faz estar 0.1v a mais ou a menos; de novo, o desempenho é o mesmo.

Isso pode até ser verdade para motores e máquinas mecânicas. Para eletrônica, geralmente não é.

Performance para mim não é velocidade, mas um conjunto:

Consumo, forma de funcionamento, velocidade, durabilidade, preço, suporte da empresa, suporte a atualizações... eu sempre analisei todo e qualquer aspecto, mas entendo sua opinião. 

Postado

@Gustavo Casanova É confuso mesmo, pois existem diversos modelos de placas-mãe no mercado, se quiser conferir os detalhes de um modelo em específico, como tipos e quantidade de conexões, tem essa planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs/edit?gid=2064683589#gid=2064683589
Agora sobre a diferença entre uma A620, uma B650 e uma B650E. Basicamente as A620 são placas de entrada, mas algumas delas são mais robustas do que placas da linha B, ademais, todas as A620 tem compatibilidade com qualquer processador AM5, todavia, as que são menos robustas possuem um VRM mais fraco que irá limitar o desempenho do seu processador caso o mesmo tenha uma potência maior do que o que a placa-mãe pode entregar, o mesmo se aplica para algumas B650 de má construção. Por isso a sugestão de ir em uma boa B650, pois como pretende usar processadores top de linha, as placas com o VRM mais robusto fazem mais sentido para você.
Outra questão é que as B650E possuem sempre conexões PCIe 5.0, nas B650 sem o "E" no nome é opcional, já nas A620 as conexões PCIe são sempre 4.0.
O PCIe 5.0 é superior e permite que use SSDs mais rápidos como os 5.0 em sua velocidade máxima (Você ainda pode usar um SSD 5.0 em um slot 4.0, pois o padrão PCIe é compatível com versões mais antigas e mais novas, limitando apenas a velocidade total da conexão para a velocidade da conexão mais antiga, ex: Se tiver um slot 4.0 e um SSD 5.0, o SSD funcionará em 4.0). Essa mesma regra se aplica para as placas de vídeo, pois também usam o padrão PCIe, logo, com uma B650E você terá melhor desempenho com as novas placas de vídeo da série 5000 da Nvidia e provavelmente com as da série 8000 da AMD. Um adendo é que depois de um certo ponto, quanto mais você paga, menor o custo-benefício, então os ganhos em desempenho são cada vez menores para com o investimento feito, 5.0 é o melhor que há no mercado, mas é caro, e não é tão melhor assim, ainda.
Não falei sobre as placas X670, mas são uma linha ainda mais superior às A620 e as B650. Mas não vejo sentido em comprar uma, salvo se for um entusiasta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...