Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quais peças confiáveis (de qualidade) que é recomendado para montar um pc do zero usando a plataforma am5?

ATT: é possível montar um setup am5 (sem placa de vídeo) com 3,000?

Postado
5 horas atrás, ViFe disse:

Quais peças confiáveis (de qualidade) que é recomendado para montar um pc do zero usando a plataforma am5?

ATT: é possível montar um setup am5 (sem placa de vídeo) com 3,000?

Mas peraí, 3k para o PC inteiro, ou só para a plataforma? Tem uma grande diferença.

Postado

Dá sim, mas é muito básico. Qual vai ser o uso do PC?

Sinceramente, não vejo motivos para não considerar um AM4. Se você souber aproveitar promos, você consegue um kit de Ryzen 5 5500 + A520M + RX 6600 por uns 3500 a 3800 reais. 

Meu conselho é que você junte mais dinheiro.

Sobre a pergunta do AM5, o mais barato possível e que mais vale a pena seria o Ryzen 5 8600G, A620M básica mesmo e 2 x 8gb de ram memória ram entre 5200Mhz a 6000Mhz e uma fonte boa de 500W.

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Mas peraí, 3k para o PC inteiro, ou só para a plataforma? Tem uma grande diferença.

Gabinete chuto eu que o mais básico sairia por 200 ou menos.

A fonte seria junto com a placa de vídeo.

Então seria o principal mesmo (placa-mãe, processador e memória).

2 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Dá sim, mas é muito básico. Qual vai ser o uso do PC?

Usar pra tudo.

desde trabalho, assistir séries e filmes (em 1920x1080p) e também alguns jogos (exemplos: valorant, cs2).

Sinceramente, não vejo motivos para não considerar um AM4. Se você souber aproveitar promos, você consegue um kit de Ryzen 5 5500 + A520M + RX 6600 por uns 3500 a 3800 reais.

Quero desconsiderar pois pretendo fazer upgrades.

A cada dois anos.

Então o am4 já estará morto nessa data (2027).

Sobre a pergunta do AM5, o mais barato possível e que mais vale a pena seria o Ryzen 5 8600G, A620M básica mesmo e 2 x 8gb de ram memória RAM entre 5200Mhz a 6000Mhz e uma fonte boa de 500W.

E quanto sairia essas 3 peças (tirando a fonte que comprarei junto com a placa de vídeo)?

Postado

Cara, junte mais dinheiro então e pegue um logo um setup AM5 mais decente, esse ngc de pegar um com gráfico integrado por agora não me aparece boa opção.

Alias, pelo jeito que você falou, aparentemente, você já tem um Setup em casa com placa de Vídeo né? Por ai você poderia usar ela. MAs essa parada de fazer upgrade de 2 em 2 anos para jogar não tem sentido. A não ser que você trabalhe com o PC.

Sobre as peças, sairia na casa dos 2.4k, você provavelmente teria que por um chorinho de 100 a 150 reais ainda pra chegar nessa config. Mas como você aparentemente já tem uma fonte. Então, dá pra encaixar tranquilo.

Postado
19 minutos atrás, ViFe disse:

Gabinete chuto eu que o mais básico sairia por 200 ou menos.

É, mas não compre um desses gabinetes mais básicos. Use o que você já tem, ou então faça o favor de comprar um melhorzinho já que já quer pegar um PC moderno.

1 hora atrás, ViFe disse:

A fonte seria junto com a placa de vídeo.

Ué, mas o PC não liga sem fonte, então teria que comprar agora também.

1 hora atrás, ViFe disse:

Então seria o principal mesmo (placa-mãe, processador e memória).

Bom, enfim, o mínimo para AM5 fazer algum sentido é uma placa B650 decente, 2x16gb DDR5, e um 7600 ou 7600x (embora minha sugestão seja já montar no 7700 direto). Fica um pouco apertado, mas com esforço e sorte, dá sim.

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

É, mas não compre um desses gabinetes mais básicos. Use o que você já tem, ou então faça o favor de comprar um melhorzinho já que já quer pegar um PC moderno.

Ué, mas o PC não liga sem fonte, então teria que comprar agora também.

Bom, enfim, o mínimo para AM5 fazer algum sentido é uma placa B650 decente, 2x16gb DDR5, e um 7600 ou 7600x (embora minha sugestão seja já montar no 7700 direto). Fica um pouco apertado, mas com esforço e sorte, dá sim.

O processador Ryzen 5 8600G é válido nesse caso? 

E para placa-mãe, a Gigabyte B650M Gaming WiFi, Chipset B650, AMD AM5, mATX, DDR5, é uma que voce considera decente?

Postado

@Calebe A Melo @Imakuni  Vocês dois não me entenderam.

Estou sem desktop (apenas notebook).

E o note é um i3 de segunda geração que vou deixar pra minha sobrinha.

Quando falei que vou montar um do zero, é do zero mesmo (até o cabo de alimentação vou ter que comprar).

Sobre gastar 3 mil na plataforma am5, eu estou pesquisando e estou achando vários valores divergentes em vários sites.

Sobre eu desconsiderar o am4 é pelo fato deu possivelmente querer trocar processador em 2027 e até lá, já não exista mais lançamentos para essa plataforma.

E esclarecendo outra coisa que vocês dois também não entenderam.

Quando falei que irei comprar a fonte junto com a placa de Vídeo, é que, depois que eu comprar placa-mãe, processador e memória, farei a compra da fonte juntamente com a placa de vídeo.

Sobre o gabinete, o aquário não é uma boa compra (190 reais)?

ATT: estou com 3 mil em mãos para gastar nessas 3 peças e em janeiro vou ter mais 3 mil para a fonte e placa de Vídeo.

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, ELPintoLoco disse:

O processador Ryzen 5 8600G é válido nesse caso? 

Não. Esquece todos os 8000, eles são capados.

43 minutos atrás, ELPintoLoco disse:

E para placa-mãe, a Gigabyte B650M Gaming WiFi, Chipset B650, AMD AM5, mATX, DDR5, é uma que voce considera decente?

Depende do preço.

24 minutos atrás, ViFe disse:

Vocês dois não me entenderam.

Realmente, se você não explicar, a gente não vai entender.

E agora que explicou, o conselho é: não compre nada. O PC só vai funcionar depois que tiver todas as peças, então não adianta nada ficar comprando picotado. Guarde sua grana, deixe rendendo no banco, e quando tiver dinheiro suficiente para comprar tudo, aí sim você compra tudo de uma vez.

Quando chegar nesse momento, volte aqui com o tamanho total da sua carteira e a gente vai te dizer o que comprar.

• Curtir 1
Postado

@ViFe Eu não consegui entender ainda, por que ao você falar "Placa de Vídeo mais a fonte de alimentação", eu pensava "como esse cara vai arrumar para uma placa de Vídeo dediocada se ele só tem 3k e que ir pro AM5?"

Sendo assim, seu orçamento total é 6k certo?

Com 3k HOje, eu diria que eu iria numa B650M Intermediaria + 2 x 8 memória RAM DDR5 6000Mhz mas um Ryzen 7 7600(O normal mesmo).

Em Janeiro, eu já iria para uma RX 7700 XT ou em uma RTX 4060 TI(desde que esteja na faixa dos 2k nova, na versão de 8gb mesmo) ou em uma RX 6750 XT + Uma fonte de 650W. UMa boa seria  Galax Omega GL650S ou A Rise Mode Zeus 650W.

OBS: A RX 7700 XT é muito boa pela faixa de preço, mas eu espero q ela fique na casa dos 2.5k em janeiro

Postado
  • placa-mãe MSI Pro B650M-P

• AMD Ryzen™ 5 7500F (só irá encontrar na AliExpress)

• memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), DDR5, 6000MHz, C36

• Fonte Rise Mode Zeus de 650W

• Gabinete Gamer Montech x3 MESH

• Air Cooler Thermalright Assassin Spirit 120 V2 Plus 120MM

Você muito dificilmente conseguirá montar um AM5 com peças mais baratas que essas, levando em consideração a qualidade delas, mas provavelmente excederá cerca de R$1000 do teu orçamento.

• STAR ALPHA alterou o título para PC Gamer até R$ 6.000: plataforma AMD Ryzen AM5?
Postado
17 horas atrás, Imakuni disse:

Realmente, se você não explicar, a gente não vai entender.

E agora que explicou, o conselho é: não compre nada. O PC só vai funcionar depois que tiver todas as peças, então não adianta nada ficar comprando picotado. Guarde sua grana, deixe rendendo no banco, e quando tiver dinheiro suficiente para comprar tudo, aí sim você compra tudo de uma vez.

Quando chegar nesse momento, volte aqui com o tamanho total da sua carteira e a gente vai te dizer o que comprar.

Em nenhum momento eu disse que "vou comprar".

Estou aqui pra "esclarecer dúvidas".

Sobre as peças, eu não irei comprar tudo numa loja só.

Será de lojas diferentes e com certeza as peças vão chegar em dias diferentes.

Sendo assim, impossível montar tudo num dia só com a falta de uma peça.

16 horas atrás, Calebe A Melo disse:

@ViFe Eu não consegui entender ainda, por que ao você falar "Placa de Vídeo mais a fonte de alimentação", eu pensava "como esse cara vai arrumar para uma placa de Vídeo dediocada se ele só tem 3k e que ir pro AM5?"

Quando eu for comprar a placa de vídeo (não sei ainda qual modelo), comprarei a fonte de acordo com a placa.

Não adianta eu comprar uma fonte de 450w e depois uma RTX 4090.

Ou eu optar por comprar uma fonte de 1000w e uma placa gt 210.

16 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Sendo assim, seu orçamento total é 6k certo?

Não.

Não é 6k.

É mais.

Porém não vou gastar todo o dinheiro que tenho em um computador.

Chegar fim do mês eu não conseguir comprar um pacote de arroz.

Como eu disse acima pro @Imakuni , estou aqui pra esclerecer dúvidas.

E não sei o porque renomearam meu tópico.

Não tem nada a ver com o que preciso 🤦‍♂️

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, ViFe disse:

Gabinete chuto eu que o mais básico sairia por 200 ou menos

R$ 200,00 da para comprar um gabinete razoavelmente bom, vide o Gamemax Defender MD (GPU até 360mm, radiador 360mm no topo e frente... só não suporta placa-mãe ATX) , detalhes neste tópico.

Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

R$ 200,00 da para comprar um gabinete razoavelmente bom, vide o Gamemax Defender MD (GPU até 360mm, radiador 360mm no topo e frente... só não suporta placa-mãe ATX) , detalhes neste tópico.

Aquele aquário do meu exemplo lá em cima, ele não é bom?

Nas pesquisas que fiz, achei isso 👇

Essa placa-mãe tem uma construção boa?

Ou essa seria melhor?

Qual desses dois processadores é mais vantajoso?

Ryzen 5 8500g?

Ryzen 5 8400f?

Memória 2x8gb link

Total sairia 2.358

É uma péssima montagem?

Postado
28 minutos atrás, ViFe disse:

Essa placa-mãe tem uma construção boa?

Ou essa seria melhor?

Ryzen 5 8500g?

Ryzen 5 8400f?

Memória 2x8gb link

A MSI é melhor.

Memória é bem ok, tentaria achar algo com frequência de 6000 e CL menor que 40, mas vai te servir.

Eu não pegaria nenhum desses dois processadores, mas o 8400f é melhor. Torno a dizer, tente ir no 7500f, é infinitamente melhor. 

Postado
16 minutos atrás, ViFe disse:

Aquele aquário do meu exemplo lá em cima, ele não é bom?

É bem apertado, limita o tamanho da placa de vídeo.

• Altura da CPU cooler: 160mm
  • Suporte para placa de vídeo: até 300mm (Caso utilize Water Cooler ou Fan Cooler na lateral interna, largura máx. da placa de vídeo 200mm; caso não utilize Water Cooler ou Fan Cooler na lateral interna, gabinete compatível com placa de vídeo de largura máx. 300mm)
19 minutos atrás, ViFe disse:

Ryzen 5 8500g?

Ryzen 5 8400f?

Os dois são igualmente ruins - tem performance similar ao Ryzen 5600; aparentemente ninguém se deu o trabalho de fazer uma comparação direta entre os dois, mas tem do 8400F vs i5-12400F (que meio que empata com o Ryzen 5600) com uns 5% de vantagem para o i5.

Mas se não for comprar GPU agora precisa do 8500G, pois o 8400F não tem vídeo integrado, nem o meia boca dos Ryzen 7000/9000 normais.

Esse negocio de comprar hardware para "upgrade futuro" pode ser um tiro no pé, pois para garantir precisa de uma placa-mãe boa, que custará mais caro agora. Uma B650 decente - tem bom VRM; mais "barata" é a ASRock B650M-HDV/M2 (não tem conector de LED "frufru").

Considere a opção comprar um Ryzen AM4 gastando menos, porque daqui a dois anos pode vender por bom preço e então ficar com mais liberdade para comprar o AM5 ou o que for.

Postado

Eu optaria pela Serie 9000 ou 7000 @ViFe. Se você vai por uma placa de Vídeo em Janeiroo, não precisa desse gráfico integrado e de qualquer maneira não vai conseguir usar O PC.

Ryzen 5 7500F

Ryzen 5 7600 

Essa B650M DA MSI  é basica mas atende muito bem.

Sobre a Memóriam RAm, você não interesse em 2 x 16GB, para formar 32gb? Claro, vai do teu uso.

Postado
17 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

A MSI é melhor.

Por esse valor da MSI, eu acho placa am5 melhor?

Ou a MSI é a "menos pior"?

18 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

Memória é bem ok, tentaria achar algo com frequência de 6000 e CL menor que 40, mas vai te servir.

Creio eu que a kingston seja a memória mais confiável do que as outras.

E tem um preço atrativo.

Por isso citei ela.

20 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

Eu não pegaria nenhum desses dois processadores, mas o 8400f é melhor. Torno a dizer, tente ir no 7500f, é infinitamente melhor. 

Esse processador eu não encontrei no Brasil.

Só na Ali.

18 minutos atrás, 1lokos disse:

É bem apertado, limita o tamanho da placa de vídeo.

• Altura da CPU cooler: 160mm
  • Suporte para placa de vídeo: até 300mm (Caso utilize Water Cooler ou Fan Cooler na lateral interna, largura máx. da placa de vídeo 200mm; caso não utilize Water Cooler ou Fan Cooler na lateral interna, gabinete compatível com placa de vídeo de largura máx. 300mm)

Obrigado por mencionar o gamemax que é melhor que aquele que eu pesquisei.

20 minutos atrás, 1lokos disse:

Os dois são igualmente ruins - tem performance similar ao Ryzen 5600; aparentemente ninguém se deu o trabalho de fazer uma comparação direta entre os dois, mas tem do 8400F vs i5-12400F (que meio que empata com o Ryzen 5600) com uns 5% de vantagem para o i5.

Mas se não for comprar GPU agora precisa do 8500G, pois o 8400F não tem vídeo integrado, nem o meia boca dos Ryzen 7000/9000 normais.

Esse negocio de comprar hardware para "upgrade futuro" pode ser um tiro no pé, pois para garantir precisa de uma placa-mãe boa, que custará mais caro agora. Uma B650 decente - tem bom VRM; mais "barata" é a ASRock B650M-HDV/M2 (não tem conector de LED "frufru").

Pelo valor desses dois processadores "ruins", tem algum que eu encontre melhor que eles (por um peço similar)?

Ou eles estão com preços abaixo dos mil reais por causa deles serem ruins?

7 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Eu optaria pela Serie 9000 ou 7000 @ViFe. Se você vai por uma placa de Vídeo em Janeiroo, não precisa desse gráfico integrado e de qualquer maneira não vai conseguir usar O PC.

Ryzen 5 7500F

Ryzen 5 7600 

Essa B650M DA MSI  é basica mas atende muito bem.

Sobre a Memóriam RAm, você não interesse em 2 x 16GB, para formar 32gb? Claro, vai do teu uso.

As séries 8000 são mais recentes certo?

Porém os modelos anteriores são melhores (e consequentemente, mais caros)?

Ou eu entendí errado?

Sobre a memória, pode ser sim 32gb desde que eu ache por um valor que me agrade.

E sobre a placa de vídeo, se eu encontrar a 4060 ti por 2,200, eu compro.

Caso contrário, vou pegar a 4060 normal que está abaixo dos dois mil reais.

Postado

Cara, já falei @ViFe, No Brasil, é o Ryzen 5 7600 ou 7500F no AliExpress. Não são ruins, muito pelo contrário, em perfomance, o Ryzen 5 7600 e o 7500F são melhores que o Ryzen 7 5700X3D.

A placa B650M da MSI que você mandou já é mais que suficiente para esse CPU. Como o @1lokos disse, fazer upgrades de 2 em 2 anos, depedendendo uso no PC é desnecessário. Só vejo sentido em um upgrade de placa de Vídeo, memória, armazemento e talvez a fonte, já que dependendo da placa de Vídeo, você vai precisar uma fonte mais potente.

A gigabyte não é indicada por conta da má confiabilidade, sem falar da garantia que não é tudo isso(mesmo ocorre com a ASUS). A MSI se mostrar melhor no Brasil.

20 minutos atrás, ViFe disse:

As séries 8000 são mais recentes certo?

Porém os modelos anteriores são melhores (e consequentemente, mais caros)?

Ou eu entendí errado?

Não é por que é série 8000 e é mais recente que necessariamente é melhor. Essa série 8000 veio como uma linha de processadores focada em graficcos integrados. A Série 7000 e 9000 é as que tem maior desempenho.

Postado
1 minuto atrás, Calebe A Melo disse:

A placa B650M da MSI que você mandou já é mais que suficiente para esse CPU. Como o @1lokos disse, fazer upgrades de 2 em 2 anos, depedendendo uso no PC é desnecessário. Só vejo sentido em um upgrade de placa de Vídeo, memória, armazemento e talvez a fonte, já que dependendo da placa de Vídeo, você vai precisar uma fonte mais potente.

A gigabyte não é indicada por conta da má confiabilidade, sem falar da garantia que não é tudo isso(mesmo ocorre com a ASUS). A MSI se mostrar melhor no Brasil.

Entendí.

Vou optar pela MSI de começo.

2 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Cara, já falei @ViFe, No Brasil, é o Ryzen 5 7600 ou 7500F no AliExpress. Não são ruins, muito pelo contrário, em perfomance, o Ryzen 5 7600 e o 7500F são melhores que o Ryzen 7 5700X3D.

Eu entendí sim.

Porém, a diferença de preço, é gritante (passa dos mil reais).

Postado

Infelizmente ele sumiu das lojas por conta da Black Friday, o que você fazer é esperar até janeiro e segurar os 3K por agora, se os estoques deles voltarem, pode ser que você consiga ele por um preço menor. O mesmo vale para o natal.

Postado
17 minutos atrás, ViFe disse:

Por esse valor da MSI, eu acho placa am5 melhor?

Ou a MSI é a "menos pior"?

Creio eu que a kingston seja a memória mais confiável do que as outras.

E tem um preço atrativo.

Por isso citei ela.

Esse processador eu não encontrei no Brasil.

Só na Ali.

E sobre a placa de vídeo, se eu encontrar a 4060 ti por 2,200, eu compro.

Caso contrário, vou pegar a 4060 normal que está abaixo dos dois mil reais.

Por esse valor uma alternativa melhor é a ASRock B650M-HDV/M.2.

Quanto a MSI, ela é a placa mais barata que realmente presta, ou seja, qualquer coisa a menos que ela provavelmente é porcaria.

Eu não falo sobre marca, kingston é confiável sim, mas existem outras marcas boas também, como a Team Group. O ponto é: Por pouquíssimo valor a mais, você pega frequência de 6000 e CL menor que 40, ou seja, é uma questão de custo-benefício.

O 7500f tu realmente não vai encontrar no Brasil, ele foi um processador desenvolvido pra ser comercializado somente na Ásia, e TALVEZ na Europa, não tenho certeza. O fato é, ele é o melhor custo-benefício de todos os processadores AM5 existentes. Então vale muito a pena pegar mesmo que seja pela AliExpress. É ele ou você pega um mais caro, como o 7600 , ou um mais barato, que provavelmente será porcaria.

E sobre a placa de vídeo, se for pra pegar a 4060, então busque a RX 6750XT da AMD, ela iguala ou supera a 4060ti e é mais barata que a 4060.

Postado
1 minuto atrás, Calebe A Melo disse:

Infelizmente ele sumiu das lojas por conta da Black Friday, o que você fazer é esperar até janeiro e segurar os 3K por agora, se os estoques deles voltarem, pode ser que você consiga ele por um preço menor. O mesmo vale para o natal.

Sem problema sobre esperar.

Só estou mesmo tirando dúvidas e assim que TODAS as minhas dúvidas foram sanadas, eu começarei a comprar as peças.

Só mais uma dúvida.

A placa MSI que está saindo a 900 reais e a citada ASRock que está 100 reais a mais, os 100 reais a mais vale a pena ou as duas são iguais na construção?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

Por esse valor uma alternativa melhor é a ASRock B650M-HDV/M.2.

Quanto a MSI, ela é a placa mais barata que realmente presta, ou seja, qualquer coisa a menos que ela provavelmente é porcaria.

Beleza.

Vou adicionar nos meus favoritos essa ASRock para futura compra.

2 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

Eu não falo sobre marca, kingston é confiável sim, mas existem outras marcas boas também, como a Team Group. O ponto é: Por pouquíssimo valor a mais, você pega frequência de 6000 e CL menor que 40, ou seja, é uma questão de custo-benefício.

Vou pesquisar sobre essa team group.

Não estou familiarizado sobre.

3 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

O 7500f tu realmente não vai encontrar no Brasil, ele foi um processador desenvolvido pra ser comercializado somente na Ásia, e TALVEZ na Europa, não tenho certeza. O fato é, ele é o melhor custo-benefício de todos os processadores AM5 existentes. Então vale muito a pena pegar mesmo que seja pela AliExpress. É ele ou você pega um mais caro, como o 7600 , ou um mais barato, que provavelmente será porcaria.

O processador 7600 a mais de 2 mil reais realmente está bem carinha.

Eu pegando o 7500f na Ali, é certeza de ser taxado?

Ou vai de sorte não ser?

4 minutos atrás, Harry Du Bois disse:

E sobre a placa de vídeo, se for pra pegar a 4060, então busque a RX 6750XT da AMD, ela iguala ou supera a 4060ti e é mais barata que a 4060.

As nvidia não são melhores no quesito "construção"?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...