Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

image.thumb.png.c425450bea0d65ec7efbfd761f77dc08.png

Saudações!

Tenho quase o mesmo esquema em meu PC atualmente, as fans chegam 6 pinos na controladora e a controladora é conectada de forma independente à placa-mãe através de um cabo 3 pin 5V(onde controlo o ARGB das fans) e sai um cabo 4pin para molex onde elas são ligadas efetivamente, o que me impede de usar o pwm e controlar pela placa-mãe, minha dúvida é: Posso substituir esse cabo 4 pinos para molex por um cabo 4 pinos que vá até o CHA_FAN da placa-mãe por exemplo? Ou terei problemas com isso e queimarei alguma coisa? Estou utilizando o kit Aura Frost Pro(sim, sei que não são lá boas fans mas já veio junto com o gabinete e não posso trocá-las no momento)...

Agradeço desde já a atenção e ajuda dos senhores!

Postado

Não, os fans com conector de 6 pinos além de fracos* são bem fajutos, não tem PWM, mesmo se fosse possível ligar num SYS_FAN - não é; não tem circuito para decodificar o sinal digital liga-desliga do PWM. que controla a rotação.

* E por serem fracos não a razão prática para diminuir a sua rotação, pois só vai piorar o que já é ruim, passa de pouco vento para quase nenhum.

No entanto em algumas destas controladoras abacaxi de 6 pinos, pode reduzir a rotação (RPM) para um valor fixo usando botões + e - no controle remoto IR, essa redução é feita diminuindo a tensão (12V) enviada para o fan. 

E se não ligar o cabo Molex na fonte a controladora nele liga, esse conector pega +12V e Gnd para o motor das ventoinhas e +5V e Gnd para o circuito da controladora e LED, assim economiza um convertor de 12 V internamente.

E o pior é que nem vantagem de preço esses abacaxi tem, pois:

Controladora ARGB e HUB PWM com conectores PWM e ARGB individuais  para até 10 fans: R$ 32,99

Fan PWM com LED ARGB Segotep Bezer 12 - R$ 24,99

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...