Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei de memórias ram hoje, e tem alguns aplicativos que se recusam a abrir, estranhei e fui testar a memória RAM, reconhece 16gbs os 2 pentes tudo certinho, testei as 2 separadas deu Vídeo e tudo mais, só que quando eu coloco as 2 não usa 16gb usa como se tivesse só 8, o máximo de memória que consumiu foi 52%, alguém sabe o que aconteceu?

Postado

@Lokyuss

2 minutos atrás, Lokyuss disse:

, o máximo de memória que consumiu foi 52%, alguém sabe o que aconteceu?

Não entendi a duvida...
Primeiro qual é sua configuração, placa-mãe processador, e quais são exatamente os slots que esta utilizando e memórias ram que comprou

Postado

@abertossi tenho uma b450m kbr da ASUS/ Ryzen 5 3600 com uma 4060, está no segundo e no último slot, o problema é quando chega em 8gb de ram ele para de utilizar como se não tivesse outro pente, como se tivesse só 8gb, mas o pc reconhece que tem 16gb

Postado

@Lokyuss não estou entendendo exatamente seu problema. Se os tais programas que você está usando só precisam de 8GB, eles só vão usar 8GB. RAM só é usada quando necessário, o que não é necessário fica sobrando até algum outro programa precisar.

Postado
17 minutos atrás, Lokyuss disse:

teste no aida64 e o uso se limita a no máximo 14.6 gigas 

Isto é normal.. tente fazer uso de memória em qual programa exatamente esta limitando a memória? alguns jogos e aplicativos tem a opção de limitar certa quantidade de ram para o funcionamento.. 
voce esta monitorando o consumo de ram por qual software? Não esta confundindo com VRAM? sua placa grafica tem 8gb..

Postado

@abertossi @GuilhermeGB

Não estou usando aplicativos para só 8gb, abro várias abas no opera e não passa de 52% como se estivesse limitado, quando abro o valorant ele não entra por falta de memória mas existe sobrando entende? É como se estivesse só com 8gb mas tem 16 instalada

Não tem limitador de memória RAM nos aplicativos e também não é vram estou monitorando pelo gerenciador e pelo Aida64, não confundiria os 2.

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, Lokyuss disse:

Troquei de memórias ram hoje, e tem alguns aplicativos que se recusam a abrir, estranhei e fui testar a memória RAM, reconhece 16gbs os 2 pentes tudo certinho, testei as 2 separadas deu Vídeo e tudo mais, só que quando eu coloco as 2 não usa 16gb usa como se tivesse só 8, o máximo de memória que consumiu foi 52%, alguém sabe o que aconteceu?

Se um vídeo integrado estivesse presente, o que poderia estar causando essa limitação poderia ser a alocação exorbitante de VRAM para o vídeo integrado, um bug raro mas que acontece. Já que não é esse o caso, sugiro verificar o Gerenciador de Tarefas do Windows, na aba Desempenho, e nos mandar um print do que você vê nessa tela.

• Curtir 1
Postado

@Lokyuss Me parece normal no teste de estresse realmente esta utilizando os dois pentes quanto ao primeiro print voce não consegue forçar mais a ram? o opera gx limita o uso de ram e usa um gerenciamento de guias, conseguiria utilizar outro aplicativo para que pudéssemos ver? 

teste isso só para ter certeza
Pressione Win + R, digite msconfig e pressione Enter.

Vá até a aba Inicialização do Sistema > Opções Avançadas.

Certifique-se de que a opção Memória Máxima está desmarcada. Caso esteja marcada, desmarque, reinicie o computador e veja se isso resolve o problema.

Postado

@abertossi Não esta marcada a opção, e no print do opera você ve que está com uma folga de memória certo? Então não consegui abrir mais nenhum aplicativo tentei o valorant não abriu tentei o Chrome não abriu é como se estivesse sem memória disponível entendeu 

agora, Lokyuss disse:

@abertossi Não esta marcada a opção, e no print do opera você ve que está com uma folga de memória certo? Então não consegui abrir mais nenhum aplicativo tentei o valorant não abriu tentei o Chrome não abriu é como se estivesse sem memória disponível entendeu 

Eu tentei forçar mais a ram no primeiro print e não deu se jeito nenhum 

• Membro VIP
Postado
agora, Lokyuss disse:

Certo. Esse número é até bem alto. Podemos reduzí-lo usando Gerenciamento Avançado de serviços do sistema, via PowerShell. Você sabe criar um Ponto de Restauração do seu sistema?

Postado
8 minutos atrás, Lokyuss disse:

Eu tentei forçar mais a ram no primeiro print e não deu se jeito nenhum 

Eita entendi estranho isso dms só pra desencargo de conciencia qual sua fonte? ja tentou nos outros slots? 1 e 3?

Postado

@abertossi gamemax 650w já tentei em todos os slots estou tentando até no single channel

@Gabriel Usei sim mas o que teria a haver com o uso da memória?

As marcas da memória são da juhor esqueci de avisar, elas normalmente são boas eu vi vários reviews

• Membro VIP
Postado
agora, Lokyuss disse:

@Gabriel U sei sim mas o que teria a haver com o uso da memória?

É que as alterações que estou prestes a ensinar são até um pouco profundas no seu sistema. E apesar de serem todas muito seguras, ter um ponto de restauração caso algo não saia como planejado é sempre bom.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Lokyuss disse:

@Gabriel U criei 

Ok. Eu poderia te ensinar a escrever os scripts do zero, mas isso tomaria tempo desnecessário nosso. Em vez disso, vou te passar a ferramenta gratuita e de código aberto do Chris Titus, que fará boa parte das alterações de forma automatizada para nós.

Se não gostar de alguma mudança que ela faça no seu PC, pode simplesmente retornar o computador ao Ponto de Restauração criado (ou desfazer as alterações facilmente pela própria ferramenta).

1. Para acessá-la, abra o seu PowerShell como Administrador (atalho: Windows + X > Windows PowerShell (Admin).

2. Digite o seguinte: Set-ExecutionPolicy AllSigned

3. Daí, pressione Enter para Executar, letra S e Enter de novo para confirmar.

4. Digite o seguinte: irm christitus.com/win | iex

5. Execute e aguarde alguns segundos.
6. Na tela que se abre, clique em Tweaks.
7. À esquerda, na parte de Essential Tweaks, marque todas as opções, exceto:
7.1 a primeira
 opção (que recria o Ponto de Restauração);
7.2 a opção Prefer IPv4 over IPv6;
7.3 a opção Enable End task With Right Click.

Deixe as demais opções na tela como estão. E clique em Run Tweaks. Após a finalização, na tela do console principal do PowerShell, abra o Gerenciador de Tarefas. Veja quantos processos são executados na CPU e quanta RAM está sendo utilizada. Depois, reinicie o computador e veja de novo.

Postado

@Gabriel U os processos continuaram a ficar acima de 200 esta em 219 agora e a memória ram continua com os mesmos sintomas, sinceramente eu não sei mais o que fazer, se fosse problemas nas memórias eu até aceitaria, mas eu testei elas de de forma independente e deu Vídeo e funcionou perfeitamente 

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Lokyuss disse:

@Gabriel U os processos continuaram a ficar acima de 200 esta em 219 agora e a memória RAM continua com os mesmos sintomas, sinceramente eu não sei mais o que fazer, se fosse problemas nas memórias eu até aceitaria, mas eu testei elas de de forma independente e deu Vídeo e funcionou perfeitamente 

Há alguma coisa errada com os aplicativos instalados, nesse caso. Se você iniciar o PC em modo de segurança, o problema persiste?

Postado

@Gabriel U sim, persiste 

No caso as minhas memórias ram antiga era de "frequências" diferentes, você acha que isso pode ter interferido em algo do sistema? Não sei acho que tô alucinando já. 

Frequências diferentes que eu digo é porque eu tinha uma de 8gb 3000mhz com xmp ativado e desativado era 2133, a uns 2 anos atrás eu comprei mais 8gb de 2133 pensando q era a frequências da que já estava, mas não era e mesmo assim funcionou "normalmente" dava crash no sistema as vezes mas funcionava, aí agora decidi comprar outras memórias para parar de dar erros ou crashs de sistema. 

Que azar com memória ram cara

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Lokyuss disse:

@Gabriel U sim, persiste 

No caso as minhas memórias ram antiga era de "frequências" diferentes, você acha que isso pode ter interferido em algo do sistema? Não sei acho que tô alucinando já. 

Frequências diferentes que eu digo é porque eu tinha uma de 8gb 3000mhz com xmp ativado e desativado era 2133, a uns 2 anos atrás eu comprei mais 8gb de 2133 pensando q era a frequências da que já estava, mas não era e mesmo assim funcionou "normalmente" dava crash no sistema as vezes mas funcionava, aí agora decidi comprar outras memórias para parar de dar erros ou crashs de sistema. 

Que azar com memória RAM cara

Nesse caso específico, eu realmente não sei mais como ajudar, amigo...

Postado
13 minutos atrás, Lokyuss disse:

No seu gerenciador de tarefas diz que suas RAMs estão rodando em 2400MHz, você comprou novas memórias nesse padrão?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...