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CONSIDERAÇÕES INICIAIS (Parte 01)
A. Este tutorial é destinado a usuários de Windows, para notebooks de todos os tipos, novos ou mais antigos.
B. Os diagnósticos aqui sugeridos abrangem a parte lógica do sistema (ou seja, apenas programas, drivers e outros componentes de sistema).

C. Por ordem de prioridade, se nenhuma das causas aqui listadas for a causa efetiva do problema, ele pode ser físico (isto é, relacionado a alguma peça do computador).
D. As instruções aqui fornecidas são baseadas em alguns meses de participação aqui no Fórum, e nas perguntas mais frequentes que percebi, tratando de problemas pontuais dos usuários.

 

PRIMEIRAS DÚVIDAS: PROBLEMAS MAIS COMUNS

1. Como descobrir, inicialmente, o que pode estar causando a lentidão do meu notebook? 

R: Via de regra, comece pelo Gerenciador de Tarefas do seu Windows (atalho: Ctrl + Shift + Esc). Na tela de Processos, ou de Desempenho, verifique qual dos seus componentes está tendo picos de uso. Normalmente, processador (CPU) e disco (HD ou SSD) são os que exibem os maiores picos de uso quando o sistema fica lento por qualquer motivo. Se a CPU (processador) está com picos de uso, há muitos processos sendo executados em segundo plano, e alguns deles podem ser finalizados. Se o disco, por sua vez, se mantém igual ou perto de 100% de uso, pode ser o problema clássico do "Disco 100" (mais comum em Windows 10 ou 11, quando estão rodando em HD, e em SSD também acontece, mas é mais raro).

 

2. Como faço um diagnóstico mais completo do meu notebook lento?

Se o seu sistema em geral funciona normalmente, mas você sente dificuldade na execução de tarefas mais específicas, como ver um vídeo no navegador, ou jogar alguma coisa (que seu notebook deveria conseguir rodar com mais facilidade), pode ser necessário:
2.1 Verificar a integridade dos arquivos do seu sistema (através dos comandos sfc /scannow e dism/ online /cleanup-image /restorehealth, no CMD, ou Prompt de Comando como Administrador);

2.1 Verificar se há erros lógicos no seu disco (através do comando chkdsk /f /r, também no CMD / Prompt de Comando como Administrador);
2.2 Verificar se o Windows Update não está desatualizando seus drivers por acidente (pesquisando por "update" no Menu Iniciar, abrindo a verificação de atualizações, e verificando o histórico de atualizações, procurando por atualizações de driver, e verificando a versão instalada com a disponível no site do fabricante).

2.3 Verificando as temperaturas do seu notebook (certifique-se de que as saídas de ar estejam livres, ou seja, não obstruídas, e limpas, e na parte de sistema, use programas como o HWInfo).

 

3. Se meu processador (CPU) apresenta picos de uso no Gerenciador, mas não estou executando nenhum programa pesado, o que causa esse problema?
Geralmente, o Windows Update é o primeiro suspeito em cenários assim. Se você utiliza algum antivírus gratuito, ele se torna o principal suspeito, já que fica em execução no seu sistema o tempo todo, monitorando tudo o que você faz (como o Avast, por exemplo, que você deveria desinstalar da sua máquina, pra início de conversa). Fora isso, há cenários pontuais em que muitos outros aplicativos estão instalados e programados para iniciar junto com o sistema (como o navegador Edge, por exemplo). Para verificar isso, no Gerenciador de tarefas, procure pela aba Inicializar (Windows 10), ou Aplicativos de Inicialização (Windows 11), e veja quantos programas têm o Início Automático habilitado. Sugere-se desabilitar todos, EXCETO os relacionados aos drivers gráficos e de áudio, e a Segurança do Windows (que devem ser mantidos).

 

4. Meu disco em 100% de uso o tempo todo torna o meu computador praticamente inutilizável. Como resolvo isso?

Para resolver rápido, mas de forma temporária, tente o seguinte:
4.1 Pressione Windows + R (abre o Executar do Windows);
4.2 Digite services.msc, e pressione Enter;
4.3 Clique no topo da coluna Nome, duas vezes (e deixe os serviços do sistema em ordem alfabética invertida);

4.4 Ache os seguintes serviços: Windows Update, Windows Search, Sysmain.

4.5 Em cada um deles: clique duas vezes, altere o Tipo de Inicialização para Desativado, depois clique em Parar (quantas vezes necessário, até que o serviço pare, efetivamente), e clique em Ok.
4.6 Verifique se o problema se resolveu, e desabilite os serviços mencionados um de cada vez, sempre verificando o Gerenciador de Tarefas, para saber qual deles estava causando o Disco 100, afinal, o que estiver causando permanece desabilitado, mas os outros precisarão ser reativados).

CONSIDERAÇÕES FINAIS (Parte 01)
Este tutorial terá continuações. Se quiser sugerir alguma dúvida que considere importante, não deixe de comentar abaixo.

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  • Gabriel U alterou o título para TUTORIAL: Como diagnosticar a lentidão no seu notebook

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