Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fui atualizar o drive da Nvidia e tive aquele clássico problema de tela preta. No entanto após resolver esse problema e ele ligar normalmente, foi verificado que ele estava sem audio, a assistência técnica diz ter feito de tudo (relacionado a drive) porém nada de voltar o audio. 

obs: ele estava funcionando perfeitamente e por completo antes do problema da tela preta

Desde já agradeço quem responder!

• Curtir 1
Postado

opa 

se não resolveu com os drivers eu faria uma formatação limpa do windows 

mas pode ter queimado a placa de audio também 
ae pode usar uma placa usb externa 
image.png.23d65e4ed63de15572b91d3f7a8a2fb6.png

• Curtir 1
Postado

@juhniu já fiz a formação e nada também, eles falaram que podem ser problema na placa do note mesmo , também já pensei nessa placa externa como gambiarra por enquanto. Só tava com esperança de uma solução sem ter que mandar o notebook em um técnico especializado 🥲

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Manelvsan Seja muito bem vindo ao Clube do Hardware!

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de áudio, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de áudio enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

Feito isso, baixe e instale o driver de áudio diretamente do site do fabricante do notebook:

https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/hgl00vaf40.exe

• Curtir 1
Postado

se você ja formatou e não resolveu 
infelizmente deve ser realmente a placa de audio q foi de F 

esses adaptadores são meio grandes, mas funcionam muito bem 

eu mandaria para um tecnico 
alguns modelos tem a placa de audio soldados na placa principal e não tem como trocar
só consertar mesmo  
não sei como é a sua, só abrindo pra ver 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
47 minutos atrás, juhniu disse:

opa 
se não resolveu com os drivers eu faria uma formatação limpa do windows 
mas pode ter queimado a placa de audio também 

18 minutos atrás, juhniu disse:

se você ja formatou e não resolveu 
infelizmente deve ser realmente a placa de audio q foi de F 

esses adaptadores são meio grandes, mas funcionam muito bem 

eu mandaria para um tecnico 
alguns modelos tem a placa de audio soldados na placa principal e não tem como trocar
só consertar mesmo  
não sei como é a sua, só abrindo pra ver 

Apesar de o que você ter dito estar correto, eu pessoalmente faria alguns testes a mais, especialmente para evitar que o usuário gaste dinheiro.

Primeiramente porque muitos usuários dizem ter feito uma "formatação", mas o que fizeram na verdade foi uma restauração de fábrica (similar a feita nos Androids) dentro das opções do próprio Windows, e isso nem sempre resolve problemas do tipo, ainda mais que o usuário disse o problema começou após um problema de tela preta ao instalar um driver de vídeo.

Em segundo porque eu realmente não confio em assistências técnicas rsrsrs, já cansei de ver relatos de "técnicos de assistência" que condenaram erroneamente um computador ou notebook, fazendo o cliente gastar um dinheiro absurdo, pra no final não resolver o problema, e/ou a causa do problema ser outra.

Recentemente aconteceu um caso com uma amiga minha, onde notebook dela parou de ligar, e por conta disso, ela não conseguiu entregar um trabalho de um curso, e teve correr atrás de um computador emprestado e refazer o trabalho do zero para entregar. Após levar o notebook em uma "assistência autorizada", o técnico ABRIU o notebook e falou que teria que trocar a placa-mãe (serviço em torno de R$ 800,00). Antes de fechar o orçamento, ela teve a ótima ideia de me contar sobre o ocorrido, no dia em que o notebook dela "magicamente" voltou a ligar. Eu acessei o notebook dela remotamente, e constatei que ele simplesmente tinha travado no modo de suspensão, fazendo-a achar que ele não queria ligar, mas ele já estava ligado, ele simplesmente não queria acender a tela!!! (e para resolver isso, bastava ter segurado o botão power por 15 segundos para forçar um desligamento, e depois ligar de novo).

Resumindo: Quase R$800,00 pro lixo devido ao diagnóstico errado da assistência, e essa amiga quase chorou comigo na ligação, tamanha foi a frustração quando viu que passou por tudo isso e no final era um problema simples de resolver.

É exatamente por isso que eu sempre opto por fazer todos os diagnósticos possíveis ANTES de recomendar que o usuário compre alguma coisa.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV eh cara, fiz exatamente esses passos e não mudou nada, acho que me lasquei e terei que levar num tecnico mesmo

@GabrielLV penso a mesma coisa cara, por isso tava realmente buscando uma forma de resolver sem ter que gastar, porque o notebook teve isso de um dia para o outro, literalmente

• Amei 1
  • Moderador
Postado

@Manelvsan

1 hora atrás, Manelvsan disse:

obs: ele estava funcionando perfeitamente e por completo antes do problema da tela preta

Eu realmente acho muito difícil que o problema seja um defeito físico na placa de som, já que ele começou após algo relacionado a driver.

Caso queira, ainda estou a disposição para ajudar a diagnosticar melhor esse problema, até para que você tenha certeza de que o problema não é software.

Primeiramente, abra o menu iniciar e pesquise por "msinfo32" > Abra "Informações do sistema", expanda o tamanho da coluna "Valor", tire uma print de toda a tela inicial e me envei aqui.

Feito isso, por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Moderador
Postado

@Manelvsan Faltou me enviar os logs do sistema:

25 minutos atrás, GabrielLV disse:

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Moderador
Postado

@Manelvsan São esses mesmos.

image.png

O que encontrei foram erros relacionados ao driver de vídeo.

Você tem certeza que, quando usou o DDU, você selecionou a opção "Audio" em vez de "Vídeo"?

image.png

-----------

Olhando o modelo certinho do seu notebook, percebi que eu te encaminhei o link de download do driver errado.

Repita o procedimento do DDU no post #04, e dessa vez, baixe e instale os seguintes drivers, nessa ordem:

1- Chipset: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/2tle0maf40.exe

2- Management Engine: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/8el00saf40.exe

3- Vídeo: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/jcl00maf409e90.exe

4- Audio: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/hgl011af40.exe

Poste resultados.

• Moderador
Postado

@Manelvsan Isso mesmo 👍

Baixe os 4 drivers que eu informei primeiro. Após isso, desinstale o driver de áudio no modo de segurança e reinicie o computador. Feito isso, instale os 4 drivers (na ordem em que eu mencionei), configure o msconfig para sair do modo de segurança e reinicie o computador.

• Moderador
Postado

@Manelvsan Clique com o botão direito no menu iniciar > Abra "Gerenciador de dispositivos" > Expanda o item "Controladores de som, vídeo e jogos" , "Componentes de software", "Entradas e saídas de áudio" e me mande print aqui.

• Moderador
Postado

@Manelvsan No gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito no primeiro item (DESKTOP-XXXXX), selecione "verificar se há alterações de hardware". Veja se algum item novo aparecerá na lista.

image.png

Se persistir, por favor, me encaminhe os logs do Sistema novamente.

Postado

@GabrielLV o item novo que apareceu foi "Dispositivos de Interface Humana"

e nessa parte do cmd aparece a seguinte mensagem quando digito os comandos:

"Já existe uma subpasta ou um arquivo c:\pastalogs."

"O arquivo já existe"

"O arquivo já existe."

como proceder?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...