Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Alguém poderia me recomendar uma controladora apenas para controlar a velocidade dos fans do gabinete por favor? 

Meus fans não possuem RGB, porém estão ligados apenas na fonte, ou seja, não estão rodando na velocidade máxima, pois o fio não vai até a placa-mãe para plugá-los e ter a opção de controlar a velocidade deles. 

Conector fans: 3 pinos + 4 pinos MOLEX

placa-mãe  Msi B550 wifi pro am4

Postado

Compre a controladora e use como HUB PWM para aumentar o comprimento do cabo.

Se for 3-4 fans pode usar cabo splitter PWM, mas o preço é similar, a vantagem da controladora é que a alimentação vem da fonte, e o controle de RPM da placa-mãe.

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 29,99

• Conectores para até 10 fans.

O conector de 3 pinos do fan pluga no conector de 4 pinos da controladora.

Liga o cabo PWW da controladora num SYS_FAN da placa-mãe e no BIOS muda o "Control Mode" (controle de RPM) desse conector para Voltage (VDC), e temperatura de referência para CPU, assim a curva de fans controlará a rotação em função da temperatura do CPU.

Se no BIOS não tiver opção de controle de rotação por variação de tensão (tensão) a controladora ou cabo splitter não resolvera nada.

Postado

@1lokos Boa tarde! Eu comprei o hub. Você comentou sobre controlar por tensão. Meus fans são de 3 pinos então só dá para fazer o controle por tensão, certo? Eu devo fazer alguma outra mudança na BIOS da placa-mãe? Tirei do automático e coloquei o DC apenas. 

Em 30/11/2024 às 13:49, 1lokos disse:

Compre a controladora e use como HUB PWM para aumentar o comprimento do cabo.

Se for 3-4 fans pode usar cabo splitter PWM, mas o preço é similar, a vantagem da controladora é que a alimentação vem da fonte, e o controle de RPM da placa-mãe.

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 29,99

• Conectores para até 10 fans.

O conector de 3 pinos do fan pluga no conector de 4 pinos da controladora.

Liga o cabo PWW da controladora num SYS_FAN da placa-mãe e no BIOS muda o "Control Mode" (controle de RPM) desse conector para Voltage (VDC), e temperatura de referência para CPU, assim a curva de fans controlará a rotação em função da temperatura do CPU.

Se no BIOS não tiver opção de controle de rotação por variação de tensão (tensão) a controladora ou cabo splitter não resolvera nada.

WhatsApp Image 2024-12-02 at 18.53.36.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!