Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe devo comprar?

Ir à solução Resolvido por Fabricio S S J,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou em um dilema, fui infestado por videos do youtube, e sem ter o conhecimento bastante, agora estou maluco em qual devo comprar, gostaria de fazer essa compra amanhã no dia 29, para aproveitar alguma promoção da black friday. 
Vamos lá, atualmente estou disposto a pagar 450 reais em uma placa-mãe para esses componentes:
Ryzen 5 5500 (que pretendo comprar junto a nova placa-mãe)
RX 580
2x8 RAM gb
Fonte Cougar VTC500 500W, 80 Plus White, PFC Ativo

Atualmente eu tenho, o Ryzen 5 3500 e uma placa-mãe A320 MH Bioastar(que tenho desde 2019), eu já tentei tempos atrás fazer o upgrade pra 5 5500, atualizei as BIOS certinho, mas simplesmente minha A320MH não deu Vídeo de forma alguma com a 5 5500(o cooler da 5 5500 rodava normal, placa de Vídeo tudo ligava mas não dava Vídeo de forma alguma, mas enfim isso é um problema do passado já foi, e decidi que iria trocar, e já recebi o reembolso do 5 5500 na época), mas com a 5 3500 ele funciona normalmente. Então simplesmente decidir que vou comprar uma placa-mãe de até 450 reais, e depois buscar a melhor promoção para a 5 5500, e depois vender o A320 com o 5 3500; Dito isso, comecei a ver várias promoções para a placa-mãe MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4 (370 R$ KABUM), placa-mãe Gigabyte B550M K, DDR4, Socket AMD AM4, M-ATX, Chipset AMD B550, B550M-K(400 R$ PICHAU) e Placa-Mãe Gigabyte A520m S2h, AMD AM4, M-ATX, DDR4(434 R$ Kabum)etc... Tudo dentro do orçamento que pensei com as promoções vigentes, comecei a pesquisar e veio um monte de cara do youtube falando de PCIe 4.0 e 3.0 não sei o que, aí um cara fala que o A520 é a melhor invenção do universo, aí vem outro e fala que A520 foi o inferno na terra que quem compra é *****, porque o b450 não sei o que, aí vem outro falando que o b450 é um a320 capado não sei o que. Então, estou MALUCO. Gostaria da ajuda dos senhores, que dentro desse orçamento de 450 reais, com os preços atuais que estão aparecendo nos descontos, e com o setup que vou fechar com a placa-mãe, qual vcs acham que deve ser a minha escolha, deixando claro que não pretendo fazer outro upgrade além disso nos próximos anos, minha ideia é ficar com o setup por um bommmm tempo, eu só jogo jogos competitivos, como Valorant, Lol, PUBG e CS2, e não pretendo jogar nenhum jogo da atual geração com modo história e não sei o que. Obrigado se leu até aqui, e espero que tenha sido claro minha pergunta kkkkkk, muito obrigado a quem ajudar tmj.

Postado

@Frenps Para maiores upgrades no futuro escolha B550, agora se pretende fazer upgrade daqui muitos anos mesmo a plataforma AM5 já vai ter barateado, então não há necessidade de pegar uma placa-mãe tão parruda com B550.

Resumo

Pretende fazer upgrades sem sair de plataforma

B550

placa-mãe custo beneficio que suporta uma grande gama de Ryzen, pode perceber que tem conector de CPU duplo, ao contrário de muitas B450

A520M

https://www.amazon.com.br/PLACA-MÃE-GIGABYTE-A520M-S2H-SOQUETE/dp/B08G8VHHF4/ref=asc_df_B08G8VHHF4/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=709884378163&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=5048011579923743439&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9198672&hvtargid=pla-999465709164&psc=1&mcid=473af893f6cc35669a49328c2f2d8fd0&gad_source=1

Ultima que não recomendo

B450

Postado
3 minutos atrás, Banunin disse:

@Frenps Para maiores upgrades no futuro escolha B550, agora se pretende fazer upgrade daqui muitos anos mesmo a plataforma AM5 já vai ter barateado, então não há necessidade de pegar uma placa-mãe tão parruda com B550.

Resumo

Pretende fazer upgrades sem sair de plataforma

B550

placa-mãe custo beneficio que suporta uma grande gama de Ryzen

A520M

https://www.amazon.com.br/PLACA-MÃE-GIGABYTE-A520M-S2H-SOQUETE/dp/B08G8VHHF4/ref=asc_df_B08G8VHHF4/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=709884378163&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=5048011579923743439&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9198672&hvtargid=pla-999465709164&psc=1&mcid=473af893f6cc35669a49328c2f2d8fd0&gad_source=1

Ultima que não recomendo

B450

então, Baununin, como minha ideia é ter o Ryzen 5 5500, que até onde eu vi é um PCI 3.0, e a RX 580 que já tenho, que é 3.0 também até onde sei, a minha ideia até o momento pelo pouco que pesquisei e vi uns cara falando no youtube, a minha ideia é mais ou menos esse A520M, só uma duvida mais bem burra mesmo, a minha ideia era comprar esse aqui : https://www.kabum.com.br/produto/199618/placa-mãe-gigabyte-a520m-s2h-amd-am4-m-atx-DDR4?utm_id=21434223550&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxqC6BhBcEiwAlXp457MQRageCYri3vwEAKBKVrvVhK1yI5_HNmf7RgdqiHb1SOlnkZKjNxoC-R4QAvD_BwE Quero saber se tem alguma diferença pra esse que você mandou, porque esse aí da amazon quando fiz o frete aqui, ele ficou 480, e o da kabum com o frete ficou 460 e chegaria antes, é um pequeno detalhe, mas é mais pra saber se os dois são a mesma placa-mãe mesmo?!

Postado

@Frenps São o mesmo modelo, que bom que pegou uma mais barata, aqui o frete saiu de boa, e essa historia de B450 é A320 capada é furada, com certeza coisa de youtuber pra vender placa mais cara e ficar falando como se todo mundo fosse usar um Ryzen 7 não sei das quantas 3xd

Postado
11 minutos atrás, Banunin disse:

@Frenps São o mesmo modelo, que bom que pegou uma mais barata, aqui o frete saiu de boa, e essa historia de B450 é A320 capada é furada, com certeza coisa de youtuber pra vender placa mais cara e ficar falando como se todo mundo fosse usar um Ryzen 7 não sei das quantas 3xd

VOCÊ É UM DEUS, fui rever aqui eu fui lerdo, ele tava selecionado o crédito, quando mudei pra pix ele ficou com frete gratis e voltou pra 429, vou pegar na amazon ele mesmo provavelmente, muito obrigado, meu bommmmm

Postado
3 minutos atrás, Banunin disse:

@Frenps Denada, marca como tópico solucionado por favor 

sim, vou selecionar já. Só uma última dúvida, esse B550 no preço de 400 reais(claro que aqui ainda vai ter o frete, mas digamos q chegue até 420, que é preço da que você mandou) https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550m-k-DDR4-socket-amd-am4-m-atx-chipset-amd-b550-b550m-k?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxqC6BhBcEiwAlXp45yBuic4OusL_Q2enmARNorfnfRHnyx0tdPqQEc_YO0N6E-5unUUgYBoCaqIQAvD_BwE ela seria uma solução melhor ? essa b550 m k da gigabyte não é tão boa assim ou se tem algum componente mais técnico, que talvez ir com a da amazon a520M já supra as necessidades e tal?!

Postado

@Frenps B550 por 400 conto? Tá muito estranho, mas olhando ela parece uma b550 normal a de entrada normalmente são mais caras, a diferença é suporte ao PCI 4.0  mais clock nas memórias e suporte a mais processadores, mas tambem pra suportar mais processadores com TDP muito alto ou Ryzen muito caros para AM4 precisa ser uma b550 cara, chipset ele determina algumas características  

Veredito: pegue A520 mesmo e seja feliz B550 tem que ser parruda não adianta só o chipset

@Fabricio S S J Recomendei a com conector de CPU 8 pinos, essa da msi so tem 4 

Postado
2 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

O ideal seria pegar a tuf a520m plus ii. Os vrms dela batem de frente mesmo com as b550m tops de linha, e é provavelmente a melhor a520 que você vai achar no mercado.
Caso queira uma mais baratinha, essa é uma ótima opção: msi a520m a pro

Sim, mas como citei no texto o meu valor máximo é de 450 reais, e realmente eu já tinha pesquisado por fora e disseram que ela é uma boa, mas eu realmente não tenho condição de fazer a compra, se for adicionar o frete junto ela vai pra quase 550 reais

4 minutos atrás, Banunin disse:

@Frenps B550 por 400 conto? Tá muito estranho, mas olhando ela parece uma b550 normal a de entrada normalmente são mais caras, a diferença é suporte ao PCI 4.0  mais clock nas memórias e suporte a mais processadores, mas tambem pra suportar mais processadores com TDP muito alto ou Ryzen muito caros para AM4 precisa ser uma b550 cara, chipset ele determina algumas características  

então, exatamente por ela ta tão barata que eu to com o pé atrás, porque pelo o que eu entendi as B550, serão melhores que a A520m e etc, e ela em teoria vai sair mais barata que aquela da Amazon, aí quero saber se ela ta valendo mesmo ou se tem algum detalhe esquisito na fabricação desse modelo aí sei lá kkkkk

Postado

@Frenps essa b550 a unica diferença é suportar memória com clock mais alto e pci 4.0, pega a a520 que ta ai pode ser a da amazon mesmo, vai ter suporte, atualização de BIOS e uma boa confiabilidade não troque o certo pelo duvidoso 

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Banunin disse:

Veredito: pegue A520 mesmo e seja feliz B550 tem que ser parruda não adianta só o chipset

@Fabricio S S J Recomendei a com conector de CPU 8 pinos, essa da msi so tem 4 

A falta de conexões da msi realmente peca, contudo, até onde sei os vrms dela são superiores. No fim, o que mais importa em uma placa-mãe na minha opinião são os vrms.

Segurou tranquilamente um 5700x3d, e em alguns processadores ficou pareado com a versão b550m

Postado

@Fabricio S S J Com conector de CPU simples consegue ter VRM melhor que a A520 da gigabyte?Mas no fim as duas placas são boas a da gigabyte e da msi, só recomendei da gigabyte porque não tinha analisado essa da MSI que eu gosto bastante dessa empresa

Postado
8 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

A falta de conexões da msi realmente peca, contudo, até onde sei os vrms dela são superiores. No fim, o que mais importa em uma placa-mãe na minha opinião são os vrms.

Segurou tranquilamente um 5700x3d, e em alguns processadores ficou pareado com a versão b550m

não sou letrado nisso que vocês estão discutindo, mas já estou achando bem estranho mesmo esse b550, acredito que vou com alguma dessas duas a A520 PRO da MSI ou aquela da Gigabyte da amazon que o @Banuninmandou ? qual delas vcs acham que seria melhor?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...