Ir ao conteúdo

Devo fazer undervolt no meu Ryzen 7 5800x?

Ir à solução Resolvido por Paulo Furlani Jr,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Estou achando minha temperatura do CPU meio alta, quando estava jogando e vi que ela estava a 83º graus, meu combo é:

placa-mãe: ASUS TUF-Gaming B550M-Plus
CPU: AMD Ryzen 7 5800x
FONTE: Corsair RM650 Modular 80 plus gold

Decidi fazer umas pesquisas de undervolt e aplicar, colocando CPU Core Ratio a 40.00 e CPU Voltage a 1.025 (atualmente ele fica a 1.440v no idle), apesar de eu achar que foi um sucesso após o computador resetar e entrar em safemode pedindo pra ir pro setup e eu enxergar que abaixou 15 graus idle de 55º pra 37º, eu fiquei com medo de bootar e voltei pro padrão que estava, mas também deu safe mode, e isso eu não sei se é padrão após mexer nas BIOS, mas alguém pode me ajudar em relação a isso? se devo permanecer do jeito que estou ou fazer undervolt?

Postado
36 minutos atrás, Paulo Furlani Jr disse:

colocando CPU Core Ratio a 40.00

Você está capando MUITO seu processador desse jeito, travando o clock dele a 4.0GHz, sendo que em stock ele pega pico de até 4.7GHz.

38 minutos atrás, Paulo Furlani Jr disse:

CPU Voltage a 1.025

Esse nível de tensão é muito irrealista, você precisaria ter um CPU premiado, é coisa de um entre milhões, pra conseguir esse nível de tensão com estabilidade.

Método de mexer com multiplicador e vcore manualmente em Ryzen é defasado, da linha 5000 pra cima é suportado o PBO Curve Optimzier que é a melhor forma de fazer undervolting no processador. Pesquise mais sobre o assunto.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Certo, irei dar uma olhada sobre isso.

Atualização

Bom, eu voltei a usar o rivatuner para monitorar a autenticidade da temperatura e em jogo o CPU não passou do 65º no preset High a 1080p, acredito que tenha sido algum pico aleatório de temperatura que ficou marcado como máxima de 83 em algum outro jogo, acredito que esteja tudo sobre controle e tranquilo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...