Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, se puderem me dar uma luz eu agradeço.
Comprei a uns 2 anos atrás esta B450M e está rodando um Ryzen 1600AF e uma RX6600 e 16Gb da memória Geil Evo II.
Recentemente reparei que as memórias estavam rodando a 2133Mhz e acho que na época que montei meu mlk tava meio alucinado e acabei deixando para ver depois, mas agora tem me incomodado este ponto.
Aproveitei a black friday e comprei mais 16GB da mesma memória, quero dizer mesmo fabricante e modelo, porém acho que fiz *****.
Na tentativa de ativar o XMP e pesquisando sobre, descobri que apesar das memórias serem de mesmo fabricante e modelo as especificações dela são diferentes, uma dupla trabalho no (16,18,18,36) e outra no (16, 20,20,40).
Algumas informações que extrai dos testes que fiz:
1) Ao tentar iniciar com o XMP padrão a máquina nem faz o boot
2) Utilizei o Thaiphoom burner e o DRAM Calculator e tentei fazer alterações manuais mas não consegui estabilizar
3) O mais próximo que cheguei foi utilizando a 3000Mhz com tensão de 1300 porém tentar jogar o jogo trava

4) A placa-mãe está atualizada com a BIOS mais recente, atualizei hoje para a versão 10.3, antes estava com a 4.6 e mesmo comportamento.

5) A placa-mãe também não aceita valores de tensão mas específicos, ela salta de 50 em 50, então os valores calculados pelo DRAM não é possível colocar de forma exato.
6) Muitos vídeos demonstram alterando a frequência de fabricante para metade, porém minha BIOS não permite me habilita esta opção.

Sinceramente não sei se devo aceitar que fiz *****, tentar vender as memórias e comprar outras de outra marca, não sei se o processador pode estar causando alguma limitação ou se até mesmo a placa-mãe tem algum tipo de bug neste ponto.
Alguém consegue me dar um caminho?

Valeuu!

Estevam

Postado

@Banunin Agradeço, então pode ser que o processar esteja limitando as coisas por aqui.
Antes quando haviam somente 2 pentes estavam já em dual channel, agora com os 4 pentes, coloquei os mais novos nos slots 1 e 3 que fazem o dual channel, na verdade não sei esta questão de times diferentes das memórias causam tanto impacto.

Acha que vale trocar o processador por um 3600x talvez?

Postado

@lestevam Não. está muito caro hoje, sinceramente não faz sentido trocar o processador apenas para pegar 3200mhz, ryzens suportam apenas dual-channel, não adianta colocar 4 pentes para usar quad-chanel, 2 pentes de 8 já estão ótimos, pode ser com 3200mhz, mas a diferença é que vai limitar a 2666mhz. 

• guilherme_dr alterou o título para PC ASRock B450M e Ryzen 5 1600AF não aceita 3000Mhz ou mais nas memórias RAM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...