Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde ontem meu pc está apresentando alguns problemas de travamento. Começou com uma tela azul, que ocorreu do nada enquanto eu assistia Vídeo no youtube, o erro dizia "Stop code: KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED" , eu acabei reiniciar o pc segurando o botão de desligar porque essa tela azul não saia do 0%.
Após isso no mesmo dia eu fui fazer uma tentativa de jogar Horizon Zero Dawn remastered e o pc depois de cerca de 15 minutos travou a imagem e o som, ficando com som robotizado. Eu não conseguia sair desse travamento nem apertando ctrl+alt+del. Desde então quando eu tento jogar algo, por mais leve que seja o pc ocasionalmente vai travar a imagem e eu tenho que apertar e segurar o botão de desligar do pc pra fazer ele desligar.  (a tela azul só aconteceu 1 vez, as outras foi travamento mesmo)
Algumas coisas que ja tentei foi retirar todos os cabos do pc, da energia e etc, não consigo remover as peças porque tenho 0 conhecimento para isso.
Não sei o que pode estar acontecendo, nunca ocorreu isso antes e tenho esse pc a 1 ano e meio, alguém consegue me ajudar?
Configurações:
Rx 6750 xt
Ryzen 7 5700x
2 ram de 16 gb cada
Fonte MSI MPG A650GF, 650W, 80 Plus Gold

Imagem do WhatsApp de 2024-12-22 à(s) 14.30.34_2de86b3b.jpg

• Moderador
Postado

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

-O problema está acontecendo há 1 dia
-acredito que seja a configurações né? Placa de vídeo Rx 6750 xt, processador Ryzen 7 5700x, 2 memórias rans de 16 gb cada, 1 tera de armazenamento SSD
-Minha fonte de alimentação: Fonte MSI MPG A650GF, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo, Bivolt, com Cabo, Preto - 306-7ZP0A22-CE0
-O aparelho está conectado em um filtro de linha Iclamper 
-tem apenas o cabo da internet que está diretamente conectado ao roteador
- sim, no dia 20/12 (dois dias atras) teve uma forte chuva o dia todo, no qual houve apagão no bairro, porém eu só fui utilizar o computador ontem a noite (21/12) no qual ele ligou normalmente e alguns minutos depois teve a tela azul.
-não, não foi feita nenhuma troca de peça do pc em nenhum momento
-não houve nenhuma modificação no windows, porém não sei se tem relação, eu estou tendo erro ao tentar atualizar o windows para Windows 11, version 24H2, aparece o erro "Alguns arquivos de atualização estão ausentes ou com problemas. Tentaremos baixar a atualização novamente mais tarde. Código de erro: (0x8007000d)"
-não , não teve nenhuma instação que ja não houvesse antes de programas
-não foi utilizado nenhum atualizador de drivers
-acredito que não, pelo menos não recentemente (esse ano no caso).

Outra coisa que eu tava vendo, eu baixei o afterburner msi para acompanhar a temperatura de uso, vou anexar o print de quando eu teste com HZD. Vi que a temperatura da GPU ficou bem alta, inclusive eu lembrei agora que preciso colocar pasta termica novamente, não sei se isso estaria interferindo, até porque eu não estou sofrendo com queda de FPS, e como dito esses travamentos ocorrem até mesmo em jogos super leves, mas vou anexar de qualquer forma o print do afterburner caso ajude em algo 
Obrigado pela atenção 

speccy.png

LogsColetados.7z

Print do afterburner msi, caso ajude em alguma coisa.

Sem título (1).png

• Moderador
Postado
10 minutos atrás, Kaue_medeiros disse:

Outra coisa que eu tava vendo, eu baixei o afterburner msi para acompanhar a temperatura de uso, vou anexar o print de quando eu teste com HZD. Vi que a temperatura da GPU ficou bem alta, inclusive eu lembrei agora que preciso colocar pasta termica novamente, não sei se isso estaria interferindo, até porque eu não estou sofrendo com queda de FPS, e como dito esses travamentos ocorrem até mesmo em jogos super leves, mas vou anexar de qualquer forma o print do afterburner caso ajude em algo 
Obrigado pela atenção 

Não encontrei nada relevante nos logs, apesar de haver incontáveis erros apontando para o AMDRyzenMasterDriverV26, o que não necessariamente indica que ele é quem está causando o problema, mas pode haver algum problema neste software, bastando reinstalá-lo.

image.png

De resto, os desligamentos inesperados do computador estão com os parâmetros zerados, o que indica que o desligamento foi tão repentino que não deu tempo de salvar nenhuma informação. Sendo que isso geralmente ocorre em casos de queda de energia ou superaquecimento.

image.png

A temperatura da sua GPU chegar a 97ºC é algo absurdo, e a principal suspeita dos problemas é ela. Você disse que iria trocar a pasta térmica, então veja se o problema persiste após isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...