Ir ao conteúdo

H410 Biostar não salva perfil XMP

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Comprei um computador i5 10400, Biostar H410MH, 8GB RAM 2666mhz, mas troquei as memórias por umas da XPG de 3600mhz que tinha aqui sobrando.

Quando vou na BIOS, seleciono o perfil XMP e salvo as configurações, o PC reinicia algumas vezes e depois inicia o sistema operacional, mas sem carregar o perfil XMP e voltando para 2666mhz....

(Não é a bateria da BIOS, outras configurações ficam salvas)

WhatsApp Image 2024-11-19 at 20.36.02.jpeg

Postado

Como dito acima, 10400F suporta no máximo 2666MHz, se você tentar forçar 3600MHz não vai funcionar, o PC vai tentar iniciar, vai falhar e a BIOS vai resetar as configurações de fábrica sozinha depois de algumas tentativas de boot.

3600MHz é uma frequência que só poderia ser utilizada com CPUs AMD Ryzen 3000/4000/5000 ou com Intel de 12ª geração pra cima, desde que a placa-mãe tenha um chipset que permite overclock de RAM.

• Curtir 1
Postado

@Banunin Sei que o suporte oficial é 2666mhz, mas dá pra colocar acima disso (perdendo a garantia) e a intenção nem era 3600mhz, só os 2933mhz que a placa-mãe diz que suporta. Outra coisa que esqueci de mencionar, é que em bora o manual da placa diga que tem suporte até 2933, essa opção não aparece nas opções de clock, pula de 2900 para 3000, continua assim mesmo depois de atualizar a BIOS para a última versão

• Solução
Postado
1 hora atrás, nabiek disse:

mas dá pra colocar acima disso (perdendo a garantia)

Sim, mas você precisaria de uma placa-mãe com chipset que permita overclock. Não é o caso de placas no chipset H410.

1 hora atrás, nabiek disse:

só os 2933mhz que a placa-mãe diz que suporta

A placa-mãe dá suporte até 2933MHz para processadores que suportam 2933MHz nativamente, o Core i5 10400F não está incluso nessa lista.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, nabiek disse:

@Banunin Sei que o suporte oficial é 2666mhz, mas dá pra colocar acima disso (perdendo a garantia) e a intenção nem era 3600mhz, só os 2933mhz que a placa-mãe diz que suporta. Outra coisa que esqueci de mencionar, é que em bora o manual da placa diga que tem suporte até 2933, essa opção não aparece nas opções de clock, pula de 2900 para 3000, continua assim mesmo depois de atualizar a BIOS para a última versão

Eu citei acima sobre isso, aparentemente não leu a minha resposta e nem sei se leu a do colega acima do meu post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...