Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos estou querendo montar um CLP com o PIC 18F4550 ou 18f877a pois são os que tenho.

Mas  dei uma olhada na internet os que achei de circuito e alguns para montar são com máximo 8 entradas e 6 saidas .

Quero montar um que tenha 10 entradas e 10 saidas tenhos alguns  CI AN27 e CI TIL111 são acopladores.    Mas estou confuso quanto 

os pinos que são entradas e saidas .  Como defino para deixar como entrada e saidas ?   Vou usar  cpara configurar o software o Ladde (LD).

alguém sabe alguma coisa sobre  isso ,ja baixei o Pic18f4550 datasheet, PDF  mas continuo confuso.

alguém pode dar uma ajuda?

Desde ja fico muito agradecido.  

• DiF alterou o título para Montar um CLP com ci 18f4550 e 18f877a pinos de entrada e saída
  • Membro VIP
Postado

Nem sabia que existia compilador ladder para pic (clique por favor). Ao clicar nesta busca pelo google, penso que vai ter nortes iniciais.

Em 16/12/2024 às 16:32, JCarol disse:

olhada na internet os que achei de circuito e alguns para montar são com máximo 8 entradas e 6 saidas .

Quando a isso permita observar que os mc's por ti escolhidos possuem muitas entradas/saídas bem suficientes para suas ...

10 entradas e 10 saidas

PIC18F4550.gif

Vou usar  cpara configurar o software o Ladde (LD).

Não entendi muito bem... vai 'usar C para ...'?

Como defino para deixar como entrada e saidas ? 

,ja baixei o Pic18f4550 datasheet, PDF  mas continuo confuso.

Baixar não basta.. tem que ler 😁. Veja a seção onde menciona os registros TRISx. São os que definem se entrada ou saída.

alguns  CI AN27 e CI TIL111 são acopladores

De fato são bem bacanas para proteções gerais do circuito e sua. 1 resumo: pra saída: ligue nos diodos, entrada:nos transistores.. óbvio d+? Com poucos cliques na busca como usar acoplador ótico em microcontrolador lhe deve dar bons mais nortes

Postado

o que quis dizer que o Software que vou usar é o Ladder pra programar.  Quanto determinar entrada e saida  eu ja li sobre TRIXs mas juro não entendi nada.   E  tem mais um detalhe importante .  Todos os acopladores me parece que a alimentação tem que ser distinta ou seja separada ou seja duas uma para entrada do Acoplador e outra para a saida ,como sera que é feito  isso pois não vejo dois Trafos em circuitos de CLP na internet.  Na verdade é meio incerto esses esquemas  de CLP que aha na internet.

Gostaria de entrar  em um Grupo de PIC para aprender mais sobre isso.

• Membro VIP
Postado

Você tem desafios pela frente. Nem sei se existe ambiente e/ou compilador ladder para família pic. Pesquise e nos retorne por gentileza.

Em 22/12/2024 às 10:59, JCarol disse:

sobre TRIXs mas juro não entendi nada

Bem,,, esta é só a ponta de uma ponta de iceberg. Vais precisar aprender (muito) mais que só isso. Vais ter que aprender algo da eletrônica física também...

😁

Todos os acopladores me parece que a alimentação tem que ser distinta ou seja separada ou seja duas uma para entrada do Acoplador e outra para a saida

Basicamente acertou. A função do acoplador é literalmente acoplar os sinais com alimentações diferentes e isoladas.

não vejo dois Trafos em circuitos de CLP

Não há necessidade de se desenhar ou representar os trafos. O que deve ficar subentendido é que as alimentações são distintas.

um Grupo de PIC para aprender mais sobre isso.

Nisso não posso te ajudar... mas caso ache algum que lhe se calhe bem, compartilhe... de repente se-lhes-vos dou uns pitacos...🙃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...