Ir ao conteúdo

Upgrade: PC para 1080p Ultra e 1440p - Orçamento de R$ 6.000

Ir à solução Resolvido por Calebe A Melo,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou planejando fazer um upgrade no meu PC e gostaria de sugestões para montar algo mais robusto, tanto para jogar em 1080p ultra/1440p, quanto para tarefas relacionadas ao meu trabalho (programação, desenvolvimento em Godot e Aseprite, e edição de vídeos para o YouTube).

Configuração atual:

Placa-mãe: A320M-H

Processador: Ryzen 5 1600

Placa de Vídeo: RX 550 4GB

memória RAM: 2x8GB DDR4 3200MHz Corsair Vengeance

Fonte: Cooler Master MWE 550W Bronze

Armazenamento: SSD 240GB (Kingston A400)

Gabinete: Cooler Master branco (modelo pequeno, não sei qual exatamente)

Monitor: Samsung 24" antigo (resolução Full HD).

Objetivo do Upgrade:

Jogos como FF7 Remake, Cyberpunk 2077, Resident Evil Remake em 1080p Ultra e, se possível, 1440p.

Não jogo competitivo, então alta taxa de FPS não é prioridade.

Melhor desempenho para programação, desenvolvimento de jogos e edição de vídeo.

Orçamento:

Tenho um orçamento de R$ 6.000 parcelados, mas posso considerar boas ofertas à vista.

Dúvidas principais:

1. Vale a pena manter alguma peça do meu setup atual?

2. Sugestões de processador e GPU que atendam meu foco.

3. Indicação de um bom gabinete espaçoso e eficiente.

4. Preciso considerar upgrade de fonte ou armazenamento?

Agradeço desde já qualquer sugestão e atenção.

Sei que o fórum tem muita gente com experiência e conhecimento, então toda ajuda será muito bem-vinda!

Postado

@Carlos Augusto02 Foque no que dá desempenho. Você pode manter várias coisas como estão. A fonte é boa, então você pode pegar um Ryzen 7 5700X3D, colocar um cooler eficiente e investir em uma placa de vídeo forte, como uma RTX 4070, por exemplo. Não tem segredo: o resto pode continuar como está. Concentre-se no que realmente traz desempenho.

• Obrigado 1
Postado

Com 6k. Eu faria o seguinte, tentaria ir numa RX 7800 XT ou em uma RX 7700 XT, 4070 Super e provavelmente 5070 Super estão fora do ser orçamento(Fora mesmo, pesquise os preços para você o quanto está custando...)

Iria no Ryzen 5700X3D e investiria pelo menos numa B550M PRO-VDH MSI ou uma B450M PRO-VDH MAX da MSI....

• Amei 1
Postado
7 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Com 6k. Eu faria o seguinte, tentaria ir numa RX 7800 XT ou em uma RX 7700 XT, 4070 Super e provavelmente 5070 Super estão fora do ser orçamento(Fora mesmo, pesquise os preços para você o quanto está custando...)

Iria no Ryzen 5700X3D e investiria pelo menos numa B550M PRO-VDH MSI ou uma B450M PRO-VDH MAX da MSI....

Realmente, pensei que a 4070 estaria na faixa dos 4k, porém vi modelos a 9k...

Eu vou comprar o processador e a placa-mãe, ver um SSD e aguardar os preços das placas de vídeo. 

Eu consigo pegar uma placa com o desconto de primeira compra da Kabum, acha que os preços das 7700/7800 XT estão bons?

Postado
21 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Sério? @Carlos Augusto02. Se você conseguir a RX 7800 XT por uns 3.2 a 3.5k.. 3.8k é aceitável, já vale muito a pena.

RX 7700 XT era para custar uns 2700 agora, como o preço inflacionou(Não foi só alta do dolar, mas também pela demandas das placas AMD terem aumentado).

A Rx 7700xt está bem cara, quase o mesmo preço da 7800xt.

A 7800xt eu consigo por 3870 com o desconto da Kabum, mas de 3,5k para 3870 parece um salto grande de preço kkk. Complicado que não sei se aguardo e os preços acabam aumentando...

Postado

Cara, essa placa-mãe não vai reagir bem ao Ryzen 7 5700X3D, se ele precisar usar o 105 de TDP dele, a bixnha vai tremer @Pedro Medeiros da Silva.

O que ele pode fazer é ir numa RX 7800 XT(Espera para a semana de natal, pode ter cupons mais interessantes) + 5700X3D + B450M DA MSI que vai ter estrutura minima pra suporta o Ryzen.

2 horas atrás, Carlos Augusto02 disse:

A 7800xt eu consigo por 3870 com o desconto da Kabum, mas de 3,5k para 3870 parece um salto grande de preço kkk. Complicado que não sei se aguardo e os preços acabam aumentando...

Cara, Assim, era para a RTX 4070 estar custando no máximo 4k, mas está muito acima disso também... 

Enfim, 300 reais nesse patamar de preço não é muita coisa, se quer saber... Mas espere para Janeiro. Entretanto, se o Trump fizer ***** e o dolar abaixar, vai ser bom, se não, os preços vão subir um pouquinho mais....

Mas te adianto, se conseguir a RX 7800 XT vale muito a pena. RTX 4070 Super não deve chegar abaixos 3.7k(apareceu na black friday e um pouco antes também, mas no modelo da Palit, possivelmente estava encalhada no estoque e tiveram que fazer isso pra vender...).

RX 7800 XT chegou a 3300 na Black Friday também, mas dificilmente ela chegará abaixo disso no natal, essa época do ano os preços ficam um pouco maiores por conta da alta demanda das pessoas por presentes...(Não sei se isso afeta o hardware, mas deve ter um impacto mínimo também).\

Mas te adianto algo, as lojas estão sendo bem pilantras, estão deixando os preços altos em placas de Vídeo, para no natal abaixar(Espero kkkkkk).

• Curtir 2
Postado

@Pedro Medeiros da Silva @Calebe A Melo

Pelo que entendi o Pedro entende que as Nvidia são melhores por causa da tecnologia, e o Calebe acha que as as AMD são melhores pela força bruta e longevidade por causa da VRAM, e também custo-benefício, certo?

Vocês não acham que talvez uma 4060 TI não seja boa? Ou já seria um downgrade grande comparado com a 7800XT e a 4070?

Porque se for 4070, vou ter de aguardar mesmo, o mínimo que arranjo é 4700 hoje pela Pichau :/. 

• Solução
Postado

A 4060 TI 8Gb é desperdício de dinheiro, muito cara e só tem 8gb... Pra uma placa que tem valor acima de 2k, não faz nem sentido cogitar ela. Só se ela tiver abaixo dos 2k. ou pelo 2.1k, mesmo assim, aindda vai ser fraca.

A questão principal aqui, é simplesmente preço, a RTX 4070 Super é muito boa, mas é muito cara. Sendo assim, vamos para a AMD com a sua RX 7800 XT que é bastante potênte e entrega um bom desempenho pelo preço.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

A 4060 TI 8Gb é desperdício de dinheiro, muito cara e só tem 8gb... Pra uma placa que tem valor acima de 2k, não faz nem sentido cogitar ela. Só se ela tiver abaixo dos 2k. ou pelo 2.1k, mesmo assim, aindda vai ser fraca.

A questão principal aqui, é simplesmente preço, a RTX 4070 Super é muito boa, mas é muito cara. Sendo assim, vamos para a AMD com a sua RX 7800 XT que é bastante potênte e entrega um bom desempenho pelo preço.

Fechado, eu dei uma boa estudada aqui, vi até o histórico de preços, algumas comparações, e levando em conta que preciso trocar a placa-mãe, vou ir de 7800xt, a menos que a RTX 4070 apareça numa boa promoção até lá kkk.

E a minha fonte segura essa configuração? A calculadora disse que preciso de uma fonte de 700w para ter segurança...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!