Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há algum tempo atrás fiz um post tratando do mesmo assunto, porém sugerindo upgrade de placa de vídeo e/ou processador.

Dito isso, estou tendo um problema muito estranho e que tenho algumas possibilidades em mente.

Neste intervalo de tempo entre o meu tópico anterior e agora, eu fiz um upgrade no meu pc, trocando o processador, e recentemente trocando minha placa de vídeo. Logo, meu setup ficou:

• Processador: Ryzen 5 5600
  • Placa-Mãe: ASRock a320m-HDV
  • memória RAM: Team Group T-Force Vulcan 3200MHz
  • Fonte: Gamemax GX600, 600W, 80 Plus Gold
  • Placa de Vídeo: RX 6800 XT 16 GB VRAM Gigabyte 

O Problema

Quando estou jogando um jogo que o fps fica de certa forma "alto", o PC simplesmente "trava", a ordem dos eventos é: para de dar imagem, e quase ao mesmo tempo o audio fica travado por 2-3 segundos, após isso o teclado e o mouse desligam, o PC dá meio que uma desligada, então escuto o barulho do windows iniciando, o teclado e o mouse acendem, porém não dá vídeo. Para fazer dar vídeo eu tenho que desligar o PC, apertando e segurando o botão do gabinete, e então ligando novamente. Atualmente, isso acontece em dois jogos específicos, o Cyberpunk 2077 e o Batman Arkham Knight. Em ambos os jogos eu tento travar em 60 fps, pois meu monitor é de 60Hz, mas não acredito que esteja aí meu problema. No Cyberpunk 2077, pelo fato dele ser um pouquinho mais pesado, ele exige um pouco mais da placa de vídeo, porém roda normalmente, com o processador não ultrapassando a casa dos 56°C e a placa de vídeo não passando dos 63°C, pegando tranquilos 110 fps. Já no Batman, como ele é um jogo mais leve, tanto a placa quanto o processador ficam com suas temperaturas na casa dos 44~46°C, e seus usos muito baixos, nele, o Vsync funciona, logo, jogo roda a 60 fps, porém mesmo assim ocorre o problema. No Cyberpunk, o problema ocorre om menos de 5 min de jogo (nem consigo passar daquela primeira missão), já no Batman, ocorre com uns 30 min de jogo, talvez menos, porém ocorre.

O que já foi feito

Para tentar solucionar esse problema, eu atualizei a BIOS da minha placa-mãe até a mais recente, que é estável (versão L8.01); tentei também diminuir a frequência da memória RAM para 3000 MHz; realizei também um teste de estresse de 32 min em memória RAM, FPU, Cache e GPU, utilizando o AIDA64.

Nada do que foi feito resolveu o problema. Quando realizei o teste de estresse, ele não apresentou problema, mesmo com a temperatura tanto de GPU quanto de CPU sendo elevadas para 70~74°C.

Concluindo

Gostaria de ver se alguém já teve problema parecido, e se sim, como resolveu. Antes eu pensava que poderia ser o Processador ou a Placa de Vídeo, agora eu não sei de mais nada kkkkk. Penso talvez que possa ser a fonte, portanto, nesse final de semana vou testar com a fonte de um amigo meu (que é de 800W). Mas não sei, esse problema vem acontecendo desde quando eu tinha o Ryzen 5 1600AF e minha RTX 2060, porém na minha antiga configuração ocorria isso quando a placa de vídeo alcançava seus 82°C kkkkkk. 

***OBS.: Coloquei no setor de Fontes e Energia, pois não sabia onde esse problema se encaixava. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!