Ir ao conteúdo

Placa-mãe TUF GAMING B550M-PLUS (em qual slot fica o PCIe 4.0?)

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Galera boa tarde! Comprei um NVMe Kingston Fury Renegade, e vou colocar na minha TUF GAMING B550M-PLUS, minha dúvida, pra quem tem e usa, é qual seria o slot correto para colocar o NVMe.. o de baixo da VGA (que daria pra aproveitar o dissipador da própria placa-mãe), o de cima (e aí dá pra botar o dissipador de baixo, no slot de cima?) ou será que ambos podem ser usados como PCIe 4.0? Agradeço muito pra quem puder me esclarecer, obrigado!  

• Solução
Postado

O slot mais próximo da CPU é geralmente o mais rápido, é o caso dessa placa aí. Os CPUs AM4 não tem banda suficiente para lidar com dois SSDs PCI-Express 4.0, ele gerencia um slot diretamente, assim como gerencia o slot da placa de vídeo também, e o restante das linhas PCI-Express são jogadas para o chipset. O segundo slot do SSD, que é PCI-Express 3.0, é gerenciado pelo chipset, junto com as outros dois slots PCI-Express (um de tamanho x1 e outro de tamanho x16, porém eletricamente x4).

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

O slot mais próximo da CPU é geralmente o mais rápido, é o caso dessa placa aí. Os CPUs AM4 não tem banda suficiente para lidar com dois SSDs PCI-Express 4.0, ele gerencia um slot diretamente, assim como gerencia o slot da placa de vídeo também, e o restante das linhas PCI-Express são jogadas para o chipset. O segundo slot do SSD, que é PCI-Express 3.0, é gerenciado pelo chipset, junto com as outros dois slots PCI-Express (um de tamanho x1 e outro de tamanho x16, porém eletricamente x4).

Muito obrigado pela resposta! Espero que o dissipador do Kingston dê conta, apesar de ser o mais simples rs 

Postado

@S1mon se não for uso extremo, dá sim. O TechPowerUp fez um teste de escrita sequencial por 10 minutos seguidos, o SSD conseguiu segurar bem a velocidade por volta dos 5500MB/s e chegou um pouco acima dos 75ºC no fim do teste, sem thermal throttling. Vale lembrar que 10 minutos gravando a ~5500MB/s daria por volta de 3.3TB no final, mais até do que a capacidade do SSD testado (2TB), então é algo que dificilmente replicaria num uso real.

thermal-write.png

https://www.techpowerup.com/review/kingston-fury-renegade-heatsink-2-tb/7.html

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@S1mon se não for uso extremo, dá sim. O TechPowerUp fez um teste de escrita sequencial por 10 minutos seguidos, o SSD conseguiu segurar bem a velocidade por volta dos 5500MB/s e chegou um pouco acima dos 75ºC no fim do teste, sem thermal throttling. Vale lembrar que 10 minutos gravando a ~5500MB/s daria por volta de 3.3TB no final, mais até do que a capacidade do SSD testado (2TB), então é algo que dificilmente replicaria num uso real.

thermal-write.png

https://www.techpowerup.com/review/kingston-fury-renegade-heatsink-2-tb/7.html

De fato, dificilmente eu usaria por tanto tempo assim, não tenho arquivos tão pesados kk.. você saberia me dizer se usando esse kingston no slot 1 e o meu atual no slot 2, o kingston teria algum problema de desempenho, ou posso usar os dois ao mesmo tempo sem problemas? Novamente, muito obrigado amigo! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!