Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho todas as peças, porém tive um problema com o envio do cooler e do gabinete que foram comprados separadamente. Gostaria de saber se posso realizar a montagem do PC somente para teste e saber se está tudo certo, por conta do prazo de devolução das peças. No caso montaria ele em cima da caixa da placa-mãe, sem o cooler do processador. Tem algum risco de esquentar muito, danificar ou queimar? Abaixo estão minhas configurações:

B550M PRO VDH WIFI

Ryzen 7 5700X3D

RTX 4060 GALAX

32GB RAM XPG

SSD NVMe 1TB KINGSTON

XPG CORE REACTOR 650W

Ainda falta chegar:

Montech Air 903

Deepcool AK400

Aproveitando o tópico, é uma boa configuração?

• Membro VIP
Postado

Olá, boa tarde.

Não há problema em montar o computador sem cooler, mas possivelmente ele esquentará rapidamente até desligar. Anteriormente consegui usar um Ryzen 7 5700G sem o cooler por uns 5 minutos antes que desligasse.

Caso seja para testar apenas se liga, está tudo bem, de resto não recomendaria mais que isso. 

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena No caso seria somente para testar se dará vídeo mesmo. Porém, tenho algumas dúvidas:

Para ligar, utilizo uma chave de fenda para dar contato na conexão power da placa-mãe?

Para desligar, utilizo a chave de energia da fonte?

A minha placa-mãe talvez necessite de uma atualização de BIOS para reconhecer o meu processador, porém irei testar antes. Caso precise da atualização, o computador não vai ligar, correto?

Será a primeira montagem, quanto tempo espero aproximadamente para dar vídeo? (já que ainda não tenho cooler e não seria recomendado esperar muito por conta da temperatura).

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Caio Nunes disse:

@TheDemonLena No caso seria somente para testar se dará vídeo mesmo. Porém, tenho algumas dúvidas:

Para ligar, utilizo uma chave de fenda para dar contato na conexão power da placa-mãe?

Para desligar, utilizo a chave de energia da fonte?

A minha placa-mãe talvez necessite de uma atualização de BIOS para reconhecer o meu processador, porém irei testar antes. Caso precise da atualização, o computador não vai ligar, correto?

Será a primeira montagem, quanto tempo espero aproximadamente para dar vídeo? (já que ainda não tenho cooler e não seria recomendado esperar muito por conta da temperatura).

Você pode ligar usando a chave de fenda normalmente e desligar pelo botão da fonte.

Caso precise de atualização de BIOS, simplesmente não acontecerá nada, o processador não esquentará nem nada. 

Normalmente é rapidinho para reconhecer as memórias e inicializar, plausível que não aqueça o bastante para acontecer algo.

E também um ponto importante, estes processadores são modernos, logo eles conseguem se proteger contra temperaturas muito altas, desligando automaticamente. 

Postado

@Caio Nunes É isso mesmo, pode olhar os conectores no manual da placa-mãe, mas funciona sim. Não recomendo fazer isso pois tem risco de você acabar gerando um curto em outros componentes. Ademais, parece ter escolhido ótimas peças e olhando por alto são todas compatíveis, não vejo porque ficar tão preocupado se chegaram em boas condições, pois você pode usar os 90 dias de garantia e não só os 7 de arrependimento (Isso sem contar as garantias de anos que alguns componentes aí devem ter).

Postado

@TheDemonLena Entendi, obrigado!

@Davi Labre Estou bem preocupado mesmo. Comprei todas elas na Kabum. Estou somente esperando o Air Cooler e o Gabinete que foram comprados na Terabyte. A Kabum tem o prazo de 7 dias para devolução. O que seriam esses 90 dias? Também é um prazo de garantia da Kabum?

@Davi Labre Também estou preocupado com essa atualização de BIOS. Aparentemente os lotes mais atuais estão vindo coompatíveis com o Ryzen 7 5700X3D. Já vi uma galera tendo problemas, mas parece ser simples pelo botão da placa-mãe. Também vi que essas placas modernas não ocorrem problemas com a BIOS de ter que regravar ou perder a placa-mãe...

Postado

@Caio Nunes 90 dias é garantia definida por lei para qualquer produto que você compra. Com ela você tem direito a devolver o seu produto e que eles te entreguem o mesmo funcionando, em caso de problemas a garantia se renova, e depois de 3 devoluções eles tem que te dar outro produto ou o dinheiro de volta se não me engano. Já a de 7 dias é para qualquer produto que você for comprar praticamente (salvo algumas exceções óbvias como alimentos e outros produtos em que você usa e ele meio que perde o valor), dentro desses 7 dias você pode devolver o pedido e dizer que se arrependeu, aí eles te dão seu dinheiro de volta.

• Curtir 1
Postado

@Caio Nunes Não sei dizer se essa B550 já vem atualizada para suportar o 5700x3d, mas se não vier, você consegue atualizar baixar a versão atualizada da BIOS no site da fabricante e atualizar a BIOS usando um pen-drive em conjunto com o botão flash BIOS da placa-mãe, assim consegue atualizar ela para uma versão compatível ao 5700x3d. Se não optar por esse método, também pode utilizar um outro processador mais antigo AM4 como um Ryzen 3000 ou 4000 para atualizar a BIOS de uma maneira mais visual. Mas esses casos são para quando a BIOS não vem atualizada. Sinceramente nunca precisei fazer um então se precisar de mais detalhes eu não sou a melhor a referência, mas outro colega aqui no fórum deve conseguir te ajudar melhor.

Postado
15 horas atrás, Caio Nunes disse:

Tenho todas as peças, porém tive um problema com o envio do cooler e do gabinete que foram comprados separadamente. Gostaria de saber se posso realizar a montagem do PC somente para teste e saber se está tudo certo, por conta do prazo de devolução das peças. No caso montaria ele em cima da caixa da placa-mãe, sem o cooler do processador. Tem algum risco de esquentar muito, danificar ou queimar? Abaixo estão minhas configurações:

B550M PRO VDH WIFI

Ryzen 7 5700X3D

RTX 4060 GALAX

32GB RAM XPG

SSD NVMe 1TB KINGSTON

XPG CORE REACTOR 650W

Ainda falta chegar:

Montech Air 903

Deepcool AK400

Aproveitando o tópico, é uma boa configuração?

Parabéns pelo pc, parece ser uma ótima configuração. Muito boa a escolha das peças!

Postado
16 horas atrás, Caio Nunes disse:

Consegue me confirmar essa questão da BIOS que falei?

Tem que pegar o numero de série na etiqueta com código de barras na placa-mãe e consultar o suporte da MSI para saber qual a versão do BIOS foi gravada na fábrica, fora isso qualquer palpite a respeito sera apenas palpite.

Postado
Em 20/11/2024 às 00:38, Davi Labre disse:

@Caio Nunes Não sei dizer se essa B550 já vem atualizada para suportar o 5700x3d, mas se não vier, você consegue atualizar baixar a versão atualizada da BIOS no site da fabricante e atualizar a BIOS usando um pen-drive em conjunto com o botão flash BIOS da placa-mãe, assim consegue atualizar ela para uma versão compatível ao 5700x3d. Se não optar por esse método, também pode utilizar um outro processador mais antigo AM4 como um Ryzen 3000 ou 4000 para atualizar a BIOS de uma maneira mais visual. Mas esses casos são para quando a BIOS não vem atualizada. Sinceramente nunca precisei fazer um então se precisar de mais detalhes eu não sou a melhor a referência, mas outro colega aqui no fórum deve conseguir te ajudar melhor.

Entendi, obrigado!

Em 20/11/2024 às 08:46, ricagg2020 disse:

Parabéns pelo pc, parece ser uma ótima configuração. Muito boa a escolha das peças!

Agradeço pelo comentário, valeu!

Em 20/11/2024 às 10:30, 1lokos disse:

Tem que pegar o numero de série na etiqueta com código de barras na placa-mãe e consultar o suporte da MSI para saber qual a versão do BIOS foi gravada na fábrica, fora isso qualquer palpite a respeito sera apenas palpite.

Entendi, obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!