Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente estou com uma dificuldade de instalar drivers, qual seria a melhor forma de instalar driver? Por aplicativo ou entrar em cada site de cada fabricante e instalando uma por uma conforme a peça que eu tenho? Por exemplo, entrar no site da ASUS e fazer a instalação do chipset placa-mãe e logo em seguida no da AMD para baixar driver de placa de vídeo? ou devo usar aplicativos?

Postado

Prefiro instalar tudo naturalmente pelo Windows update. Porém vídeos pode ser interessante o CD ou baixar, por causa de recursos extra: exemplos são PureVideo HD ou o da AMD e outros recursos. Eu prefiro os drivers originais, que vêm com placas, sejam de vídeo, placa-mãe, ou outras placas, a não ser que não sejam compatíveis com seu sistema ou drivers novos realmente tragam melhorias muito absurdamente melhores.

Postado

O site da placa-mãe já fornece os drivers de chipset, áudio e rede, por exemplo, mas você pode procurar manualmente as versões mais atualizadas nos sites do fabricante, caso seja uma placa-mãe antiga. O da placa de vídeo você pega no site da fabricante (AMD/NVIDIA). 

Evita ao máximo qualquer tipo de aplicativo que prometa fazer atualização de drivers e coisas do tipo, existem vários aplicativos assim que são spyware. Além de potenciais spyware, instalação de drivers de qualquer maneira tem boa chance de causar bugs no PC. A própria atualização automática do Windows tem o recurso de procurar a instalar drivers automaticamente que pode até causar dor de cabeça para os usuários. Se puder desativar essa função do Windows, é até melhor.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

O site da placa-mãe já fornece os drivers de chipset, áudio e rede, por exemplo, mas você pode procurar manualmente as versões mais atualizadas nos sites do fabricante, caso seja uma placa-mãe antiga. O da placa de vídeo você pega no site da fabricante (AMD/NVIDIA). 

Evita ao máximo qualquer tipo de aplicativo que prometa fazer atualização de drivers e coisas do tipo, existem vários aplicativos assim que são spyware. Além de potenciais spyware, instalação de drivers de qualquer maneira tem boa chance de causar bugs no PC. A própria atualização automática do Windows tem o recurso de procurar a instalar drivers automaticamente que pode até causar dor de cabeça para os usuários. Se puder desativar essa função do Windows, é até melhor.

Vai que um software de terceiros diz que driver versão 1829182091829018290 é compatível e não é, computador agindo errático, prefiro mil vezes o Windows update mesmo.

Postado

@Mengineer eu já tive problemas com o próprio Windows Update que tentava enfiar de todo jeito uma versão mais atual de driver do touchpad para um notebook antigo, e esse driver atual não funcionava corretamente (funções do touchpad não funcionavam como deveria). Eu baixando manualmente a versão antiga para Windows 7 funcionava melhor no Windows 10 do que versão novas, mas o Windows insitia em ficar atualizando sozinho.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@Mengineer eu já tive problemas com o próprio Windows Update que tentava enfiar de todo jeito uma versão mais atual de driver do touchpad para um notebook antigo, e esse driver atual não funcionava corretamente (funções do touchpad não funcionavam como deveria). Eu baixando manualmente a versão antiga para Windows 7 funcionava melhor no Windows 10 do que versão novas, mas o Windows insitia em ficar atualizando sozinho.

Estranho. Eu apenas uso o Windows update mesmo. No meu caso parti para o Server 2022 e depois do trial de 180 dias, na verdade 179 dias, porque no outro dia eu adquirirei. Muito sólido, esta versão, talvez por ser 21H2 nada de IA, ainda bem; suporte pelo que li 2026, mas o final mesmo 2031, permitindo eu ficar um tempão com minha plataforma. Estou gostando bastante. Sei lá, eu já li uma notícia de drivers problemáticos que podem piorar coisas, logo prefiro tudo instalado do disco dos produtos de informática, sejam eles placas mãe, de vídeo, placas Pci, enfim... são os originais, porém se não forem 100% compatíveis com a versão do sistema vigente, ai sim eu busco analisar qual versão da internet é a que mais casa com o sistema, analisando feedbacks.

Postado

@GuilhermeGB
@Mengineer

Então o que importa instalar mesmo e o da placa de vídeo apenas? ou da placa-mãe também? Como faço para verificar a versão dos meus drivers? Eu tenho uma placa de rede da tp-link que não passa de 100MB, vocês acha que pode ser drivers?

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Cai0ba disse:

@GuilhermeGB
@Mengineer

Então o que importa instalar mesmo e o da placa de vídeo apenas? ou da placa-mãe também? Como faço para verificar a versão dos meus drivers? Eu tenho uma placa de rede da tp-link que não passa de 100MB, vocês acha que pode ser drivers?

Faz assim, pega sua placa, busca o modelo exato, lê toda e qualquer especificação e vê se têm upgrades para o firmware. Tem? Vê se problemas podem ocorrer, se não atualiza. Não interrompe o seu upgrade a custo nenhum. Sobre drivers, se todos rodam no seu Windows, os dos discos mesmos que vieram com seus hardwares, instala os que vieram.

Postado

@Mengineer cada caso é um caso, acredito que meu caso seja mais raro, mas só da possibilidade de problema existir, eu prefiro evitar.

@Cai0ba seu caso não parece ser problema de driver, o driver genérico de rede do Windows deveria habilitar o suporte a 1000Mbps em um chip de rede compatível com essa tecnologia.

Se você não tem certeza que seus drivers estão atualizados, você pode simplesmente baixar a última versão de cada um e tentar instalar. As vezes o instalador vai até te dizer que você já está usando a versão igual a que está tentando instalar, se for o caso.

Postado

@Mengineer Sobre Placa mães e processadores, necessita-se instalar os drivers ou Windows Update já resolve todos os problemas? Tenho uma placa de vídeo ATI HD 5450 e uma placa-mãe ASUS P8H61-M LX3 PLUS, os dois contém apenas versão de driver para Windows 10, há algum problema eu instalar eles no Windows 11?

@GuilhermeGB Falando sobre os cabos de rede, se eu conectar do roteador para o switch um cabo Cat 5E e do switch para o computador um CAT 6, vai continuar lento por causa do CAT 5e ou ele vai aumentar a velocidade por conta do CAT 6? De qualquer forma, amanhã irei comprar um cabo de rede CAT 6 e remover a placa de rede do meu computador para ver o modelo e atualizar drivers caso trocar de cabo não resolva.

Postado
2 minutos atrás, Cai0ba disse:

@Mengineer Sobre Placa mães e processadores, necessita-se instalar os drivers ou Windows Update já resolve todos os problemas? Tenho uma placa de vídeo ATI HD 5450 e uma placa-mãe ASUS P8H61-M LX3 PLUS, os dois contém apenas versão de driver para Windows 10, há algum problema eu instalar eles no Windows 11?

O 11 pode achar drivers compatíveis para seu hardware normalmente. Na maioria dos casos, drivers extras são bons para funções específicas, porém se você realmente está tudo okay sem estas funções, não precisa. Agora P8H61 = Windows 10, não suporta o 11, para mim o esforço não vale a pena, pode zombar seu hardware. Eu prefiri ir para o Server 2022 por causa disso:

trial de 180 dias, depois comprarei, porque suporte irá até 2031.

Somente irei entrar em contato com a Microsoft, porque meu Server baixado deles é 21H2 e apenas mencionam até 2031 o 2022, sem mencionar se são os 21H2, 22H2, enfim... mas creio todos irem até 2031 sobre suporte de segurança.

Na boa, nunca vi um Windows tão sólido, seguro, bom, rápido, intuitivo, organizado. Eu com gosto gasto tempo para aprender a usar este sistema. Depois de 2031 ou 2033, no novo Pc será Server de novo, porém não 2022, mas da época. Aliás, nem vi Copilot/Cortana no sistema, apenas no browser e não curto IA muito não, logo é excelente isto!

Postado

@Cai0ba cabo Cat5e é suficiente para 1000Mbps, inclusive eu só uso Cat5e aqui na minha rede. Cabo Cat6 é pra rede de 2.5Gbps até 10Gbps. Agora que começaram a aparecer placas-mãe 2.5Gbps, mas o restante dos equipamentos da rede também precisam ter compatibilidade com mais de 1.0Gbps (1000Mbps) pra fazer alguma diferença.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Cai0ba cabo Cat5e é suficiente para 1000Mbps, inclusive eu só uso Cat5e aqui na minha rede. Cabo Cat6 é pra rede de 2.5Gbps até 10Gbps. Agora que começaram a aparecer placas-mãe 2.5Gbps, mas o restante dos equipamentos da rede também precisam ter compatibilidade com mais de 1.0Gbps (1000Mbps) pra fazer alguma diferença.

Existe uma configuração em recursos de dispositivos onde está auto, eu gosto de por 1.0 Gbps (isto na placa de rede, e precisa ser bem analisado, mas em geral costuma ser okay), pode ser o caso. Porém Windows 11 em H61 eu acho ruim. Prefiro Server 2022 (baseado no 10) ou o 10 mesmo. Melhor coisa.

Postado
3 minutos atrás, Cai0ba disse:

@Mengineer Como assim Windows Server? Para servidores? Não sabia que era possível usar para uso doméstico.

Perguntei para a Microsoft e falaram que não tem problema, ué, eu vou adquirir depois dos 179 dias, legítimo, por que não? Eu perguntei e falaram que tudo bem e para entrar em contato com o time do Server, inclusive tenho este e-mail deles. Se não falaram que não pode, por que não? Suporte até 2031 e eu baixei da fonte, não pediu nada especial, nada de Tpm, a placa suporta Secure Boot, etc... uso uma Revenger H61/K com um i5-2400s.

Postado
3 minutos atrás, Mengineer disse:

Existe uma configuração em recursos de dispositivos onde está auto, eu gosto de por 1.0 Gbps (isto na placa de rede, e precisa ser bem analisado, mas em geral costuma ser okay), pode ser o caso. Porém Windows 11 em H61 eu acho ruim. Prefiro Server 2022 (baseado no 10) ou o 10 mesmo. Melhor coisa.

Não funcionou muito para mim, já mudei para 1.0 Gbps e também já mexi no gpedit.msc e não resolveu, continua limitado a 100mb.

Postado
4 minutos atrás, Cai0ba disse:

Não funcionou muito para mim, já mudei para 1.0 Gbps e também já mexi no gpedit.msc e não resolveu, continua limitado a 100mb.

Compra uma placa da Realtek de uns 30 reais com suporte a Gigabit.. pode, 'talvez' até melhorar performance, porque você não terá algo onboard, mas algo dedicado processando rede, logo talvez menor uso na Cpu ou auxílio na placa-mãe, que passará para a Cpu performance extra, quem sabe?

Postado

@GuilhermeGB O Switch é um TP-Link LS105g, o roteador e um da intelbras que não sei o modelo, minha internet e de 200mb mas limita a 100mb.

@Mengineer Cara, a placa-mãe acredito que tenha suporte para 1.0 Gbps, mas quando conecto cabo de rede nela, a internet não conecta, e como se nem estivesse conectado, o driver do site da placa-mãe pode resolver?

Postado

@Cai0ba seu switch é Gigabit, mas você precisa verificar se a saída do seu roteador que vai pro Switch também é Gigabit. Também a saída da ONU da fibra ótica pode ser 100Mbps. A ONU aqui de casa mesmo tem duas saídas de rede, uma 1000Mbps e outra 100Mbps, o que é sacanagem. Eu pego internet da porta 1000Mbps pra ligar no roteador e distribuir o sinal via WiFi e também distribuir via cabo através de várias outras portas Gigabit que ele tem pra saída, então acaba servindo com switch também.

Postado

@GuilhermeGB Verifiquei e meu roteador e um Intelbras Action RG 1200 e nas entradas dele está a internet que está vindo da minha internet, e o número 1 está indo para o switch, não vejo nada errado, o que pode ser? meu cabo que vai do switch pro computador  é um pequeno que não mostra as especificações na cor cinza, antigamente eu usava para ir do roteador para o switch, mas eu trouxe o switch para meu quarto pois o roteador ficava do lado de fora, então troquei de cabo, mas por enquanto vou comprar um Cabo CAT 6 de 5 metros amanhã, eu tenho uma daquelas caixa que pega Cabos de CAT 5E, mas não sei onde ela se enfiou haha. Irei tentar  achar ela, caso não encontre, comprarei CAT 6 para ver se meu problema e resolvido, caso não, tentarei atualizar a placa de rede.

Postado
1 hora atrás, Cai0ba disse:

@GuilhermeGB Verifiquei e meu roteador e um Intelbras Action RG 1200 e nas entradas dele está a internet que está vindo da minha internet, e o número 1 está indo para o switch, não vejo nada errado, o que pode ser? meu cabo que vai do switch pro computador  é um pequeno que não mostra as especificações na cor cinza, antigamente eu usava para ir do roteador para o switch, mas eu trouxe o switch para meu quarto pois o roteador ficava do lado de fora, então troquei de cabo, mas por enquanto vou comprar um Cabo CAT 6 de 5 metros amanhã, eu tenho uma daquelas caixa que pega Cabos de CAT 5E, mas não sei onde ela se enfiou haha. Irei tentar  achar ela, caso não encontre, comprarei CAT 6 para ver se meu problema e resolvido, caso não, tentarei atualizar a placa de rede.

Outra ideia:

Cat7 curto (2 metros) + Cat 7 mais longo (6 metros) e entre eles um conector-extensor, seria como 2 cabos em 1. Por que? Se no futuro não precisar dos 2 cabos, sem o extensor apenas usa o de 2 metros para outro uso. Eu acho válido. Apenas uma ideia.

Postado

@Cai0ba então seu problema está entre a ONU e o roteador, daí pra frente o sinal ficará limitado a 100Mbps mesmo. Verifique se a porta de saída da sua ONU é compatível com 1000Mbps, se for, experimente trocar o cabo de rede também.

ONU seria esse aparelhinho aqui que recebe o sinal de fibra ótica (pode mudar conforme o modelo e marca):

onu_fiberhome_an5506_01a_plus_pppoe_brid

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...