Ir ao conteúdo

Qual destes seria mais eficiente? 2x8GB ou 2x16GB ou 2x8GB + 2x16GB?

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou montando um PC e comprei 16GB de memória RAM (2 pentes de 8GB, 3200MHz). Recentemente, ganhei de um colega 32GB (2 pentes de 16GB, 3000MHz).

Gostaria de saber qual seria a forma mais eficiente de utilizar essas memórias:

1. Uso os 16GB em 3200MHz para aproveitar a maior velocidade.

2. Opto pelos 32GB em Dual Channel, mesmo com velocidade menor.

3. Utilizo os quatro pentes, totalizando 48GB. Mesmo sendo de tamanhos e velocidades diferentes. 

Qual seria a melhor opção?

Postado

Depende do que for fazer no PC. Pra edição e algumas atividades profissionais, quanto mais RAM melhor e a frequência não importa tanto. Pra jogos, o melhor seria deixar os 2x16 e tentar fazer um overclock pro máximo que os pentes e processador aguentarem.

Postado
16 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

Os 48gb provavelmente sequer funcionariam

Na maioria das vezes funciona misturar pentes diferentes, ele só ficam balizados pelo pior.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
37 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

32gb. Os 48gb provavelmente sequer funcionariam, por serem memórias de MHz diferente e tamanhos diferentes (e possivelmente modelos diferentes).

Posso comprovar que instalar 4 pentes diferentes fará com que seu computador funcione sim. Mas deve ser atento a que frequência pior memória roda. Onde a menor frequência será utilizada. Se possível, combinar pentes próximos em dual channel. 

• TheDemonLena alterou o título para Qual destes seria mais eficiente? 2x8GB ou 2x16GB ou 2x8GB + 2x16GB?
Postado
39 minutos atrás, Shaman93 disse:

Na maioria das vezes funciona misturar pentes diferentes, ele só ficam balizados pelo pior.

19 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Posso comprovar que instalar 4 pentes diferentes fará com que seu computador funcione sim. Mas deve ser atento a que frequência pior memória roda. Onde a menor frequência será utilizada. Se possível, combinar pentes próximos em dual channel. 

Então, todas são do mesmo modelo da Corsair, e ficariam niveladas para 3000MHz, se eu colocar elas intercaladas tipo: 8, 16, 8, 16, assim ativaria Dual Channel?  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!