Ir ao conteúdo

Pc reiniciando em jogos pesados/Desligando driver de vídeo com ventoinhas há 100%

Ir à solução Resolvido por Vinicius1332,

Posts recomendados

Postado

Prezados, após 2 dias de pesquisa sobre o problema, decidi abrir esse tópico pra ver o que eu posso fazer.

De forma resumida, acontece em alguns jogos pesados do pc só travar por meio segundo e reiniciar em seguida, como em Marvel Rivals que foi o primeiro a mostrar esse problema e Valorant, mas em outros jogos como Strinova ou Paalworld, a placa desliga o driver de vídeo e ativa as ventoinhas em 100%.

As peças são novas, compradas há 3 semanas mais ou menos, em lojas conhecidas no BR, sendo a seguinte configuração:

ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

AMD Ryzen 5 5600GT + cooler padrão AMD

2x8GB Ram

RX 6600 EAGLE

Fonte 600w Onepower

Por causa da energia zuada da casa que moro atualmente, me recomendaram usar um estabilizador, então eu uso um de 300VA

Eis então tudo que fiz até o momento :

1. Atualizei todos os drivers.

2. Testei ambas as memórias em ambos slots da placa-mãe.

3. Limpei os contatos da placa de vídeo e das memórias.

4. Verifiquei temperaturas e clocks durante a jogatina, tudo normal, com média de 74 para processador e placa de vídeo.

Gostaria de ter ajuda pra saber o que pode ser o problema, já que ainda estão em garantia e antes de eu me mudar, eu consiga ver com um técnico ou resolver com a ajuda que receber. Lembrando que as peças são novas.

Postado

@Richard G Falae, beleza?

Além do estabilizador, essa sua fonte 'Kamikaze Edition' deve estar peidando na hora de fornecer os 12V pra placa de vídeo.

Por isso você está perdendo o vídeo quando joga algo mais pesado...

• Curtir 1
Postado

Troque esta fonte por uma de boa confiabilidade e depois que trocar a fonte, esquece estabilizador. Estabilizador com fontes de pfc ativo só atrapalha.. Se quiser proteger seu pc compra um filtro de linha bom (pessoal recomenda bastante os da IClamper) e aterre a tomada antes de usar o filtro de linha, se não é possível teu gabinete ficar um pouco energizado.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

Se quiser proteger seu pc compra um filtro de linha bom (pessoal recomenda bastante os da IClamper) e aterre a tomada antes de usar o filtro de linha, se não é possível teu gabinete ficar um pouco energizado.

@Vinicius1332 Um pouco não. Dá muito choque. kkkkk

Já usei aquele clamper de dois pinos e minha nossa, o choque estático era real. Bastava encostar em qualquer parte não pintada do gabinete que teu dedo ficava dormente.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, ArturRJ disse:

@Vinicius1332 Um pouco não. Dá muito choque. kkkkk

Já usei aquele clamper de dois pinos e minha nossa, o choque estático era real. Bastava encostar em qualquer parte não pintada do gabinete que teu dedo ficava dormente.

pois é, esse protetores com DPS é necessário tomada aterrada, se não é choque até umas horaskkk.

Quanto a fonte, uma boa de 500w ja seria suficiente para a rx6600, porém pelos preços é melhor pegar uma 550w-600w. Tem a Risemode Zeus, as Duex e Gamemax mas não tenho conhecimento de como são as fontes dessas marcas, então vale a pesquisa antes de comprar. Também tem essa opção da MSI de 600w que ja é uma marca mais consolidada:https://www.kabum.com.br/produto/369655/fonte-msi-mag-a600dn-600w-80-plus-white-pfc-ativo-com-cabo-preto-306-7zp6b22-809

Gamemax: https://www.terabyteshop.com.br/produto/17493/fonte-gamemax-gs600-600w-80-plus-white-pfc-ativo

Risemode: https://www.kabum.com.br/produto/461382/fonte-gamer-rise-mode-zeus-500w-pfc-ativo-preto-rm-psu-01-wt-500

Duex: https://www.terabyteshop.com.br/produto/24814/fonte-duex-600fse-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-dx-600fse

• Curtir 2
Postado

Certo, muito obrigado pelas dicas, vou ver um fonte nova e trocar o filtro de linha que já tenho, nas próximas semanas eu atualizo se funcionou

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...