Ir ao conteúdo

Processador Ryzen 7 1700 batendo 95ºC com cooler box, qual upgrade fazer?

Ir à solução Resolvido por Rafael C.,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, atualmente possuo a seguinte config:

CPU: Ryzen 7 1700

Placa-mãe: ASRock B350m pro4

Memória: 2x8gb 3200mhz

GPU: RTX 3060

Recentemente, meu processador começou a bater 95º em jogos e tá apresentando problemas tudo. No momento, estou considerando 3 opções:
1) trocar o air cooler da amd por um AG400

2) Pegar um Ryzen 5 5600

3) Trocar para uma plataforma AM5

Minha preferência  seria pegar  5600 mas minha placa-mãe tem 7 anos então fico com medo de investir em um processador AM4 e  a placa-mãe virar camisa de saudade e ter que gastar com uma nova placa AM4. O cooler seria uma opção até achar bons preços no kit AM5.  Acham que vale a pena trocar só o processador ou já partir pra um kit am5 já que a placa-mãe já tá bem velha e o preço das placas mãe am4 não tá muito diferente

• Moderador
Postado
13 minutos atrás, ALSGG disse:

meu processador começou a bater 95º em jogos e tá apresentando problemas tudo

Provavelmente precisando reaplicar a pasta térmica, mas de qualquer forma em relação a trocar o air cooler pelo DeepCool AG400 eu acho uma boa, geralmente dá pra encontrar ele por bons preços. E depois seja lá o que você decidir fazer dá pra reaproveitar ele com um novo processador AM4 ou também na plataforma AM5.

Antes do processador alcançar essas temperaturas você estava com problemas de performance?

13 minutos atrás, ALSGG disse:

Acham que vale a pena trocar só o processador ou já partir pra um kit am5

Aí depende do quanto você pode investir também.

Inclusive, informe o modelo do seu gabinete, por favor.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Processador Ryzen 7 1700 batendo 95ºC com cooler box, qual upgrade fazer?
Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Provavelmente precisando reaplicar a pasta térmica, mas de qualquer forma em relação a trocar o air cooler pelo DeepCool AG400 eu acho uma boa, geralmente dá pra encontrar ele por bons preços. E depois seja lá o que você decidir fazer dá pra reaproveitar ele com um novo processador AM4 ou também na plataforma AM5.

Antes do processador alcançar essas temperaturas você estava com problemas de performance?

Antes tava normal. Começou com esses dias mega quentes aqui do RJ e tem um tempinho que não troco a pasta térmica mesmo. Indica alguma?

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Aí depende do quanto você pode investir também.

Inclusive, informe o modelo do seu gabinete, por favor.

Eu aceitaria gastar uns 1800 reais caso trocasse de plataforma. Meu único medo de pegar um processador AM4 agora a placa-mãe ficar ruim daqui há uns 2 anos e ter que pagar um preço alto numa placa am4 ou trocar tudo. Não seria melhor trocar tudo em caso de upgrade? 

Nem digo pelo desempenho, mais pela placa-mãe estar com 7 anos de uso

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@ALSGG qualquer pasta térmica bem avaliada já é o suficiente, uma das melhores seria esta daqui:

https://www.mercadolivre.com.br/pasta-termica-implastec-ts-cold-4g-espatula-sach-cleaner/p/MLB27050187

49 minutos atrás, ALSGG disse:

Eu aceitaria gastar uns 1800 reais caso trocasse de plataforma.

É melhor deixar o AM5 pra lá, essa plataforma precisa de um investimento bem maior para ter um custo-benefício legal, e também daqui a 2 anos uma placa AM4 deve sair uma pechincha já que até lá o AM5 ficará consolidado.

O que eu te indico é fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica para a médio prazo pegar algo como Ryzen 5 5500, já que este consegue funcionar bem mesmo numa b350

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, ALSGG disse:

Eu aceitaria gastar uns 1800 reais caso trocasse de plataforma.

Uma placa-mãe AM5 que valha a pena vai custar cerca de R$900,00 ou mais. As memórias se você pegar 32GB pode colocar uns R$800,00 aí, só aí já vai quase todo esse orçamento. Então, concordo com o colega acima que talvez não seja ideal ir pra AM5, pelo menos ainda não.

1 hora atrás, Rafael C. disse:

pegar algo como Ryzen 5 5500

Eu pegaria pelo menos o 5600, mas de preferência o 5700X3D. Até para continuar tendo uma CPU com 8 núcleos e 16 threads. Claro que antes é interessante ver testes dessa placa-mãe com esses processadores, mas em jogos o VRM não deveria ter problemas para aguentar.

• Curtir 2
Postado

Voltando aqui só pra agradecer rapaziada. Coloquei a pasta térmica recomendada e abaixou 20 graus em jogos. Vou segurar essa config mesmo.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...