Ir ao conteúdo

Até R$ 2.500,00: ASUS Prime A320M-K/BR, 16GB e Ryzen 5 3200G, o que mudar?

Ir à solução Resolvido por juhniu,

Posts recomendados

Postado

Meu processador e placa-mãe estão com 4 anos de uso e já não aguentam mais o tranco. Preciso fazer um upgrade.

Minha placa-mãe atual é ASUS PRIME A320M-K/BR e o processador é AMD Ryzen 5 3400G. No momento tenho 16GB de memória, mas penso em aumentar também se for recomendado.

Preciso de algo que dê conta de abrir múltiplas abas do navegador, word e powerpoint ao mesmo tempo. Trabalho com edição de vídeo (Movavi) e com o Canva de vez em quando.

Eu também uso o Google Meet para reuniões alguns dias na semana.

Gosto de jogar MK11 de vez em quando, mas não me importo de não ser na melhor qualidade.

Tenho preferência por comprar produtos no Brasil, por questão de tempo e garantia. Gosto dos processadores da AMD e só usei eles até hoje desde o meu primeiro computador.

Posso gastar um pouco mais se for preciso, mas gostaria de me ater ao orçamento proposto.

Gostaria que esse upgrade aguentasse pelo menos mais uns 4 anos.

Agradeço as sugestões desde já

• Curtir 1
  • UlissesLaércio alterou o título para sugestão de processador e placa-mãe de r$2000-2500
Postado
  • Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH

• AMD Ryzen 5 5600

• ou AMD Ryzen 7 5700X3D

Ambos processadores vão te atender bem, mas o segundo é claramente a melhor opção. A questão é que você não colocou outras informações extremamente importantes, como a fonte que você usa e a placa de vídeo.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Até R$ 2.500,00: ASUS Prime A320M-K/BR, 16GB e Ryzen 5 3200G, o que mudar?
Postado

opa 
as placas ASUS prime são de entrada, mas aguentam bem o tranco 
melhorando o processador você ja resolveria 

se quiser pecas novas o setup do Harry Du Bois ta top, mas precisa de placa de Vídeo

a sua placa aceita um Ryzen 5600g atualizando a BIOS 
https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_cpu?model2Name=PRIME-A320M-K-BR 
se você nota q esses 16gb de memória esta pouco, colocaria mais 16gb, procura mesma marca e modelo de preferência 
e na BIOS da placa-mãe, você pode subir a memória de IGP ou memória Vídeo integrado para o máximo, geralmente é 4gb 
ajuda no desempenho de Vídeo do processador, se não usar placa de vídeo

coloca o seu setup completo, assim o pessoal poder ajudar melhor 🙂 

• Curtir 3
Postado

Obrigada pelas orientações.

No momento estou sem placa de vídeo, então se puderem recomendar eu agradeço. Gostaria de ficar em no máximo R$3000 no total por enquanto.

Vou colocar o resto do meu setup atual aqui:

Gabinete NOX COOLBAY RX ATX, USB 3.0, 1 FAN Incluso, NXCBAYRX

Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR

2x memória RAM Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16

HD Interno Seagate BarraCuda, 2TB, SATA, 3.5' - ST2000DM008

SSD Corsair Force Series MP510, 240GB, M.2 NVMe, Leitura 3100MB/s, Gravação 1050MB/s - CSSD-F240GBMP510

Obrigada!

• Curtir 1
Postado

se você colocar um processador Ryzen 5600g não precisa de placa de Vídeo 
você vai rodar melhor o MK11 e outros jogos leves 

vai ajudar com varias abas abertas e os programas q você usa, tipo Movavi

eu investiria o resto do valor em um SSD NVMe 3.0 
tipo Kingston NV2 1tb 3500m/s 
sua placa suporta

vai ajudar muito no tempo de compressão de Vídeo, agilidade nos seus trabalhos 
e a velocidade do pc em geral

Postado

@UlissesLaércio se for 2500 total fica complicado esse upgrade por causa da placa de vídeo. Muito embora o processador que eu te recomendei tem vídeo integrado e é bom, dá tempo pra ti juntar uma grana pra conseguir comprar a placa de vídeo futuramente.

Uma placa usada com o valor que restar também seria uma opção, hoje em dia a GTX 1060 se encontra com preços baixíssimos e rodaria tranquilamente MK11.

• Curtir 1
Postado

como @Harry Du Bois falou 
o Ryzen 7 5700X3D é o melhor custo beneficio para jogos hoje 
ele é top, mas ae esquece o orçamento de 2.500, vai ficar bem mais alto 

se o teu foco é jogo, vale a pena 
se for pra fazer o que você falou no tópico, principal trabalho
ta gastando dinheiro a toa, não vai usar tudo isso 

Postado

@juhniu @Harry Du Bois

Jogos realmente não minha prioridade no momento. Eu jogo uma vez na vida outra na morte na verdade. Em qualquer caso, tenho um PS4 em casa que posso usar.

Então pro meu uso e orçamento acho que o que faria sentido agora, pelas recomendações de vocês, seria:

Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH

AMD Ryzen 5 5600

um SSD NVMe 3.0 tipo Kingston NV2 1tb 3500m/s 

E juntar dinheiro pra uma placa de vídeo no futuro.

O que vcs acham? Será que aguenta uns 4 anos?

Obrigada!

• Curtir 1
Postado

@UlissesLaércio  

o Ryzen 5 5600 é a melhor opção, porque oferece mais desempenho bruto em tarefas e maior longevidade mas necessitade uma GPU dedicada pra dar Vídeo.

Por outro lado, se não tem uma GPU dedicada e quer economizar agora, o Ryzen 5 5600G/GT, com gráficos Vega 7 integrados, é a escolha certa. Ele roda até bem decente o MK11(Veja gameplays pra ver se agrada) e dá conta de tarefas cotidianas sem precisar de uma GPU no momento. Acredito que caso você queira economizar você deveria investir inicialmente no CPU + Placa-mãe + memória RAM. 

Recomendação caso queira economizar é pega o 5 5600G/GT (A versão GT anda compensando mais pelo preço mas veja qual está mais barato.) que comparado com 3200G é um baita upgrade como processador dever da conta da sua demanda sem problemas, a Placa-mãe com construção melhor talvez seja o ideal pra ter mais longevidade mas pelo que vi com atualização de BIOS essa Placa-mãe de agora vai segurar o processador novo (entre no site da fabricante para conferir), sobre as Memórias Ram sair das 2400mhz e ir para umas que tenha frequência a 3200mhz com CL baixo seria o melhor para sistema como todo e com tempo se poderia indo trocando o HD por SSDs que daria outra vida para PC. Em resumo seria o que pessoal falou para você anteriormente, caso queira links de algumas peças só fala.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
19 horas atrás, UlissesLaércio disse:

@juhniu @Harry Du Bois

Jogos realmente não minha prioridade no momento. Eu jogo uma vez na vida outra na morte na verdade. Em qualquer caso, tenho um PS4 em casa que posso usar.

Então pro meu uso e orçamento acho que o que faria sentido agora, pelas recomendações de vocês, seria:

Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH

AMD Ryzen 5 5600

um SSD NVMe 3.0 tipo Kingston NV2 1tb 3500m/s 

E juntar dinheiro pra uma placa de vídeo no futuro.

O que vcs acham? Será que aguenta uns 4 anos?

Obrigada!

perfeito 
é isso, mas o processador 5600 precisa de placa de Vídeo 
então pega o 5600g ou GT q ja vai vídeo integrado
vai durar mais q 4 anos esse setup pra você  

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...