Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galerinha!

Montei meu PC há um tempo atrás com um Ryzen 7700X e um Watercooler de uma marca chamada Alseye modelo M360 (3 Fans).

Eu sei que não deveria, mas me deixei levar pela "boniteza" do Watercooler sem ao menos conhecer a marca a fundo... Resultado, estou tendo picos de temperaturas muito elevadas no meu Ryzen, assim que eu ligo o PC, o mesmo chega a bater incríveis 80 graus, em idle, o PC fica por volta de 50, quando faço um teste simples de stress pelo CPU-Z, chega a bater 94 à 97 graus.

A pasta térmica estou utilizando uma Alseye T9+ Platinum, com 13.5 w/m-k de condutividade, é a qual veio no kit do Watercooler.

Isso é normal? Alguém tem esse watercooler e que possa me falar sobre a qualidade dele? Se for o caso, posso estar comprando outro e vendendo esse.

Obrigado!

Postado

Faltou detalhe importantes: qual a placa-mãe (marca e modelo) usa, e como conectou os cabos de alimentação dos fans do WC e da bomba (os dos LED "frufru" não tem relevância).

Qual a marca e modelo do gabinete, tem fans circulando ar? Tem muito "fornello" por ai.

Postado

@1lokos Opa irmão, me perdoe, acabei esquecendo. Hehe

A placa-mãe é uma ASUS ROG Strix B650 A-Gaming Wifi, a bomba do WC tá ligado no AIO Pump da placa-mãe. Gabinete é um Rise Mode Galaxy Glass, tem 10 Fans no gabinete, todos ligados de forma correta, lateral e parte inferior jogando ar para dentro do gabinete, superior e traseiro jogando para fora (exaustão).

@Pedro Medeiros da Silva Opa irmão, sim! Está em 100% a bomba, ajustei tanto pela BIOS, quanto pelo programinha da ASUS, o Armory Crate.

Postado

Bom, como a placa-mãe tem conector dedicado para bomba, indica que ela esta sendo ligada junto com o CPU.

Em feral temperatura alta ao ligar com WC é porque o usuário deixa a temperatura de referência para a bomba ligar como a temperatura do "System" que demora a subir e gera um atraso na bomba. Por via das dúvidas verifique como esta no BIOS.

Esse WC Alseye é só mais um "RisyMody" da vida -  WC OEM (white label) de fabricação de baixo custo; mas não era para ser tão ineficiente, verifique pelo tato se as mangueiras estão aquecidas na entrada do radiador, o que pelo menos indica que o fluído esta circulando.

Resta remover o bloco para verificar se esta ficando bem assentado no CPU - observe a distribuição da pasta térmica, que deve ser uniforme, sem falhas.

O 7700X por ter apenas um CCD é mais critico no contado do Die com a base do cooler, pois o ponto quente do CPU fica deslocado para baixo e para a esquerda, fora do centro do cooler. Mas só a Noctua oferece acessório que desloca a base do cooler de acordo.

Esse frame da Thermalright ajuda a melhorar um pouco nesta questão, mas não vai resolver esta temperatura alta que esta enfrentando.

Thermalright ASF - AM5 Secure Frame

"Testes de diversos canais pela web comprovam que a pressão aplicada pelo mecanismo de retenção do socket das placa-mãe AM5, trazem implicações na concavidade/convexidade do IHS, em consequência resulta em maiores temperaturas de operação, em função do contato com a base do dissipador ser aquém da ideal, conforme demonstra a ultima imagem, em análise feita pelo canal Gamer Nexus."

am51-05e079370a9b8cec1516995664053787-10

Postado

@1lokos Irmão, obrigado pela resposta mais do que completa...

Fiz um procedimento aqui de reaplicação da pasta térmica, infelizmente não sei te dizer se houve melhoras, pois o dia aqui amanheceu mais frio do que ontem, que estava um calor extremo...

Maaaaas, descobri que o rapaz que montou o meu computador, com certeza ele não utilizou a pasta térmica que enviei junto e aplicou uma pasta térmica de baixa qualidade, a meu ver, pois a pasta era muito mole, semelhante a um creme dental, porém, prateado.

Removi essa pasta e apliquei a pasta que eu tenho aqui, que é mais espessa, a T9+ Platinum, a qual veio com o WC, infelizmente havia pouca pasta, então tive que fazer uma leve mistura, e apliquei uma finíssima camada com uma Rise Mode Frost que eu tinha aqui, mas por baixo, está com a T9+ Platinum.

Claro que vou reaplicar outra pasta de melhor qualidade assim que a mesma chegar, estou pensando em adquirir uma Artic MX-6, o que me diz?

Resultados desconsiderando o fator ambiente...

Ontem eu estava trabalhando com meu PC por volta de 53-54 graus.

Hoje após a reaplicação da pasta, estou trabalhando entre 47-49 graus.

No Stress GPU ontem, o processador ficou entre 94-97 graus.

No Stress GPU hoje ficou entre 85-87 graus.

Creio que essa temperatura esteja ok para uso de trabalho e diário, o que me diz?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!