Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, num tópico passado um colega ajudou a atualizar a BIOS dessa placa bem antiga, agora coloquei um C2Q Q6600 emparelhado com 3GB de RAM no DDR2 a 533(super máquina), então finalmente pude decidir que conseguiria rodar um windows 10 de uma forma aceitável, já vi muita coisa pior rodando, e sinceramente não sei como, a família que começa com C da AMD, ex: AMD C-60 e derivados, também valendo para intel, como os Celerons começados com J, ex: J1800 e derivados, uma lentidão em forma de processador que é tão lento que um simples dissipador consegue esfriar, então meus caros, por favor peço que me  ajudem com isso, porque não consigo instalar sistema na minha velha e achada 775 do sótão que era de uma farmácia que não sei aquilo faliu. 

Quero muito muito mesmo fazer varios benchmarks e colocar no meu canal, mesmo que a chance de dar errado é alta e apenas por diversão

Setup monstro (bem vindo a 2010)

ASUS P5VD2-X

C2Q Q6600

3GB RAM DDR2 533Mhz

Poderosa fonte de 450w fakes (300w) no máximo 

HD 500GB Seagate 

• Curtir 1
Postado

@ArturRJ Windows 7 uma tela azul de 0.1 segundos, não dá para ver qual erro, o 10 na primeira tela já faz o pc ficar em loop, windows xp mesma coisa. E as USBs estão muito lentas, não quero ficar sacrificando meu dinheiro por uma 775 comprando Hub USB PCI.

Postado

@Banunin Entendi.

Pode ser que a placa-mãe esteja encrencando com as suas mídias de boot USB (Isso se o seu pendrive ou as portas USB da placa não estão ruims).

O que tu pode tentar fazer é gravar o sistema no HD(Particionado com MBR) utilizando outra placa-mãe (mas você tem que colocar a placa-mãe no modo BIOS/legacy). E ver se o sistema sobe nesse seu PC.

Isso se você já testou memória e CPU, e estão ok.

OBS: Você não pode deixar o sistema dar o primeiro boot na placa-mãe que vai gravar no HD. Tu segue a instalação normal do sistema, quando pedir pra reiniciar, tu desliga o PC e passa o HD pro outro PC.

Postado

@ArturRJ Então ele da loop infinito em qualquer parte da instalação, eu já fiz isso, instalando com a minha placa-mãe configurada em legacy para instalar, mas em qualquer parte da instalação trava e reinicia.

image.thumb.png.b86f44d1fa21937920c4ba610cec3660.pngessa tela aparece após reiniciar, quando aparece reiniciar agora eu já tiro o HD e já passo para o outro PC. 

Postado
1 hora atrás, Banunin disse:

@ArturRJ como o MEMTEST pode me ajudar? E vou tentar um linux aqui, vou usar o miniOS mesmo, tem apenas 400mb.

@Banunin Sim.

Segue o link do memtest opensource:

https://www.memtest.org/download/v7.20/mt86plus_7.20_64.iso.zip

Não tem mistério, tu extrai a iso e joga ela no pendrive do ventoy, ou grava ela no pendrive com o rufus.

Se você tiver leitor de CD, pode queimar a iso em um CD também. rsrsrsrs

Aí é só iniciar no memtest e deixar ele testando por alguns minutos.

Se acusar algum erro ou travar, tu saca os módulos de memória e faz uma limpeza nos slots e nos módulos. Depois começa a testar módulo por módulo em cada um dos slots pra ver se muda o sintoma.

Postado

@ArturRJ MiniOS congelou na instalação, umas letras esquisitas e o pendrive não pisca mais, ou seja parou de ler.

Imagem do WhatsApp de 2024-12-14 à(s) 22.48.29_15eb284c.jpg

@ArturRJ Bem deixa eu explicar, essa placa estava em estado de abandono, coloquei meu pentium 4 e minhas memórias, não apitou, deu um grau nela e começou a apitar, fui no site da ASUS era anomalia na GPU, atualizei BIOS e tem suporte as ultimas CPUS, os slots estavam sem funcionar, mas voltaram a funcionar depois de uma limpeza com álcool.  

Postado

@Banunin É, o sistema tá travando mesmo. Faz o que eu te falei no outro post.

1 hora atrás, ArturRJ disse:

Se acusar algum erro ou travar, tu saca os módulos de memória e faz uma limpeza nos slots e nos módulos. Depois começa a testar módulo por módulo em cada um dos slots pra ver se muda o sintoma.

Mas já pode partir direto pra limpeza e teste das memórias, porque o memtest provavelmente vai travar também.

Postado
13 minutos atrás, Banunin disse:

@ArturRJ Tenho varias memórias, já testei e limpei todas quando estava limpando a placa-mãe, não sei se elas seriam as culpadas, vamo ver.

@Banunin  Entendi.

Se você já testou com outra CPU, várias memórias, e a placa tá limpinha, só resta a testar fonte cara.

Mas assim, como ela é uma placa muito velha, e ficou parada um tempão. Provavelmente algums capacitores estão pedindo arrego.

E por isso você está tendo esses travamentos.

Aí não tem muito o que fazer, vai precisar trocar os eletrolíticos (principalmente os da fase do CPU, NB e memória).

Postado
6 minutos atrás, Banunin disse:

Só queria tentar reviver ela mesmo, gosto demais de fazer isso, acho que é um passa-tempo ao algo preferido mesmo, não sei porque, gosto de coisa velha, de benchmark e essas coisas.

@Banunin Saquei, eu também gosto de fuçar velharia. rsrsrsrs

Mas outra coisa que tu pode tentar também, é regravar o firmware(BIOS), utilizando um gravador em outro PC.

Talvez durante a atualização de BIOS (como o PC estava meio instável), você tenha corrompido a BIOS.

Postado

@ArturRJ Já estava assim antes, atualizei a BIOS para justamente vê se melhorava, ficou mais rapida na hora de mexer nas coisas, ficou melhor.

Test=92%

Pass= 48%

0 erros até agora

@ArturRJ Então

Tava no 90% e ele reiniciou, bem na hora que encostei no cabo, mas acredito que não foi isso, foi erro aqui, até os 90% do test 0 erros, ou seja faltava só 10% pra finalizar o test total.

Vou testar o C2Q Q6600 de novo, depois trocar a fonte.

Essa placa-mãe o suporte é até core 2 duo, mas por algum motivo funcionou de boa.

• DiF alterou o título para ASUS P5VD2-X Não consigo instalar windows, NENHUM DELES.
Postado

Jogando ao vento, porém posso achar o problema contigo nisto:

Pasta térmica? Seca? Modelo?

Tudo bem fixo? Ou fixo demais?

Digo, evita aperto excessivo de parafusos e deixa o mais folgado possível os cabos;

A fonte deste computador está, de fato, 100% funcional?

memória RAM: coloca uma apenas, não pares, apenas 1, e tenta instalar...

Pode ser que alguma configuração do sistema da placa ajude, mas sim mexer no BIOS pode estragar...

Checou se os pinos do soquete estão 100%? Um errinho e pode dar problemas severos...

sobre RAM de novo: borracha nos contatos e teste 1 a 1 dos bancos com 1 RAM apenas, não deixar os detritos da borracha no slot.. checa se a placa também tem algo oxidado, por mínimo que seja.

Final solução: retira a bateriazinha CR2032, espera 15s, recoloca (isso tudo com o computador desligado da força); depois, tira o jumper de acordo com o manual da placa colocando-o na posição reset e espera 15s, recoloca como estava... agora liga a força e tenta de novo. Na hora de instalar o Windows não usa todo o espaço, pois as vezes discos falham, eu mesmo tenho uma prática de reservar valores para possíveis erros não ocorrerem e sigo a lógica de cálculos em bytes. Enfim...

Boa sorte!

Postado

@Banunin Meu Caro

Placas Mães Antigas como essa NÃO aceitam instalação de Sistemas Operacionais Via Pendrive.

Tenho um Notebook Acer de 2012, que NÃO aceitou a Instalação do Windows 10 Via Pendrive, porquê naquela Época NÃO tinha Instruções na BIOS para Tal Procedimento.

Speccy02.thumb.jpg.38bec82348f833bb3fffa63dd79db010.jpg

Portanto, Resolvi o Problema Instalando a Moda Antiga, ou seja, Usando o Drive do Notebook com o DVD de Instalação do Windows 10.

Recomendo que FAÇA o Mesmo Procedimento, e se NÃO tiver o Drive no PC, SE VIRA E ARRANJE UM...(hehehe)... 

Boa Sorte

Abraços

• Amei 1
Postado

@bacalhau cruzmaltino @Mengineer @ArturRJ

Atualização do estado de saúde 

Bem seguindo a recomendação, fiz um dvd bootavel de windows 7, liguei a placa-mãe, ela deu um beep, quando fui ver a tela tava preta, desliguei e liguei assim que dá 1 beep já fica nessa tela preta sem nada, não aparece a marca ASUS e procede, mas deu 1 beep como se estivesse funcionando.

Acho que vou deixar essa 775 finalmente descansar 

• Triste 1
  • DiF alterou o título para Placa-mãe ASUS P5VD2-X não aceita instalação de nenhum windows

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...