Ir ao conteúdo

Não consigo rodar o jogo DarkOrbit - Intel Pentium E5400, Gigabyte G41M, 4GB RAM

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu PC é fraco e ainda vai demorar para eu montar um melhor, eu tenho lembrado de uns jogos antigos, meu PC é alguns anos mais novo, estou tendo problemas para rodar um em especifico, Dark Orbit, é um jogo leve mas não consigo rodar nem na mais qualidade baixa. Configuração do meu PC é:

Pentium E5400 2.70Ghz

Gygabyte G41M ES2L

4Gb RAM DDR2 800Mhz

Vídeo onboard da placa-mãe G41

De acordo com meus cálculos, era para rodar esse jogo mas ta dando muito gargalo. Estive pensando em comprar uma placa de vídeo bem simples, uma com menos de 2GB ou atá mesmo 512MB, talvez uma GeForce GT 210 ou uma que seja compatível com o Pentium E5400.

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 voce usa windows 10? Se sim não existem drivers de Vídeo para esses pcs antigos, ou seja se for rodar algum jogo o qualquer coisa que precise placa de Vídeo não vai dar certo

Lembrando nem tudo é gargalo, está na hora de saber diferenciar Hardware antigo com processador fraco e gpu forte

• Curtir 1
Postado

@Banunin eu uso Windows 7 home Premium x64

9 horas atrás, Banunin disse:

Lembrando nem tudo é gargalo, está na hora de saber diferenciar Hardware antigo com processador fraco e gpu forte

Nesse caso é gargalo sim, porque o jogo rodava normalmente antigamente, uns 4 anos atrás nesse mesmo PC, aí parei por um tempo e quando voltei precisei reinstalar o sistema operacional e me deparei com esses problemas, antes de fazer esse post eu tava jogando com uns drivers antigos que vieram com o Windows, aí atualizei os drivers G41 e não vi melhora, na verdade piorou pois antes o processador ficava com media de 40% de uso, agora fica com 90 a 100% e quando chega em 100% da gargalo, o vídeo se mantém em 20 a 30 fps mas fica com muito gargalo, olha que eu tô usando a versão 2D que é mais leve, tem a 3D que é mais pesada, em outro post me falaram que era por causa do vídeo integrado G41 que tem pouquíssima memória dedicada e que eu devia alterar algumas configurações para resolver, isso era no caso do conter strike 1.6 que também tá dando gargalo... se souber como fazer e puder me instruir, eu agradeço 

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Bem tive um g41 posso dizer que o que te instruíram é bobagem 

Vamos lá 

Com a minha experiência no G41 só prestava em Linux, isso mesmo porque em Linux tem drivers e funciona direitinho, baixei Minecraft e rodou a 30 fps nada mal mas o processador ficou em 100% (era Pentium 4)

Já em windows não prestava não tinha jeito, não existiam drivers pra ele.(Apenas o de Chipset)

Meu conselho mesmo se você instalou algum driver desinstala ele(se conseguiu) e lembrando de você não tem driver ou tem driver defeituoso o processador vai ficar em 100% não sei porque isso acontece mas acontece e muito com pessoas que não instalam drivers ou não tem e pensam que o processador não presta 

A claro gargalo é processador fraco e gpu forte, se o processador tá sofrendo tem que trocar não colocar placa de vídeo pra resolver 

https://www.intel.com/content/www/us/en/download/19534/intel-graphics-media-accelerator-driver-for-windows-7-64-exe.html

Postado
1 hora atrás, Banunin disse:

@Mascote01 Bem tive um g41 posso dizer que o que te instruíram é bobagem 

Vamos lá 

Com a minha experiência no G41 só prestava em Linux, isso mesmo porque em Linux tem drivers e funciona direitinho, baixei Minecraft e rodou a 30 fps nada mal mas o processador ficou em 100% (era Pentium 4)

Já em windows não prestava não tinha jeito, não existiam drivers pra ele.(Apenas o de Chipset)

Meu conselho mesmo se você instalou algum driver desinstala ele(se conseguiu) e lembrando de você não tem driver ou tem driver defeituoso o processador vai ficar em 100% não sei porque isso acontece mas acontece e muito com pessoas que não instalam drivers ou não tem e pensam que o processador não presta 

A claro gargalo é processador fraco e gpu forte, se o processador tá sofrendo tem que trocar não colocar placa de vídeo pra resolver 

https://www.intel.com/content/www/us/en/download/19534/intel-graphics-media-accelerator-driver-for-windows-7-64-exe.html

Pesquisei mais afundo e consegui encontrar uns drivers que dizem que são incompatíveis mas funcionam, quando tiver em cada vou te ajudar se você estiver interessado mesmo em arrumar isso 

• Curtir 2
Postado

@Banunin beleza mano, vou tentar desinstalar os drivers que coloquei, pensei em instalar windows 10 mas acho que vai piorar

3 horas atrás, Banunin disse:

Com a minha experiência no G41 só prestava em Linux

pois é, mas no linux não da pra baixar a maioria dos jogos que eu jogo, como dark orbit e counter strike 1.6

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bom, como o PC é bastante antigo, sugiro o uso dos últimos recursos geralmente recomendados, quando o assunto é instalar drivers de hardware bastante antigo: DriverScape e Driver Booster.

Tente cada um deles na mesma ordem em que foram mencionados (DriverScape primeiro). O DriverScape é um repositório online, bastante confiável, de pacotes de driver para hardware mais antigo, compatível com Windows. Até hoje, posso recomendar sem problemas, baseado na minha própria experiência com ele.

• Curtir 1
Postado

vou te ajudar, quando chegar em casa

beleza.

Já verificou se tudo está instalado corretamente ? DirectX, drivers de Vídeo e Chipset

ja verifiquei o driver do chipset, o directX ainda não

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U instalei esses drivers e não resolveu nada, tambem atualizei o directX, eu fiquei sabendo que pode ser a arquitetura do windows, porque o que eu tenho é 64Bits, ai parece que o dark orbit é 32 bits, ta escrito isso no proprio forum no jogo, o counter strike tambem é 32Bits, vou criar uma partição aqui no HD e instalar o Windows 7 32Bits e testar, eu não tenho nada a perder mesmo, porque ja tentei de tudo, ja mexi até na BIOS, tenho uns 4 programa de instalar driver aqui, to tentando resolver isso o dia todo kkkkk, teve uma vez que eu instalei um driver de 2008 pra esse G41, aparentemente ficou melhor no Counter Strike 1.6, mas no dark orbit, passou a não abrir mais o mapa do jogo, só vai ate a tela inicial e depois apresenta problemas. vou deixar 2 imagens do dxdiag pra você ver, talvez ajude em alguma coisa.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

• Curtir 1
Postado
agora, Banunin disse:

@Mascote01 Não instale 32 bits, perdera RAM e potência do processador, já parou pra pensar se não poder algo rodando que está tirando desempenho ou virus?

eu só tenho 4 Gb de RAM, o windows 7 de 32 só reconhece 4Gb mesmo, não vai fazer diferença, e quanto a potência do processador, acredito que seja pouco, de qualquer forma vou instalar numa partição separada e testar.

agora, Banunin disse:

já parou pra pensar se não poder algo rodando que está tirando desempenho ou virus?

não entendi direito mas sobre o virus, não faz sentido pois não acesso sites duvidosos ou de conteúdo... alem disso, meu sistema tem apenas 3 dias que foi instalado, as unicas coisas que baixei foi atualizações do windows update e instaladores de drivers a partir do site oficial deles.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Mascote01 disse:

eu só tenho 4 Gb de RAM, o windows 7 de 32 só reconhece 4Gb mesmo, não vai fazer diferença, e quanto a potência do processador, acredito que seja pouco, de qualquer forma vou instalar numa partição separada e testar.

Não tira o fato de perder potência, deixe no 64

Postado

@Mascote01 é mais questão mesmo de 32 bits ser muito antigo, seu processador acho que não vai ficar tanta diferença, e ser o problema for SO talvez instalar uma home starter x64 fique melhor, esquece isso de 32 bits se quer um processador assim pega um Pentium 4 de 1 núcleo que so tem x86

• Curtir 1
Postado

@Banunin entendi, eu não sei o que fazer, estou pensando em pegar uma placa de vídeo barata só pra compor, minha indignação é que antigamente, em 2018 ate 2020 eu jogava normalmente nesse mesmo sistema operacional (não lembro se era 32 ou 64Bits) hoje não consigo jogar os mesmo jogos, a durante esses 4 anos que fiquei sem jogar, o PC ficou completamente parado, a unica diferença é que troquei o HD, eu não tenho interesse em montar um PC gamer porque os jogos que eu curto são, genshin impact, Warzone e need for speed, mas esses eu jogo no PS4, o PC só uso pra esses 2 jogos mesmo, counter strike 1.6 e dark orbit, essa configuração deveria rodar

• Curtir 1
Postado

@Banunin cara, é um ponto interessante, antigamente eu usava um monitor FLATRON, não lembro o modelo, so sei que tinha esse nome: Flatron, mas ai em 2020 peguei um PS4 e o PC ficou abandonado, ai o meu primo me deu um monitor SAMSUNG SyncMaster TA550, é o que estou usando, é o mesmo que uso no PS4, eu acho que o FLATRON tinha uma resolução menor...

• Curtir 1
Postado

@Banunin kkkk na verdade, eu já troquei, percebi que melhorou um pouco de modo geral, mas o dark orbit ainda não roda, tentei com o Windows 7 ultimate de 32bits mas nem abriu o jogo, hoje estou tentando rodar com o Windows 10 Pro 64 Bits, até agora não tive problemas, apenas que na hora de carregar o jogo ele ta o seguinte erro: 502 Bad Gateway, já vi vários tutoriais de como resolver e aparentemente o problema não está na minha máquina, já mexi no DNS, desinstalei e instalei de novo, fiz tudo o que devia, o fato é que dark orbit é um jogo todo apresentando problemas kkkk, ainda não tentei em outro PC para garantir que o problema não é na minha máquina, mas no fórum tá cheio de reclamações sobre esse erro desde 2014 kkkkkk eu não sei mais o que fazer, agora com o Windows 10 Pro x64 consegui uma média estável de FPS no conter strike 1.6, em média 60 a 40 dependendo do mapa e quantidade de inimigos, mas já tá bem melhor que antes, dá pra jogar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Mascote01 disse:

@Banunin kkkk na verdade, eu já troquei, percebi que melhorou um pouco de modo geral, mas o dark orbit ainda não roda, tentei com o Windows 7 ultimate de 32bits mas nem abriu o jogo, hoje estou tentando rodar com o Windows 10 Pro 64 Bits, até agora não tive problemas, apenas que na hora de carregar o jogo ele ta o seguinte erro: 502 Bad Gateway, já vi vários tutoriais de como resolver e aparentemente o problema não está na minha máquina, já mexi no DNS, desinstalei e instalei de novo, fiz tudo o que devia, o fato é que dark orbit é um jogo todo apresentando problemas kkkk, ainda não tentei em outro PC para garantir que o problema não é na minha máquina, mas no fórum tá cheio de reclamações sobre esse erro desde 2014 kkkkkk eu não sei mais o que fazer, agora com o Windows 10 Pro x64 consegui uma média estável de FPS no conter strike 1.6, em média 60 a 40 dependendo do mapa e quantidade de inimigos, mas já tá bem melhor que antes, dá pra jogar.

RECAPITULANDO TODO O DISCUTIDO AQUI ATÉ O MOMENTO...

1. Você usar o jogo em 32-bit e o sistema em 64-bit é, na verdade, a melhor coisa a se fazer, pra fins de compatibilidade (esclarecendo ponto mencionado anteriormente);

Em 24/11/2024 às 21:45, Banunin disse:

@Mascote01 voce usa windows 10? Se sim não existem drivers de Vídeo para esses pcs antigos, ou seja se for rodar algum jogo o qualquer coisa que precise placa de Vídeo não vai dar certo.

2. O comentário acima está correto, mas apenas em parte. Isso se deve ao fato de que a maior parte dos drivers de dispositivos antigos, para Windows XP, 7 ou 8, é retrocompatível para uso em Windows 10. Logo, conseguir os drivers não é impossível, mas, quanto mais antigo o dispositivo, mais difícil é, realmente.

Em 25/11/2024 às 17:43, Mascote01 disse:

@Gabriel U instalei esses drivers e não resolveu nada, tambem atualizei o directX, eu fiquei sabendo que pode ser a arquitetura do windows, porque o que eu tenho é 64Bits, ai parece que o dark orbit é 32 bits, ta escrito isso no proprio forum no jogo, o counter strike tambem é 32Bits, vou criar uma partição aqui no HD e instalar o Windows 7 32Bits e testar, eu não tenho nada a perder mesmo, porque ja tentei de tudo, ja mexi até na BIOS, tenho uns 4 programa de instalar driver aqui, to tentando resolver isso o dia todo kkkkk, teve uma vez que eu instalei um driver de 2008 pra esse G41, aparentemente ficou melhor no Counter Strike 1.6, mas no dark orbit, passou a não abrir mais o mapa do jogo, só vai ate a tela inicial e depois apresenta problemas. vou deixar 2 imagens do dxdiag pra você ver, talvez ajude em alguma coisa.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

3. Consegue me reenviar os prints da tela do DxDiag, agora que você está no Windows 10?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...