Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estava jogando The last of Us recentemente e não modifiquei praticamente nada nas configurações gráficas/visualização que o jogo setou por padrão (Tudo pré-definido no ultra com resolução Full HD), a única coisa que removi foi o desfoque de movimento.

Comecei a notar que ao andar com o personagem acontece uma espécie de desfoque, fazendo com que o ambiente perca resolução e logo após parar de andar, volta tudo ao normal.

Outro detalhe que acabei notando, é que mesmo com meu personagem parado, em volta do personagem fica um leve efeito de "rastro" do movimento do boneco, como se fosse o efeito que da para colocar no mouse, só que claro, mais sútil.

Saberiam dizer se isso pode ser alguma configuração do jogo ou até do meu monitor? tentei achar algumas respostas sobre e vi algumas pessoas dizendo que poderia ser o uso do DLAA, o que acham?

Postado
18 minutos atrás, Sinbad disse:

Comecei a notar que ao andar com o personagem acontece uma espécie de desfoque, fazendo com que o ambiente perca resolução e logo após parar de andar, volta tudo ao normal.

Artefato comum causado por técnicas de tratamento de imagem temporal, o próprio anti-serrilhado TAA pode causar isso. Os efeitos ficam ainda mais visíveis ao utilizar upscaling como FSR ou DLSS, pois o jogo é renderizado numa resolução mais baixa que a nativa e depois aumentado para a resolução da tela para aumentar o desempenho. O DLAA é como se fosse o DLSS só que aplicado a resolução nativa mesmo. Os resultados costumam ser melhores do que o TAA, mas todas essas técnicas estão sujeitas a esses efeitos de "desoclusão".

  • GabrielLV alterou o título para Desfoque e rastros no The Last of Us ao andar e com o personagem parado
Postado
43 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Artefato comum causado por técnicas de tratamento de imagem temporal, o próprio anti-serrilhado TAA pode causar isso. Os efeitos ficam ainda mais visíveis ao utilizar upscaling como FSR ou DLSS, pois o jogo é renderizado numa resolução mais baixa que a nativa e depois aumentado para a resolução da tela para aumentar o desempenho. O DLAA é como se fosse o DLSS só que aplicado a resolução nativa mesmo. Os resultados costumam ser melhores do que o TAA, mas todas essas técnicas estão sujeitas a esses efeitos de "desoclusão".

entendi... realmente não sabia sobre isso. Pelo que você mencionou, acredito que não faça sentido utilizar isso sendo que estou utilizando a resolução padrão do monitor, ou teria alguma vantagem que compense esses efeitos negativos? 

Postado

@Sinbad não é tão simples. 99% dos jogos lançamentos não te dão a opção de desativar o TAA, somente substituir ele por outras técnicas como o DLAA, que costuma apresentar resultados superiores. Os jogos estão ficando cada vez menos otimizados e com gráficos mais borrados e cheio de ruídos por conta das técnicas ineficientes de renderização que temos atualmente. Vários efeitos gráficos modernos dependem de pós-processamento temporal (como TAA ou DLAA) para funcionar como espécie de filtro de ruído. Por isso muita gente tem a impressão (e com razão) que jogos de 10 anos atrás eram mais nítidos, as vezes até mais bonitos e dezenas de vezes mais leves que os atuais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...